Recentes :

SUICÍDIO : O QUE HÁ POR TRÁS DA AMEAÇA

Drauzio – Como a família pode perceber que o adolescente que ameaça matar-se está fazendo uma simples chantagem ou reflete uma intenção verdadeira?

Alexandrina Meleiro – Não só o adolescente, mas também os adultos, às vezes, falam que vão se matar só para chamar atenção. Eu insisto, porém, que se querem chamar a atenção, algo está errado com eles. Talvez seja uma comunicação feita de modo enviesado, meio torto, mas é uma comunicação. A criança que faz birra e joga a comida no chão também não encontrou a fórmula adequada para chamar a atenção da mãe, mas é preciso descobrir o que explica seu comportamento. Se o objetivo da ameaça é só manipular o ambiente, o indicado é procurar a ajuda de um psicólogo ou de um psiquiatra para estabelecer uma estratégia de abordagem do problema.

Drauzio – Por si só, a ameaça é um sinal de alerta.

Alexandrina Meleiro – É um anúncio indicativo de que devemos ir atrás para descobrir gradativamente o que essa comunicação esconde. Às vezes, os pais ficam pouco em casa, porque ambos trabalham, o adolescente está com angústia e quer chamar atenção. Muitas vezes, pode estar se valendo de uma moeda de barganha para obter algo que deseja. Nesse caso, é bom pensar que talvez não esteja conseguindo dialogar de forma mais natural e direta e tenha necessidade de recorrer a essa moeda.
De qualquer modo, se em algum momento a pessoa diz que está querendo morrer, é preciso não desconsiderar esse aviso, especialmente se não é feito repetidas vezes, pois 90% das pessoas que de fato se mataram, assim o fizeram.
Compartilhe no Google Plus

Nota : João Casmurro

Volte sempre.
    Comente
    Comente no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.