SUICÍDIO: O PONTO DE PARTIDA É A SOLIDÃO


A dúvida - “Não sei o que leva uma pessoa a fazer isso” – está presente muitas vezes no documentário "A Ponte" -- veja na mensagem "Por quê as pessoas se suicidam?". Se já é difícil aceitar a nossa própria morte que, sabe-se lá quando vem, imagine aceitar a do outro que se desfaz da vida como alguém que joga uma casca de banana no lixo. Certamente, muitos motivos levam uma pessoa a cometer suicídio. Para o psiquiatra Roberto Shinyashiki, existem dois tipos de suicidas em potencial: “Um é o depressivo, que tem falta de enzimas cerebrais e portanto realmente precisa tomar remédio. O outro é o que está passando por uma crise existencial profunda e ele, na verdade, não tem coragem de destruir o mundo que criou e destrói a si próprio”.

O CVV recebe entre 80 e 100 ligações por dia

Para entender melhor esse processo, procuramos Carlos M., voluntário há 10 anos do Centro de Valorização da Vida (CVV). “Nesses anos, atendi milhares de telefonemas de pessoas desesperadas porque perderam o emprego, descobriram uma gravidez indesejada, foram avisados de uma doença terminal, perderam o emprego, se separaram da pessoa amada... Mas acredito que todas elas tenham um ponto de partida em comum: a solidão", relatou Carlos.

"Nosso foco no CVV é o que o ser humano, do outro lado da linha, está sentindo, não a história em si. Estamos presentes no momento agudo, sem julgamentos”. O CVV não dá conselhos. Apenas pergunta para a pessoa como ela está se sentindo naquela momento. “Essa pergunta mexe na veia e ajuda. Queremos que a pessoa tenha uma visão de si mesma e perceba sua capacidade de aguentar as pressões. Todo mundo é capaz de superar a crise, de se acalmar e refletir”. completa Carlos. Segundo ele, a data em que as pessoas mais procuram o CVV é no Dia dos Namorados.´

Compartilhe:

5 comentários :

  1. Anônimo19/4/10

    É fácil e cruel julgar um suicida. Tem sido assim desde sempre. Um covarde, alguém que prefere fugir dos problemas ao invés de enfrentá-los. Ninguém vive a vida de ninguém. E julgar só compete a Deus. Não tentem falar por Ele. Deus nos deu o livre arbítrio. Não tive escolha em nascer, mas tenho todo o direito em decidir o momento de minha morte. E ninguém tem nada a ver com isso.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21/4/11

    "Não tive escolha em nascer." Este é um ponto de vista mecanicista. Para quem crê que o espírito antecede a matéria, escolhemos sim nascer.

    ResponderExcluir
  3. HERCULES DINIZ28/11/12

    JULGAR É FÁCIL, O DIFÍCIL É ESTAR NO LUGAR DA PESSOA. COMO SEMPRE O SER HUMANO ADORA JULGAR O OUTRO, E TORNA-SE INSUPORTÁVEL QUANDO SE MISTURA RELIGIÃO COM REALIDADE.

    ResponderExcluir
  4. "O Sofrimento alheio sempre é pequeno.." - Autor JBS

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12/10/23

    A solidão mais profunda conduz por vezes ao suicídio. A pessoa não se sente só; está só, completa e irremediavelmente só. Não tem quem lhe chegue um copo de água, uma mão amiga, uma palavra. Saúde mental? Qual saúde mental! A pessoa não está doente! Está abandonada de Deus e dos homens.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes