A MODA DA ESTAÇÃO : COMETER SUICÍDIO

OMS - 3.000 pessoas por dia cometem suicídio no mundo.  Cerca de 3.000 pessoas por dia cometem suicídio no mundo, o que significa que a cada três segundos uma pessoa se mata, divulgou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A agência da ONU disse que as estimativas revelam que para cada pessoa que consegue se suicidar, 20 ou mais tentam sem sucesso. A OMS estima que a maioria dos mais de 1,1 milhão de suicídios a cada ano poderia ser prevista e evitada.

O suicídio é atualmente uma das três principais causas de morte entre os jovens e adultos de 15 a 34 anos, embora a maioria dos casos aconteça entre pessoas de mais de 60 anos.

A organização lembra que cada suicídio ou tentativa provoca uma devastação emocional entre parentes e amigos, causando um impacto que pode perdurar por muitos anos. 

O suicida faz com que amigos e parentes se sintam seus assassinos. (Vincent Van Gogh) 

* * *
Uma notícia triste esta, afinal, como encarar o suicídio? Como fraqueza? Como covardia? Como um ato de loucura ou desespero? Quem pode dizer? Só mesmo quem passa por isso pode dizer o que o levou a um ato tão triste e cheio de conseqüências. A vida é algo tão precioso, que fica difícil entender que alguém queira dela se desfazer. Poucos pensam que a vida é uma coisa emprestada assim como tudo o que temos. E, como tudo o que pegamos emprestado, devemos devolver em perfeitas condições. Com que cara chegar do outro lado e diante do criador dizer que não se tem pra devolver o que nos foi emprestado?

Pensa bem... você empresta uma jóia a uma amiga e ela chega e diz... Eu não gostava dela... dei fim. Joguei fora... Nós, simples mortais, talvez ficássemos furiosos, mas ainda assim decepcionados e chateados pela falta de respeito... E Deus? O que será que sente quando alguém faz isso?

Sem contar que, o que a princípio parece uma solução, termina se transformando num problema imenso para todos, inclusive para quem praticou o ato.

Não sou ninguém pra falar o que penso a respeito, mas cheguei a conclusão de que o suicídio é uma ato de egoísmo. Egoísmo sim. Porque quem faz isso não pensa nas pessoas que ama, em quem por elas tem respeito e amor. Quer acabar com o SEU sofrimento, mas não pensa que causará sofrimento a muitos outros.

De qualquer forma, precisamos nos ligar mais a Deus e só assim, atos como esses deixarão de ser vistos como normais. Como se diz, mesmo a vida estando muito difícil, o fardo nunca é maior do que o que podemos carregar. E, quando ele ficar pesado demais, com toda a certeza do mundo, se pedirmos ao Pai, ele nos dará uma forcinha e talvez até carregue o fardo por um tempo para que possamos descansar e continuar a caminhada. Nada de esmorecer, de desanimar. Todos temos uma missão e ela deve ser cumprida até o fim.

Que Deus esteja no coração de cada um de nós e nos dê ânimo para concluir o que nos comprometemos a fazer.

Compartilhe:

16 comentários :

  1. Anônimo27/1/11

    estou com 45 anos mais não comsigo pença em viver perdi minha imar com 14 anos ela si martor sou casado tenho tres filhas mesmo asi não mem sinto com vontade di vviver perdi os meus pais tem 1ano perdi tudo quer avia de bom na minha vida procoro uma maneira de mim marta ja tentei duas verses e cada dia mem sinto sor.com eu devo lidar com isso pesso marta meus irmaos pelo quer elis viseran e dejarão de farzer. meu nome e ecivaldo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/4/11

    SUICÍDIO

    A grande verdade é que não há verdade.

    Há qm acredite em outras vidas.
    Outros acreditam q após a morte as pessoas ficarão adormecidas esperando a volta de Cristo.
    Católicos, Judeus, Espíritas criticam o suicídio. Chamam-no de egoísmo, covardia...

    Tentei o suicídio e as pessoas me impediram.
    Diziam q era um grito de ajuda.
    Não to pedindo ajuda, nao qero ajuda.
    Se alguém qr me ajudar, q me deixe morrer...
    Não tolero esses papos espíritas...
    Nao tolero essas pessoas q se consideram salvadoras de almas...
    Nao tolero essas pessoas q resolvem te internar para q vc não cometa novamente o suicídio...

    Qm está feliz, q assim continue.

    Mas não me impeça de por fim à minha infelicidade...

    Esse papo de doutrina espírita é interessante.
    Mas se de fato temos várias vidas, porque quando as primeiras pessoas povoaram a terra (ou qq outro planeta) Deus já não puniu de antemão os errantes?
    Q tesão é esse de Deus em por tanta gente nesse mundo para sofrer?

    O mundo passa, o tempo passa e o ser humano não muda.

    Se temos o livre arbítreo pq alguém me impede de me matar?

    Egoísta é quem, para se sentir feliz, me obriga a ficar vivo.
    Eu sou obrigado a ficar vivo para fazer os outros felizes...E aí me chamam de covarde ou egoísta?
    Egoísta é quem precisa q eu fique vivo (apesar de infeliz) para que ele se sinta bem.

    Por favor, deixa quem quer morrer que morra.
    Não impeça...
    Caso de fato haja algo no além, q cada um se resolva por lá.

    O suicídio é uma escolha pessoal.
    E não quero q impeçam a minha novamente.
    Opto em morrer.
    MAs as pessoas me vigiam...
    Um pequeno descuido e farei novamente.
    É isso q quero.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/4/11

    isto é a maior mentira...então conte mais um suicidio

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/5/11

    tbm naum qro vive e ate agora naum me matei porq tenho medo de ficar vivo depois da tentativa.
    tenho medo que a familia me coloq num hospital...
    tenho medo do q as pessoas vaum dize.
    mas concordo q cada um sabe de si.
    se q morre, deixa o cara morre em paz.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/7/11

    Sempre pensei em me matar, mas algumas coisas me impedem. O argumento religioso também não funciona comigo. Mas me preocupo com a repercussão do meu suicidio na família. Eu tenho depressão desde a adolescência, mas agora que minha fanília está com problemas tento bancar a forte. Esses tempos minha mãe tentou matar o meu irmão e se matar. Eu fiquei com muito medo de perde-los. Até pensei em morrer com eles. no entanto, minha mãe insiste que eu tenho un futuro. Chegamos em um ponto em que estamos presoa à vida. Eu não me mato pensando na minha mãe e ela não se mata pensando em mim. Se eu me suicidar, ela vai tentar matar meu irmão e se matar.É bom ter esse espaço para desabafar, afinal não posso falar desse assunto com a minha família nem com meus anigos. Quando eu era mais nova e entrava em depressão, minha mãe parecia tão firme. Parecia a rocha que alicerçava toda a família. Dói muito vê-la completamente descaída. Agora eu teno que parecer firme para ela, mas é tão difícil. Pelo menos para uma coisa serviu esta triste situação: compreender o quanto nossa família sofre quando estamos em depresão. Não consigo deixar de me sentir culpada ao lembrar do quanto minha mãe chorava ao me ver chorar, ao me ouvir dizer que eu queria morrer. Agora sinto o que ela deveria sentir: tristeza, vontade de impedi-la a todo custo. Ainda penso constantemente em me matar, mas agora fico imaginando o que eu sentiria se minha mãe tivesse conseguido. ´|E difícil dizer quem é o egoíta: o suicida ou quem o impede? Talvez eu seja a mais egoistas dos egoistas: quero o suicidio para mim, mas não para as pessoas que amo. Por mais que eu tivesse um discurso de que o suicídio é uma opção pessoal, não consegui deixar minha mãe optar por esta escolha.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/8/11

    Eu já tentei de tudo para ver razão para viver mas não vejo nenhum motivo agora...faço tudo que tenho que fazer..trabalho, estudo, trato bem as pessoas...mas eu estou no fundo do poço...não aguento mais essa dor no peito...não entendo e não consigo suportar mais...pensei em ir em um psicólogo..mas oq ele poderia fazer por mim se eu não consigo melhorar por conta?? acho que não surtiria nenhum efeito...o pior é que também não me mato por dois motivos: não quero que minha família sofra..não quero reproduzir esse sofrimento neles...e tenho medo de tentar e não morrer...queria uma ajuda mas não sei onde buscar...como é que eu vou contar isso para qualquer pessoa? ninguém iria entender...e eu sei que não saberiam me ajudar...iriam colocar deus no meio da história, para eu ter fé e tal...mas isso não funciona qdo a gente tá mal...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo15/8/11

    Minha vida ta de cabeça pra baixo. Quero morrer, smepre tive esse desejo. Esses ultimos dias pude conhecer verdadeiramente a pessoa q estava ao meu lado, a quem tanto confiava. Se mostrou uma pessoa ruim, mal caracter. Sem escrupulos nenhum... Como pode existir gente tao ruim assim? Acho q nunca mais vou conseguir ter uma noite de sono em paz e tranquila, sempre acordo com todos os ultimos acontecimentos na cabeça e nao durmo mais.....agora por exemplo...passei a noite em claro, esperei minha mae sair pra trabalhar pra eu poder sentar aqui e escrever, tentar amenizar um pouco dessa angustia q to sentindo. To com alguns remédios pra dormir embaixo da cama, nao faz efeito. Nao aguento mais essa vida, toda hora é uma prvação. O q eu fiz de tao ruim pra essa pessoa me fazer tanto mal? Será q Deus existe mesmo? Não sou uma pessoa ruim, to smepre disposta a ajudar os amigos e todos q me rodeiam. Pq ? pq? pq? São tantos "pqs" Noa quero mais viver, ja tem 3 dias q eu nao como nada, quero definhar, nao quero mais sair da cama, nem meus telefones estou ateden mais....nao quero falar e nem ver ninguem. Só quero a morte! Será q to sendo egoista? Nesse moemento estou sentindo uma dor no estomago, um vontade de vomitar mas nao tenho nada pra por pra fora..... se as pessoas soubessem o qto seus atos prejudicam uma pessoa, elas pensariam duas vezes antes de faze-los. Não quero mais viver...

    ResponderExcluir
  8. Olá a todos.
    Algumas visões a respeito do suicídio e dos suicidas são bastante simplistas. Eu já me encontrei em uma situação em que todos os dias eu pensava em me matar. Havia alguns problemas que eu não conseguia solucionar e, por mais triste que pudesse parecer, a minha própria mãe zombava da minha cara. Não tinha a menor consideração pela minha dor emocional porque ela nunca teve as dores dela. Enfim, quando chorei na cama pensando no bilhete que deixaria, decidi procurar ajuda e iniciei um tratamento psicológico.
    Mas, voltando ao cerne da questão, a forma simplista como algumas pessoas lidam com algo que é, para falar pouco, bastante complexo é que me indigna. Por isso, tomo como base afirmações do psiquiatra e escritor Augusto Cury, que na tentativa de compreender os caminhos misteriosos da mente humana, define o suicida como alguém que anseia profundamente viver. Não é da vida que um suicida está fugindo, mas sim da morte emocional e da falta da vida interior que o angustia. Um suicida tem um imenso desejo de viver, entretanto não sabe mais como fazê-lo.
    Espero que todos fiquem em paz e encontrem seus verdadeiros caminhos nesta vida, ainda que sofrida.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo25/10/11

    "NÃO JULGUEIS E NÃO SEREIES JULGADOS"...MEU NOME É GABY TENHO (26ANOS) TENTEI O "SUICIDÍO" EM BREVE TENTAREI MAIS UMA VEZ... PQ SOU UMA INÚTIL. UM PESO NA VIDA DAS PESSOAS...ESTOU CANSADA,CHATEADA,ANGÚSTIADA, COM DEPRESSÃO PROFUNDA.SEM APOIO FAMILIAR...E SOBRE DEUS! ELE SABE E SUA MÃE, NOSSA SENHORA. MÃE NOSSA. ELA SABE O QUANDO ESTOU CHATEADA! E SABE QUE QUERO, TENTAR MAIS, UMA VEZ. PQ FALEI ISSO PRA ELES... MIM SINTO SUFOCADA ENTRE AS PESSOAS...NÃO IREI FAZER FALTA. E SIM! SERÁ UM ALIVIO PARA TODOS COM CERTEZA...SEM PALAVRAS. NÃO JULGUE-ME POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/11/11

    Pai nosso que estais no céu.
    Santificado seja vosso nome.
    Venha a teu reino. Seja feita vossa vontade.
    Assim na terra como no céu.
    O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
    Perdoai as nossas dívidas, mesmo que não
    conseguimos perdoar aos nossos devedores.
    Não nos deixe cair em tentação.
    Mas livrai-nos do mal.
    Pois Teu é o poder, o reino e a glória
    para sempre.
    Amém.

    ResponderExcluir
  11. Sempre tive vontade, mas não posso.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo11/1/12

    de que vale fugir da vida terrena e passagueira e sofrer a morte eterna? por mais dificil que a vida seja devemos nos lembrar que ela eh uma so e passa rapido... nem se compara a vida ou morte eterna. eh dificil? sim e muito. mas pense que por mas que esteja muito dificil temos como contar com Deus e Ele mesmo alivia ou tira essa dor de nos. o unico motivo de eu ainda estar foi a fe que tive em Deus e a misericordia dele pela minha vida.. se eu tivesse morrido para fugir dos problemas, teria criado outro muito pior. cada pessoa que morrer, prestara contas a Deus pelo que fez em vida. querendo ou nao Ele tem poder para te julgar. HA DOIS CAMINHO: UM DE VIDA E OUTRO DE MORTE, SEJA QUAL FOR O QUE VOCE ESCOLHER SOFRERA AS CONSEQUENCIAS BOAS OU RUINS. a alegria da vida eterna nao se compara com nenhum tesouro daqui. NAO DESISTA DA VIDA, LUTE E VOCE VENCERA! Deus esta sempre torcendo por vc, se vc nao viver por vc mesmo, viva por Ele, que assim voce ja tera motivo suficiente para viver e ainda nao tera medo do que te aguarda do ''outro lado"

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11/1/12

    creia em Jesus e pede pra que Ele entre hoje mesmo na tua vida. e assim vc vera que mesmo tendo lutas vc nao esta mais sozinho,Ele te ajuda

    ResponderExcluir
  14. Anônimo13/1/12

    "Com que cara chegar do outro lado e diante do criador dizer que não se tem pra devolver o que nos foi emprestado?"... então é assim que resolve o problema... simplifica a equação? e o que dizer de toda influência que as pessoas recebem do ambiente, dos pais, da igreja, da escola sem nunca ensinarem confiança em si mesmo?

    ResponderExcluir
  15. Anônimo24/9/12

    sou doente,tenho insuficiência renal cronica há quase 2 anos faço emodialise 3x por semana,porem meu desejo de morte é bem antigo porem está ficando forte e incontrolavel não vejo saida nem motivação pra continuar,a depressão é constante sei o que tenho que fazer
    mas não consigo,niguem da minha familia nem meus amigos sabem disso pois é um assunto que não é bem recebido pelas pessoas e dá pra confiar um assunto desse a qualquer um deixo aqui meu desabafo minha hora tá chegando.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo15/5/14

    Seu texto é egoísta também. E quanto a pessoas que nao creem em Deus e nao tem ninguem que as ama? É egoísta pensar que quem comete suicidio tem necessariamente pessoas queridas ao redor, e é egoísta pensar que todos tem que acreditar num Deus "cara lá de cima".

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes