DEPRESSÃO ATINGE MILHÕES: ENTENDA O QUE É

A depressão tem algumas características que muitas vezes passam despercebidas, não somente por quem sofre da doença, mas também por familiares e amigos, podendo ser confundida com tristeza. Ficar atento aos seus sintomas é importante - afinal, isso possibilita um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz, de acordo com a recomendação dos médicos. A seguir, saiba um pouco mais sobre a doença, que atinge milhões de pessoas no mundo todo.

1. Quais são os principais sintomas da depressão?

Mudanças de humor, perda de interesse ou prazer nas atividades, sentimento de culpa ou perda de auto-estima, distúrbio de sono ou de apetite, perda de energia e falta de concentração.

2. Quais são as suas conseqüências?

Se não tratada devidamente, pode levar a uma incapacidade de gerenciar a própria vida e à perda da responsabilidade em relação aos outros. A depressão pode levar a casos extremos como o suicídio. A doença está associada à morte de cerca de 850.000 pessoas por ano, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

3. É uma doença ligada aos tempos modernos?

A doença é muito mais antiga do que muitos imaginam. Há registros de casos de depressão que remontam à antiguidade..

4. Quantas pessoas sofrem de depressão?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão atinge 121 milhões de pessoas ao redor do mundo e está entre as principais causas que contribuem para incapacitar um indivíduo. A OMS prevê que até o ano de 2020 a depressão passe a ser a segunda maior causa de incapacidade e perda de qualidade de vida..

5. E no Brasil, quantas pessoas são atingidas pela doença?

Estima-se que cerca de 17 milhões de brasileiros tenham a doença. De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), 74.418 trabalhadores foram afastados de suas atividades em 2007 em decorrência de depressão.

6. A doença só atinge um grupo específico de pessoas?

Não. A depressão pode ocorrer tanto em homens como em mulheres, de todas as idades e de qualquer classe social. No entanto, a incidência é muito maior entre as mulheres do que entre os homens (a proporção é de dois casos entre elas para cada caso entre eles). Entre os indivíduos que também apresentam maior risco de desenvolver a doença estão as pessoas com casos de depressão na família, usuários de drogas, medicamentos e álcool, e mulheres nos dezoito meses seguintes a um parto.

7. Por que as mulheres são mais sujeitas à depressão?

Ainda não existe uma explicação científica que justifique o fato de a mulher ser mais sensível à depressão. Há algumas teorias, entre elas a que relaciona esse efeito aos hormônios femininos.

8. E quais são as causas da doença na terceira idade?

No idoso, é comum que a depressão esteja associada à diminuição da autonomia, da capacidade funcional, ao isolamento, e à perda de familiares e amigos. Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria, cerca de 15% da população de idosos apresentam os sintomas clínicos da doença.

9. Como é feito o tratamento da depressão?

O tratamento tradicional é feito à base de antidepressivos com acompanhamento psicológico. A complementação ao tratamento com atividades esportivas aeróbicas também é recomendável por alguns profissionais de saúde.

10. Existe cura para a doença?

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, a depressão tem natureza recorrente, como uma enxaqueca. Porém, 70% dos depressivos respondem bem ao tratamento. Os outros 30% têm resposta parcial ou não apresentam qualquer sinal de melhora. De acordo com a OMS, pouco mais de 25% das pessoas afetadas pela doença no mundo recebem o tratamento adequado. No Brasil, esse índice só não é maior devido à falta de preparo de uma parcela de profissionais de saúde em reconhecer os sintomas da doença e encaminhar os pacientes para o tratamento adequado.

Compartilhe:

49 comentários :

  1. Legal o blog . Se quiser me visitar, vou adorar, http://sindromemm.blogspot.com
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Alice19/6/10

    Eu também penso em morrer muitas vezes. Parece que a vida não tem sentido. Vou envelhecendo e não vejo nada no fururo que seja interessante. Tenho 56 anos e só posso ficar esperando, esperando e esperando e isto não é suficiente.
    (13/6/2010 23:23:05) - (IP: 187.38.7.220) Alice (alicemarianeves@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Fernando19/6/10

    Oi.... tenho mta vontade de morrer.... acabei de perder meu emprego no escritório de advocacia do meu tio, o motivo?! pegava dinheiro para pagar as contas e viver em um mundo de fantasia gastando o dinheiro como se fosse meu, hj vindo pra casa eu percebi que o que eu fazia, pra mim era normal, n sentia tanto medo de descobrirem, hj foi o dia, n tenho nem o segundo º, pq gastei o dinheiro q ganhava pra pagar o supletivo para sair com minha namorada, eu menti pra ela tb.... disse q era estagiário de direito, q estava cursando a faculdade, meus amigos tb acham isso, vivo num mundo de mentira q eu mesmo criei pra mim, por vergonha, o motivo é vergonha, menti para alguem que hj eu amo mto, mais sei que vou perdela um dia, n tenho mais nada, esperança, motivação, vontade, dar a volta por cima?! como?! n tenho nenhuma pespectiva de vida, cheguei na lama e me atolei nela, sem rumo... viver?! pra quê?! é questão de semanas eu perder meu amor, meu sobrinhos q eu amo e minhas irmães tem um ao outro para se segurarem... não me resta mais nada...o sofrimento ta só começando, antes n era assim, n fazia merda, n sei o que me deu para começar a pegar dinheiro q n era meu, a n estudar, a n ser alguem, pq fiz isso comigo mesmo?! por impressionar a namorada, amigos, decepcionei a todos, n sei como dar a volta por cima, o q quer q eu pense só encontro perguntas sem resposta, n sou uma má pessoa, apenas me perdi, me emocionei com dinheiro, sou um derrotado e um completo idiota....
    (2/6/2010 16:57:01) - (IP: 201.53.185.211)
    Fernando Leão (fluicosta@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Maria de Fátima19/6/10

    sou doente adezoito anos, fço tratamento com psiquiatra a muitos anos atrs setva em crise tentei suicidio dus vezes atraves da fe e pelso meus que erm pequenosconsegui mecontrolar mas nao posso me aborrecer ,e i penso em suicidiodiriamente tenho 52 nos e sou um peso pra todo mundo,meus nao me entendem pois so jovens e queremviver meu mrido est comigo pelos filhos minha unica irma nem sequer meliga e meus pais ja falecerm eu sinto um tristeza que me mata.estouarrasada sem motivo dequerer lutar,por favor me ajudem.maria de fatima
    (9/5/2010 21:03:11) - (IP: 189.106.129.30)
    maria de fatima do carmo (wilsonfatim@hotimall.com)

    ResponderExcluir
  5. Alessandro19/6/10

    por favor ajudem-me. tenho depressao e sindrome do panico nao vejo motivo nenhum em
    continuar"vivendo"
    (27/4/2010 13:14:27) - (IP: 187.13.128.222)
    alessandro souza (alcateia30@lobogmail.com)

    ResponderExcluir
  6. Libertação20/6/10

    Tenho o desejo da morte, da não existência, do não sentir, do nada. Após a morte não haverá o eu ,o nada. Nada importará, pois não haverá existência. Parece estranho alguém que queira morrer ficar com esses dicursos. Mas estou me preparando para ela. De como vou fazê-lo de forma efetiva e definida. Não sou um ser humano previlegiado, não há prazeres, nem vontade de continuar uma existência desse modo.Não vejo futuro na humanidade e mesmo que vivesse não teria tempo para ver seu fim. Seria bom que houvesse clínicas da morte, com nomes sugestivos com Paz, Alivio, Serenidade, Libertação da dor. O direito constituido da escolha em morrer. Mas como não há ajuda nesse ponto, temos que realizarmos por nós mesmos. Temos que ter criatividade e claro há o medo da dor ou de não sermos bem sucedidos e sofrermos com o julgo daqueles que nos condenam por querermos nos livrar da dor da nossa existência. A sociedade humana em sua maioria encara a morte como algo ruim, não merece nem sitação. Cheguei ao ponto de ter uma outra visão,uma visão libertadora,benéfica, o nada,do não sentir, do não existir.Estou me preparando,já olho para as pessoas na rua e não vejo nada, para que correm? Para onde vão? Para que?Vejo cadáveres, gente que num instante, em um ano...vão ser nada. Então para que continuar aquiprolongando a dor? Minhas perguntas são procuras de respostas, elas são apenas instigam a reflexão.A morte é o alivio, é o basta,e se não for agora, vem o arrependimento...por que não o fiz antes?
    (19/6/2010 5:45:59) - (IP: 201.21.178.69)
    Libertação (alexteach@msn.com)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Angel29/6/10

    angel (arss003@yahoo.com.br)
    Desde criança não vejo sentido na vida, viver é um grande fardo. Cada dia é uma tortura. Nada e nem ninguém me importa na verdade odio todos. Sei que as pessoas não mim suporta.Quero morrer tentei uma vez com remédios, mas não deu certo. Agora quero fazer a coisa certa. Estou pensando numa mistura de bebida e banho em muita agua corrente, assim quando perceberem já estarei morta.
    (27/6/2010 17:06:39) - (IP: 187.54.97.245)

    ResponderExcluir
  9. Alice29/6/10

    Eu também penso em morrer muitas vezes. Parece que a vida não tem sentido. Vou envelhecendo e não vejo nada no fururo que seja interessante. Tenho 56 anos e só posso ficar esperando, esperando e esperando e isto não é suficiente.
    (13/6/2010 23:23:05) - (IP: 187.38.7.220)
    Alice (alicemarianeves@gmail.com)

    ResponderExcluir
  10. Fernando29/6/10

    Oi.... tenho mta vontade de morrer.... acabei de perder meu emprego no escritório de advocacia do meu tio, o motivo?! pegava dinheiro para pagar as contas e viver em um mundo de fantasia gastando o dinheiro como se fosse meu, hj vindo pra casa eu percebi que o que eu fazia, pra mim era normal, n sentia tanto medo de descobrirem, hj foi o dia, n tenho nem o segundo º, pq gastei o dinheiro q ganhava pra pagar o supletivo para sair com minha namorada, eu menti pra ela tb.... disse q era estagiário de direito, q estava cursando a faculdade, meus amigos tb acham isso, vivo num mundo de mentira q eu mesmo criei pra mim, por vergonha, o motivo é vergonha, menti para alguem que hj eu amo mto, mais sei que vou perdela um dia, n tenho mais nada, esperança, motivação, vontade, dar a volta por cima?! como?! n tenho nenhuma pespectiva de vida, cheguei na lama e me atolei nela, sem rumo... viver?! pra quê?! é questão de semanas eu perder meu amor, meu sobrinhos q eu amo e minhas irmães tem um ao outro para se segurarem... não me resta mais nada...o sofrimento ta só começando, antes n era assim, n fazia merda, n sei o que me deu para começar a pegar dinheiro q n era meu, a n estudar, a n ser alguem, pq fiz isso comigo mesmo?! por impressionar a namorada, amigos, decepcionei a todos, n sei como dar a volta por cima, o q quer q eu pense só encontro perguntas sem resposta, n sou uma má pessoa, apenas me perdi, me emocionei com dinheiro, sou um derrotado e um completo idiota....
    (2/6/2010 16:57:01) - (IP: 201.53.185.211)
    Fernando Leão (fluicosta@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Fátima29/6/10

    sou doente adezoito anos, fço tratamento com psiquiatra a muitos anos atrs setva em crise tentei suicidio dus vezes atraves da fe e pelso meus que erm pequenosconsegui mecontrolar mas nao posso me aborrecer ,e i penso em suicidiodiriamente tenho 52 nos e sou um peso pra todo mundo,meus nao me entendem pois so jovens e queremviver meu mrido est comigo pelos filhos minha unica irma nem sequer meliga e meus pais ja falecerm eu sinto um tristeza que me mata.estouarrasada sem motivo dequerer lutar,por favor me ajudem.maria de fatima
    (9/5/2010 21:03:11) - (IP: 189.106.129.30)
    maria de fatima do carmo (wilsonfatim@hotimall.com)

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10/7/10

    sou tão infeliz tudo o que quero é morrer.ja fiz tratamento mais acho que essa vontade de morrer não vai me deixar,não tenho mais o amor do meu marido pois hoje que eu preciso de alguem do meu lado ele esta sempre com os amigos eu sou um peso na vida dele acho melhor me matar e não atraplhar quem quer viver ele sai não me convida pra nada pois não sei o que faço aqui.(eli123@hotmail.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11/8/10

    procure a beleza em cada momento da vida, aprenda com as dificuldades que passar para alcançar a felicidade. Não deixe sua vida ser controlada ou perdida, se precisar de tempo pare o relógio da casa, se precisar sair viaje para outro lugar, se precisar de afeto busque novas pessoas, o homem tem a habilidade de se adaptar a situações adversas. Falhar estar presente em um caminho pela busca do sucesso, ser forte é um dever de cada um.
    Lembre-se sempre que mesmo que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que existam estrelas na escuridão.

    ResponderExcluir
  14. Tenho 36 anos casado com uma filha, devido á depressão que tive há uns meses atrás só pensava em suicidar-me,conduzia muito de noite,deixava mulher e filha de 2 anos em casa sozinhas,não me alimentava,trabalhava conduzindo cerca de 18hrs por dia logo não dormia de jeito,não estava com a familia,não lhes prestava assistenciasó pensava em isolar-me,mal conversava com a familia,perdi a minha auto-estima e agora minha mulher vai-me deixar e leva com ela a coisa mais linda da minha vida , a minha FILHA,se nós nos separarmos só pensarei em morrer,não aguentarei,foi a minha 1ª mulher,nunca tinha namorado,eu AMO-AS,neste preciso momento estou a chorar,meu coração de há uns dias para cá se sente angustiado , tanto que até causa dores.A minha mulher neste preciso momento foi almoçar com uns clientes e eu não fui , pois não estava em condições,iria ficar calado e só piorava a situação entre nós.Há uma pessoa a interrar-se por ela,e ela me disse que havia um vazio entre nós,logo se o há outra pessoa poderá entrar.Tou um farrapo,pois eu lhe disse que me sentia muito depressivo e só pensava em matar-me,ela apenas me disse para pensar na filha...

    ResponderExcluir
  15. Anônimo28/9/10

    cinenegro a minha historia é igual a sua parece somos irmao so ke a minha me deixou e eu tenho 2 uma de 2 anos e o outro 7 desde 21 02 2010 ela vazou e so me deixou as contas e a saudade dos pequenos so imagine eu ja tava depre junho a agosto foi pior agora to tomando medicaçao to melhorando aos poucos é terrivel tudo o k paso a maior parte da minha vida fiko procurando auxilio na neti gostaria de conversar com outras pessoas é bom desabafar tchornobaymotos@hotmail.com a lembrando é ke em 2002 a 2003 pasei por esa agora voltou

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3/11/10

    AMIGOS,

    É O DEMÔNIO QUE COLOCA ESSES PENSAMENTOS EM VOCÊS. PROCURE DEUS, REZE MUITO, SÓ ASSIM VOCÊS SE LIVRARÃO DESSES PENSAMENTOS.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/11/10

    AMIGOS, TODOS TEMOS NOSSA CRUZ, DEVEMOS CARREGA-LA. MINHA VIDA TAMBÉM NÃO É FÁCIL,TENHO MUITOS PROBLEMAS, MAS DESCOBRI QUE SÓ DEUS É CAPAZ DE NOS AJUDAR A CARREGAR A CRUZ. PEÇO A TODOS VOCÊS QUE REZEM DIARIAMENTO E PEÇA AO BONDOSO DEUS PARA TIRAR ESSES PENSAMENTOS DE MORTE. O DEMÔNIO É O CAUSADOR DE TODO PENSAMENTO DE MORTE, MAS SE VOCÊS SE APROXIMAREM DE DEUS ESSE PENSAMENTO NÃO EXISTIRÁ MAIS. UM ABRAÇO MEU AMIGOS, FIQUEM COM DEUS.
    IARA LOPES.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo14/12/10

    minha vida e muitas coisas são semelhantes ao que vcs sentem eu não os conheço confesso que não tenho com quem falar sobre isso essa agonia essa coisa eu queria muito poder sorrir e estar alegre por dentro feliz mesmo ja fui casada e sofri muitas agressões sei que não sou a algeria dos meus pais eles tem oolhos pra outros filhos nunca senti aquele olhar de admiração ou orgulho quando vejo isso neles aos outros , tenho um filho que me da esperança e alegrias mas mesmo assim algo vai me consumindo e como se fosse tirando o ar eu queria muito ter uma familia miha casa minha vida sorrir mas parece q não fui destinada a isso peço a quem entenda
    me ajudar

    ResponderExcluir
  19. Anônimo19/1/11

    pq vcs não fazem terapia ou tomam remédios para depressão? só falar não resolve, tem de agir, dar o primeiro passo. só lamentar não sai do lugar! nada na vida é 100% mas derrotistas assim não é nada saudável, tem de cuidar. a vida é movimento!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo16/2/11

    Pra voces existe uma solução: Jesus. Ele disse: "eu sou o caminho, a verdade e a vida. Aquele que crer em mim, ainda que esteja morto viverá".
    Leiam a bíblia e encontrarão a paz que o mundo não pode dar.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo29/3/11

    Amigo. leia o poema "RECOMEÇAR" de Carlos Drumont de Andrade que vai lhe ajudar

    ResponderExcluir
  22. Anônimo29/3/11

    recomeçar

    Não importa onde você parou …
    em que momento da vida você cansou…
    o que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar”.
    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
    é renovar as esperanças na vida e o mais importante…
    acreditar em você de novo…
    Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado.
    Chorou muito? Foi limpeza da alma.
    Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia.
    Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para “chegar” perto de você.
    Recomeçar…
    hoje é um bom dia para começar novos desafios.
    Onde você que chegar?
    Ir alto… sonhe alto…
    queira o melhor do melhor…
    pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos…
    Se pensarmos pequeno coisas pequenas teremos ….
    Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida.
    “Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.”

    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  23. Anônimo1/4/11

    A muito tempo penso em suicidio, mas o que me segurava era a esperança de que um dia as coisas podiam melhorar. Estou muito cansado. Sempre que as coisas parecem estar se encaminhando acontece algo que me leva pra estaca zero novamente. Hoje não sou realizado nem pessoal, profissional ou sentimentalmente. Estou ficando velho, já passei dos 40. Nem sei se tenho mais forças pra tentar mais uma vez encontrar satisfação pra minha vida. Se dependesse apenas de mim pra resolver meus problemas seria facil, mas tem coisas que não dependem de nós. Estou sempre implorando a DEUS pra me ajudar a conseguir ajeitar minha vida, mas parece que ele não quer mais me ajudar.
    Decidi dar mais algum tempo pra ver se as coisas se acertam e eu possa voltar a ter esperanças. Mas se isso não acontecer, que Deus me perdoe, mas vou cometer o suicidio. Procurarei fazer de forma rápida.
    Não quero incentivar ninguem a fazer isso. Sou totalmente contra, só que pra mim não tem outro jeito. Se até novembro/2010 eu não voltar a postar é porque não estarei mais nesse mundo. Até breve ou Adeus.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo15/5/11

    Tudo começou desde 2004, que me apaxonei por um rapas ele não,ecorrespondia entrei em depressão logo apos de me recuperar sem auxilio medico conheci um rapaz viajava cerca de 4h para vê-lo e ensiná-lo só que ele era casado mas achava que a nossa amizade me deixaria feliz, aos poucos ele começou a me dizer que me amava e que gostava de me ouvir sempre pelo telefone, só que ele trabalha em outra cidade e vive lá, e agora que ele está na faculdade mal tem tempo pra mim percebi isso da última vez que fui vê-lo depois que sai da outra faculdade na qual trabalho, só sei que ele tem muitas pessoaos em sua volta,nem os meus telefonemas retorna mais e ninguém me ajuda até os amigos da faculdade se afastaram de mim so queriam usar minha inteligência pra se dar bem> Ele percebeu que eu tava distante dele e me ligou me dizendo que vive pensando em mim e me amava, eu disse a ele que não estava bem me sentindo perdido, mas eu fiquei durante uma semana feliz, mas logo que liguei hoje ele me disse que estava se preparando pra ir a festa com a mulher dele e eu comeceia chorar e falando a ele então vai se divertir e ele me disse pela quarta vez depois a gente conversa melhor>eu só sei que tudo perdeu a graça pois eu dependia desse relacionamento pra sobreviver porque tenho diabetes e mal funcionamento nos rins, ele não sabe mas queria viver aos braços dele e me sentir feliz, agora só pem morrer, prque nem minha mãe e irmãos conversam comigo eles tem um enome preconceito e percebo que mal prestam atenção em mim, gostaria de morar sómais não posso então depois dessaperda do meu amado quero morrer

    ResponderExcluir
  25. Anônimo15/5/11

    meu email é purificacaoeda@yahoo.com.br, me digam como poderei viver assim???

    ResponderExcluir
  26. Anônimo3/2/12

    Nesse momento me sinto muito triste.Sinto vontade de chorar e morrer o tempo todo.Escondo isso de meus familiares,choro escondido e quando tomo banho.Meu sou casada e mãe de dois filhos.Meu marido não sabe o que fazer pra me agradar,sei que me ama muito.Me sinto um lixo uma inútil.Perdi o desejo por ele e quando chega perto me irrita,eu o amo muito mas não estou conseguindo levar uma vida normal.Trabalho com muito esforço pra não perder o emprego,nos dias de folga fico no quarto no pc ou dormindo.Estou sem ânimo para os afazeres domésticos,minha casa tá um caos.Eu sei que preciso ter forças,peço a Deus e faço orações pra me amparar,esta tristeza não passa...

    ResponderExcluir
  27. Anônimo13/2/12

    Desde o dia de meu nascimento, a luta contra a morte é uma constante para mim, sou gêmea de um irmão e enquanto ele foi para casa, eu permaneci no hospital desenganada pelos médicos, permaneci na encubadora por alguns meses.
    A partir deste instante, descobri que a vida não seria fácil para mim, comecei a ser vista como um ser diferente e "não natural".
    Tenho algo em mim, que incomoda, que afasta, que causa desprezo, que não é digno de admiração.
    Sinceramente não sei exatamente o que é...Meu esforço em reverter tudo isso me cansou...e atualmente escolhi o isolamento, a escuridão e a indiferença.
    Quem lê este meu depoimento pode até pensar que sou fraca, mas o fato de eu ter "sobrevivido" até aqui, demonstra que minha força existe...mas tenho medo de que ela acabe antes do tempo certo para mim.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo18/2/12

    Eu tmb não tenho mais motivos pra viver já faz uns 3 anos,não consigo mais ser feliz,não consigo ter a melhor sensação q existe q é a felicidade.Não sei como mas consegui afastar TODOS de mim,até meus pais meu namorado acabou de me dar um pé na bunda estou totalmente sem rumo e completamente sozinha,não tenho nem com quem conversar não sobrou nenhum amigo

    ResponderExcluir
  29. Anônimo11/3/12

    tenho 19 anos minha família diz que é a melhor idade.... mas pra mim não faz muita diferença porque eu não vejo motivos nenhum pra viver...afinal a vida pra mim nunca foi a melhor coisa que aconteceu...eu não me lembro em 19 anos nenhum momento em que eu estivesse FELIZ de verdade,e olha que muitas pessoas ainda dizem que sentem inveja da minha vida, tenho uma família que me apoia, pessoas que gostam de mim, e um noivo que me ama e vive dizendo que faz qualquer coisa por mim...essas pessoas que sentem inveja não sabem o que eu sinto eu sou VAZIA,e apesar de ter uma "vida boa" é tudo aparência...eu acordo de manha sem animo nenhum minha vontade é só de ficar trancada no meu quarto...só sei chorar...não mereço que ninguém se preocupe comigo e também não tenho vontade de conversar com ninguém faz uma semana que eu não vou trabalhar porque eu odeio as pessoas de la...Isso tudo que eu sinto não é de agora já faz tempo, mas agora parece ser bem pior porque antes eu ate conseguia mentir pra mim mesma que ia passar,agora eu não vejo mais solução porque os dias se arrastam e nada muda e eu já to entrando em desespero porque eu não sei mais o que fazer...Por favor se alguem puder me ajudar porque eu nao sei como tudo isso vai acabar!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Anônimo19/3/12

    ola
    exatamente eu me arrependo de ter nascido
    nesse inferno chamado terra esxatamente eu
    estou com 13 anos e minha vida a um inferno
    meus nao gosta de min
    meu pai matou minha mae e esta preso ate hoje
    nunca gostei das pessoas as professoras fican
    me irritando me xingando tudo...
    eu tentei varias vezes se suicidar mas tive sempre mal sorte e conssiguir viver ultima vez
    eu peguei a arma do meu ex pai e atirei na
    minha cabeça e nao conssigui sair desse inferno
    sempre me meti em brigas na escola mas meus avos
    sempre estavan la pra pagar a conta e esses dias minha avo morreu de com ataque cardiaco
    quando minha mae morreu
    eu fugi de casa e fiquei 4 meses fore dela
    eu fiquei na casa de um amigo o unico amigo que eu tenho, sempre quis matar meu pai ,
    sei que eu sou uma criança mas eu nao sou mais por causa disso .

    Raul.24.06.1999.
    postado:19/3/2012.
    Morte:Espero que seja hoje.
    obrigados a todos que temtaram me ajudar nessa vida...

    ResponderExcluir
  31. Anônimo30/3/12

    Jesus é a esperança, a salvação, a vida; aceite-O como Senhor de sua vida e salvador de sua alma cansada; abra seu coração à Palavra de Deus. Ele te ama muito... do contrario, não estaria vivendo... Ele disse: Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e vos aliviarei ( Mateus 11:28 )
    Um amigo

    ResponderExcluir
  32. estou pronto pra morrer agor me ajudem,estou com o copo de veneno

    ResponderExcluir
  33. desinha12/6/12

    Estou arrasada! Estava desesperada agora à minutos.. Minha cabeça dói, td dói, não vejo mais graça na vida, tenho medo, receio de td, muita vontade de morrer, alguns momentos sinto vontade de melhorar de vida, voltar a ser feliz como já fui antes, mas sempre acontece algo que me faz desistir.. Geralmente por causa do meu namorado. Me sinto travada, bloqueada com ele, ele me cobra mt espontaneidade nas atitudes, conversas, mas algo me trava e não sinto mais prazer em fazer qq coisa, ele só não me deixou até hj pq me ama bastante, me agrada, sei disso, mas agora acho que não tem mais jeito.. Acho q me sinto assim pq já fiz mal pra uma amiga do passado, sempre me lembro dela, acho que não me perdoou até hj.. Não tive mais contato.. Mas não fico em paz! Penso em Deus, sou espírita não praticante hj em dia, mas por conhecer a doutrina espírita, sei, tenho consciência de td de horrível que pode haver em suicídio e coisas ruins que acarretamos pro nosso espírito, embora saiba o que pode me ajudar, q é me separando desde namorado.. Não consigo fazer.. Não consigo deixa lo, nem ele.. Vivo chorando, me sentindo inútil, um lixo.. Eu q sempre atrai olhares e cobiça dos rapazes, homens, sei que preciso de Deus, de força, mas está difícil, o medo fica preso à mim.. Não tenho mais lágrimas pra chorar.. Tem alguém aí pra me ajudar com uma boa conversa? . Seria maravilhoso.. Que Deus nos ajude

    ResponderExcluir
  34. desinha12/6/12

    Alguém pode me ajudar? Preciso conversar com alguém, pessoas novas. deapg2012@hotmail.com obrigada!! Que Deus nos ajude

    ResponderExcluir
  35. Anônimo16/9/12

    Tudo começou quando eu deixei de viver a minha vida, pra me dedicar totalmente á outra pessoa, até ser traída, aceitar a traição, e depois aceitar que ele concerteza não me queria mais. Foi preciso ouvir isso dele. No começo, eu não queria saber de comer, nem de sair, apenas queria ficar num canto sozinha, remoendo pra saber aonde eu errei. Trabalhava calada, sem maquiagem, com os olhos inchados e vermalhos de tanto chorar. Afinal eu tinha me dedicado 100% á ele, e em troca ele me trocou por uma outra. Meus motivos acabaram, ele não me quer, e eu queria ele muito. Investi tudo nele, e quando ele foi embora,vi que eu tinha de seguir em frente. Mas seguir em frente? Pra onde? Como e com quem? Desde entaum, tenho ficado com outras pessoas, e no momento eu até namoro outro rapaz, mas axo que ele naum tem muita paciencia.E sinceramente ele pra mim tanto faz. Todo mundo pra mim tanto faz, eu nao me importo com o que pensam ou falam, eu tô vivendo por viver. A minha vida, os meus dias estão se resumindo assim: Trabalho, e vou pra casa. Quando eu bebo, eu me sinto bem, mas no outro dia quando eu volto pra realidade, acordo de manhã me sentindo pior do que antes. Acho que nunca nada vai ser como foi antes, e nem vai mudar. Vai ficar tudo assim: eu me sentindo um robô, uma boneca de plastico, sem sentimentos, indiferente. Tô nem aew pra ninguém, e nem pra mim. E pra piorar ando tendo sonhos em que eu me suicido com uma corda, e quando eu acordo tenho a sensação de sufoco. Acho que é um sinal pra eu ver que a minha vida é tão inútil, que o melhor é eu terminar com o meu sofrimento. Talvez seja idiotice, mas talvez seja o correto á fazer, não é justo viver para não sentir nada por ninguém á não ser indiferença, e acima de tudo não acho justo viver para não ser feliz. Vou colocar um ponto final na minha vida.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo12/12/12

    Eu so queria morrer!

    ResponderExcluir
  37. Anônimo16/4/13

    Hoje é um daqueles dias, em que eu queria sumir morrer. Isso parece loucura mais passa todos os dias pela minha cabeça. Me sinto perdida abandonada não tenho pra quem pedir ajuda. Precisava muito de um apoio algo que me motivasse a seguir um tratamento. Eu até tento mais não consigo buscar e seguir em frente sozinha. Sair de casa esta cada vez mais difícil me sinto mal só de pensar que tenho que sair olhar na rua. Por muitas vezes penso "eu odeio pessoas" mais no fundo sei que odeio a mim mesma. O que me falta é coragem para cometer um desatino maior. Maior porque já tentei varias besteiras com remédios e raticida. Não quero chegar a cometer estes erros novamente só queria poder tivar esta angustia e anciedade de dentro de mim. Estou sufocada não tenho vontade de nada. PRECISO DE AJUDA. A unica coisa que ainda me resta é o carinho do Andrézinho

    ResponderExcluir
  38. Anônimo25/4/13

    Também tenho todos os sintomas da depressão há meses, mas não fiz nada pra reverter isso ainda. No início do ano passado estava muito feliz pois havia conseguido enfim entrar no curso que queria na faculdade, mas com a greve e ficando pro segundo semestre tudo atrasou na minha vida. Eu, que já me achava muito atrasada pra recém começar faculdade (já que meus ex-colegas de colégio já estavam muitos se formando!), fiquei muito angustiada em perder mais tempo. Em abril sofri um acidente que me deixou semanas trancada em casa e tomando medicação um pouco pesada (não estava acostumada a tomar remédio nenhum). Foi o bastante pra eu perder a vontade de fazer qualquer coisa. Mesmo recuperada, só queria ficar em casa e recusava todos os convites pra saídas com amigos, aniversários, dava desculpas pra não interagir com pessoas. Com o tempo perdi a prática do contato humano. Quando eu enfim comecei a cursar a faculdade, após o período de greve, eu já estava com Síndrome do Pânico. Para estudar eu tive de mudar de cidade e ir morar com pessoas desconhecidas e, por vezes, sozinha. Naquela situação eu fui o mais forte possível, pois acreditava firmemente que o sonho de me formar deveria ser mais importante que qualquer outra coisa. Tentava contornar as crises de pânico sem medicação, mas nem sempre era possível... Aquilo foi me prejudicando cada vez mais, até chegar um ponto em que eu não conseguia mais controlar nada. Faltava aulas por não conseguir dormir, ia mal nas provas por consequência e não entregava muitos dos trabalhos também. Minhas notas nunca estiveram tão ruins. Com sorte fiz alguns amigos na minha turma que muito me ajudaram e, mesmo desse jeito torto de estudar, consegui passar em duas das cinco cadeiras que cursava, apenas. Foi uma grande decepção, não só pra mim mas para minha família, que acreditava no meu potencial e esperava por um bom desempenho. Afinal, queria tanto aquele curso, demorei tantos anos para chegar até ele e quando finalmente sou graduanda... mostro péssimos resultados. Sou perfeccionista demais e uma das coisas que mais odeio é decepcionar as pessoas. E me decepcionar. Eu me cobrava muito, mas mesmo assim falhei. Quando acabou o semestre resolvi mudar de moradia.
    Ao me matricular pro segundo semestre percebi o quanto a minha falha gerou uma explosão na minha vida: perdi a minha turma, que tanto gostava, por rodar em muitas matérias, e ainda só consegui vaga em uma das quatro que havia pedido. Não faria mais sentido eu ir para outra cidade, gastar com moradia e alimentação para estudar apenas um dia da semana. E me encontro nessa situação agora, que eu sinceramente não sei como resolver. Tenho VERGONHA de contar pros meus responsáveis o que está acontecendo. Há alguns anos pratico trabalho voluntário e posso dizer que é exclusivamente a única coisa boa que faço desde então. Era a única coisa que me motivava a levantar a cabeça e seguir em frente, mas nem isso tem resolvido mais. Não vejo mais sentido na vida... Eu já estou com 23 anos e meu histórico de vida e experiências é vazio. Fiquei muito tempo sem ter contato direto com pessoas. Passei a ser uma pessoa grossa, arrogante, nojenta, que trata os outros mal, que responde mal, incapaz de dizer que gosta ou ama. Eu não gosto mais de mim, não gosto do que vejo no espelho. Não me admiro, não sou quem eu gostaria de ser. Penso muito na morte. Afinal, que motivos uma pessoa aos 23 anos, sem formação acadêmica, vazia de valores, desinsterassada com tudo, sem saber conviver em sociedade e sem nada a oferecer teria pra seguir vivendo? Não vejo nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo18/5/13

      Como eu gostaria de ter como problema uma formação acadêmica...Com 23 ou 35 que seja, pode-se ir aonde quiser se vc pode andar, ouvir qualquer tipo de som se nao for surda entre tantas outras coisas. Eu queria ter amigos e um namorado que nao me traisse. Uma casa para chamar de mimha e ser uma mãe boa para minha filha que tive com16 anod.

      Excluir
  39. Anônimo22/6/13

    tenho muita vontade também,sempre acho que é a melhor solução para mim!

    ResponderExcluir
  40. nathalia17/7/13

    Eu penso na morte todos os dias mas não tenho coragem de me matar. mas sei que vou morrer em breve porque devido a uma depressão profunda estou muito abaixo do peso pois nao tenho mais fome. parece que fizeram macumba pra mim, pois minha vida só anda pra trás, pra piorar meu ex namorado que eu amava tanto me trocou por uma mulher bem mais bonita que eu. não sei mais o que fazer...só durmo o dia todo e me sinto culpada por tudo de ruim que acontece. das vezes que eu fui na igreja só me senti bem na hora depois voltou tudo a mesma coisa. sou um peso na vida da minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou exatamente igual a vc. Passei pela pela mesma coisa, tbm fui trocada por fim fiquei assim com vontade de morrer. Muitos dizem que e frescura, mais nã e.

      Excluir
  41. jaque23/7/13

    eu tambem acordo de manha me perguntando porque to viva ainda? pois eu num sirvo pra nada,to cansada da mesma rotina,to cansada de ser um estrouvo na vida das pessoas como dizem!!!
    se eu morrece ninguem sentira minha falta pelo contrario dariam graças a deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo28/8/13

      faça de suas palavras as minhas, tenho 24 anos e me. sinto rejeitada pela minha familia, não tenho amigos pq acho as pessoas falsas e interesseiras, sempre que fiz uma amizade quiseram algo em troca, o mundo me rotula como chata, ja que sou inutil, penso que se eu morresse seria melhor, serua um alivio para as pessoas ...

      Excluir
  42. Anônimo30/7/13

    Sempre fui muito tímido, e minha falta de auto-estima e notável, dizem que sou bonito mas quando me olho no espelho me sinto acabado,agora tenho 26 anos tenho nenhum amigo e nunca namorei,me sinto muito so,quando eu tento me abrir para minha familia e pior, porque apesar deles quererem meu bem, eu me sinto culpado,pois eles nao sabem oque sinto na realidade,e acabam me chamando de pessimista,acomodado,mau agradecido,eu não sou assim mas reconheço meu problema e guardo so pra mim des dos meus 17 anos,eu sabia que eu era diferente,tanta tristeza não e normal. Peço ajuda a Deus todas as noites mas não adianta. A única motivação que tenho e um violão que junto dele so fazemos musica quando eu estou só.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo26/8/13

    Meus amigos, a vida pode não ser sempre fácil. Mas não pensem mais nisto.
    Por vezes estamos cegos e não enxergamos o quanto as pessoas ao nosso redor nos amam. Um simples abraço, uma ligação, uma mensagem, nos dão a alegria de saber que alguém tem muito carinho por nós e pensa em nós.
    Quantas pessoas, como nossos pais, deixam o sonho deles de lado pra realizar os nossos... Quantas vezes os amigos nos confortam quando eles precisam de colo.
    Sempre haverá uma esperança, sempre haverá uma nova chance. Se não encontrou no outro a chance de ser feliz, procure em si mesmo. E procure de novo, e de novo.
    Não pense no que o outro não fez por você e sim no que você pode fazer pelo outro. Faça caridade, converse com alguém, abrace alguém, ajude e será ajudado. Pode ser que assim vocês se sintam completos.
    Vocês não estão sozinhos. EU AMO CADA UM DE VOCÊS e desejo que sintam novamente a alegria de viver.
    Perdoem-se, amem-se, se dêem a chance de tentar de novo. A fé em um presente melhor e mais feliz é o conforto da alma.
    Um milhão de beijos a todos.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo31/10/13

    eu sinto vontade de morrer porque ultimamente em um espaço muito curto de tempo perdi pessoas importantes, ate meu gato e cachorro morreram repentinamente, parece que tudo vivo que esta a minha volta morre, por isso sinto vontade de morrer também, ta sendo dificil passar dias apos dia sem aqueles que foram e ainda são importantes pra mim...queria ter coragem de fazer o pior.
    infeliz_mg

    ResponderExcluir
  45. anonimo20/12/13

    também sofro de depressão.me trato com remédios ,mas não vejo melhora,ja fui internada num hospital pisciquiatrico mas pouco adiantou.ja cansei de chorar ,de dormir,de reclamar,..tenho pena das pessoas que vivem do meu lado,me odeio por faze-las sofrer com a minha tristeza ,sou mae,esposa ,meu marido e minha filha são as pessoas mais especial desse mundo.nao entendo porq me sinto tao vazia .todos os comentário que li agora infelizmente se encaixam em mim, já tentei suicídio,nao sei mais o que amor,a esperança a alegria ,o sentido de viver.pesso perdao a Deus todos os dias ,pois sei que foi ele quem me deu a Vida e so ele tem direito de tira-la por isso vou aguardar por ele,pois essa luta o diabo já perdeu. meu lema é :Quem me roubou de mim? amigos por mais que sofremos vamos esperar que Deus venha nos buscar ,essa será a única vitória que teremos nessa vida pra nós que sofremos dessa desgraça.

    ResponderExcluir
  46. olha eu sei o quanto é humilhante viver em depressão, você vive num cativeiro, sozinho, triste, com um vazio, uma dor profunda na alma que ninguém e nada consegue tirar, não existe felicidade, só alguns momentos de prazeres que rapidamente são sufocados pela escuridão do cativeiro... mas quero lhe apresentar uma cura, uma esperança, leia o conteúdo desse site e garanto que não vai se arrepender, são os passo a passo de minha experiência durante os anos de minha vida, e posso afirmar que você pode sim amar a sua vida e ter a paz que tanto almeja http://sejalivredadepressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes