DEPRESSÃO ESTÁ EM TODAS AS IDADES:

Pesquisa com 2 milhões de pessoas mostra que a felicidade da juventude retorna na velhice

A entrada na casa dos 40 anos causa mesmo um tremendo baque emocional – e é muito difícil evitá-lo. Em compensação, quem chega aos 70 anos com boa saúde tem grandes chances de encarar o dia-a-dia com o mesmo otimismo e a mesma disposição que movem os jovens de 20. Essas são as duas principais conclusões da mais extensa pesquisa já feita sobre a relação entre a idade e a satisfação com a vida. O estudo, coordenado por economistas americanos e ingleses, analisou dados médicos de quase 2 milhões de pessoas de oitenta países, incluindo o Brasil. As informações foram obtidas em hospitais, clínicas e universidades. Os quarentões concentram o maior índice de infelicidade e de casos de depressão independentemente de sexo, estado civil, condição social, número de filhos ou nacionalidade. A pesquisa conclui que a sensação de felicidade ao longo da vida evolui como um gráfico em forma de "U". Está no auge por volta dos 20 anos, entra em curva descendente na década seguinte e chega ao fundo do poço na meia-idade. A partir dos 60 anos, a curva da felicidade recupera o fôlego e, aos 70 anos, volta ao mesmo nível relatado pelos jovens adultos. "Os dados foram muito consistentes, mas ainda estamos estudando os desdobramentos da pesquisa", disse Andrew Oswald, professor da Universidade de Warwick, na Inglaterra, um dos autores do trabalho.


A fossa dos quarentões e a boa disposição de jovens e idosos explicam-se em boa parte pelas situações que geralmente surgem nessas fases. Enquanto os jovens têm uma enorme confiança no futuro e os idosos saudáveis experimentam a sensação de dever cumprido, os quarentões enfrentam um cenário bem diferente. Mesmo involuntariamente, a chegada à maturidade estimula uma análise da trajetória até aquele ponto da vida, muitas vezes acompanhada de sentimentos de frustração por projetos não realizados e de medo do futuro.

O resultado da pesquisa chama atenção para a maior discussão atualmente em pauta nos consultórios psiquiátricos: se a quantidade de diagnósticos de depressão é ou não excessiva. As estimativas mais divulgadas apontam que 20% da população mundial tem pelo menos uma crise depressiva ao longo da vida. Muitos médicos acreditam que, na realidade, o número de doentes possa ser 25% menor. No livro The Loss of Sadness: How Psychiatry Transformed Normal Sorrow into Depressive Disorder (A Perda da Tristeza: Como a Psiquiatria Transformou o Sofrimento Normal em Depressão), lançado no ano passado nos Estados Unidos, os pesquisadores Allan Horwitz e Jerome Wakefield argumentam que antidepressivos como Prozac e Zoloft são freqüentemente utilizados para tratar a tristeza, um sentimento natural do ser humano que, apesar de indesejável, nada tem de patológico. "O tratamento com remédios só é indicado nos casos em que os sintomas incapacitam o portador de alguma forma", diz Marcio Versiani, coordenador do programa de depressão e ansiedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro. "O que se observa hoje é que muitas pessoas tomam remédios em vez de enfrentar os problemas", conclui.

Paula Neiva

A partir da revista Veja. Leia no original

Compartilhe:

26 comentários :

  1. Diego21/3/10

    Que , Deus Nosso PAI MAIOR , traga a todos nós o conforto espiritual a que tanto necessitamos , acreditar é vivenciar , acreditar é Amar a DEUS , sobre tudo que teremos que enfrentar neste momento turbulento de falta de caridade , perdão e olhar a todos como a si mesmo ., Tudo feito com muita fé neste lindo momento do centenario de nosso grande instrutor , mentor , amigo ,desta grande passagem Espiritual a que viemos .
    DIEGO RERISON (harrison_diego@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Ortega21/3/10

    Muito legal a idéia deste blog. Parabéns!
    Eu já quis morrer durante alguns longos anos, sofrí de depressão e foi sinistro.
    Hoje em dia não to mais afim, mas passei a ver a morte de uma forma diferente. Para a maioria das pessoas virei uma pessoas fria em relação a morrer e tal. Não acho que seja exatamente isso, na verdade passei a enxergar como uma coisa boa, quando chegar a hora é claro.
    (26/12/2009 18:36:26)

    ResponderExcluir
  3. Antonio21/3/10

    Quero morrer pq naum tenhu nmais vontade dea viver, as pessoas sao injustas, tenhu muitas dividas e nem sei como paragar so naum fiz ainda por estar com uma filha para nascer, deus me ajude ...............
    (6/3/2010 11:58:23) Antonion Carlos (ac_montanari@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Robson21/3/10

    a pessoa que eu pensava ser o grande amor da minha vida me abandonou, e ja nao tenho força de vontade pra nada... sinceramente quero morrer!
    (17/2/2010 20:28:32) Robson (robsoncavalcante2006@hotmail.co)

    ResponderExcluir
  5. Inajara21/3/10

    quero morrer porque não sou dona da minha vida. apesar de ter 41 anos nao posso fazer o que tenho vontade ou quero.Estou cansada. Estou sem forças.
    (11/1/2010 23:05:30)inajara silva (silva.inajara@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21/3/10

    não entendo o sentido da vida! não quero suicidar-me mas se a minha mãe me tivesse dado a esolher, eu não teria nascido!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo27/3/10

    Eu estou na mesma situação do Robson.A pessoa que eu amo e dizia me amar tbém..nao quis ficar comigo.....quero morrer....tudo nessa maldita vida me lembra ele.....ou eu morro ou eu mato ele.por ter conseguido desgraçar minha vida..no sentido de fazer me acreditar no amor q ele sentia por mim.....maldito homem.ç..ele vai pagar caro por tudo isoo...

    ResponderExcluir
  8. Marcos6/4/10

    So quero morrer por não ter mais vontade de viver
    A melhor hora pra min e a noite quando sei que vou dormir e nem que seja por um curto período irei esquecer de tudo e dormir me apagar.
    Motivos ?
    São tantos talvez cheguei a conclusão de que tem pessoas quem vem ao mundo apenas para sofrer e que felicidade é apenas augo distante.
    Porque não se mata ?
    O que eu queria talvez e sumir apenas desaparecer da vida das pessoas como se eu nunca tivesse existido porque tenho uma mãe que me ama, a se ele soubesse o quanto ela e importante e que esse seu filho so tá vivo ate hoje por sua causa.
    Mãe não encontrei nesse mundo outro amor igual ao seu e se eu um ida resolver desistir disso tudo que ela não sofra pois o filho dela apenas descanso.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10/4/10

    Pelo mesmo motivo que Robson.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo26/4/10

    Entrei aqui por acaso, procurando por algum meio para me matar, tenho 30 anos, saber que serei tão infeliz na velhice quanto fui na infância e ainda sou não conforta muito, sou analista de sistemas. Que me lembre, quero morrer desde os sete, penso nisto todos os dias, eu não me vejo como uma pessoa tão ruim assim mas o nó permanente na garganta é um inferno, todo este fracasso, estupidez, solidão e MEDO, convivendo com a violência a vida toda, embora eu procure e pense por isto sempre não vou me matar, me preocupo com minha família. ESPERANDO A MORTE CHEGAR MAS ELA DEMORA MUITO

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/6/10

    OI não suporto mais minha vida, c/ 37 anos e sem namorado, sem casa e morando c/ minha mãe e irmão pense numa coisa pessima, quero tanto ser feliz construir uma familia, ams vejo que nao tem saida há nao ser me matar

    ResponderExcluir
  12. Alexandra8/7/10

    Tive desejos de suicídios, pois a depressão e a síndrome do pânico me assolava de dia e de noite.
    Mas, hj estou curada...nunca mais tive depressão.

    PARE DE SOFRER....me mande um email...estou disposto a te ajudar.

    alexandra.unip@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Anônimo18/7/10

    tenho 26 anos e so penso em morrer todos os dias fico pensando porque isso acontece comigo eu só quero ser feliz ,namorar,casar,ter filhos ,sorrir ter ãnimo para conseguir ser feliz.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo16/8/10

    depressoa é o que me faz pensar em morrer, agora é só o que quero, MORRER, peço pra DEUS me levar o mais rapido possivel...

    ResponderExcluir
  15. Anônimo15/9/10

    perdi a fé em deus, tenho 33 anos depois que eu perdi ela minha vida acabou não sei mais o que fazer apenas pensar em morrer mas que seja logo porque não vejo mais a luz no fim do túnel

    ResponderExcluir
  16. Anônimo15/10/10

    Eu quero morrer porque não vejo sentido á vida, não consigo engravidar, queria alguém para dedicar a minha vida,amar e dar todo meu tempo a ela. como não tenho pra quem me dedicar não vejo razão pra viver. Eu só queria alguém para mim, me sinto só e profundamente triste. EU NÃO QUERO MAIS VIVER! :(

    ResponderExcluir
  17. Anônimo30/10/10

    estou muito triste hoje, as vezes até sem motivos aparentes, fico vendo que muitos depoimentos aqui sempre falam de querer casar e ter filhos ou companheiro sei la, é complicado falar, mas seja feliz por vc mesmo, ñ pensa q outra pessoa pode te ajudar nisso, sempre achei q meu marido dedicava a vida dele pra mim e eu pra ele mas hoje em dia vejo que isso ñ existe seja feliz por sí somente, quando vc acha a vida doce ela é curta e qd vc acha a vida amarga ela se torna tão extensa, isso é fato!
    mas sejamos felizes por nós mesmo. Eu sou uma pessoa muito alegre com todo mundo, falante e sempre sorridente, qd fico mal ñ há quem ñ perceba q existe algo diferente comigo, mas hoje em dia vejo que temos a obrigação de sermos felizes por nós mesmo, ajudando alguém, sorrindo pra alguém, ou mesmo chorando com alguem porém sempre fazendo isso no intuido de consguirmos a felicidade nem q seja um grão, mas q seja algo. Durante adolescencia por muitas vezes quiz me matar nem sabia pq, umas neuras na cabeça, de lá pra cá tenho 34 anos, sei que jamais teria coragem de fazô-lo e penso tmb em quanta gente existe nesse mundo que queria me ver sorrindo sempre, que gostaria de me ver feliz comigo mesma, sou perfeita, enxergo, escuto, tenho pernas, braços, tenho filhos graças a Deus, mas a minha felicidade depende EXCLUSIVAMENTE DE MIM ....
    Deus é o principal ser que quer nos ver bem consigo mesmo.
    então venha ser feliz consigo mesmo, pense nisso bjs no seu coração. ;)

    ResponderExcluir
  18. Anônimo17/1/11

    Não sinto ânimo para viver a anos. Mesmo tentando ter foco e objetivo tentando assim tocar minha vida da forma mais racional possível, sempre me vi apegado a pessoas o que me causa desatenção, mas fico muito sozinho. Nunca namorei, tenho 24 anos. Não tenho mais hobbies não tenho mais nenhum objetivo, nada me chama a atenção. Meu emprego atual só o que faz é me causar tormenta, e grande parte por causa de minha personalidade. Não se trata apenas de mudar algums atitudes (sei exatamente as causas), mas o fato é que não consigo. Tenho uma oscilação de humor considerável e, pelo que andei lendo e percebendo os sintomas, comportamento, pensamento, creio que seja um transtorno chamado Limítrofe/Borderline, mas não sei ao certo. Minha vida nunca foi muito badalada, e pouco me envolvia com algumas pessoas que moravam onde moro. Apensar de sentir vontade quando ficava de fora, sempre sofria muito quando era excluida.Apostava no companheirismo e na aproximação, e era onde nunca ficava preparada quando faziam coisas que me magoavam, sempre fui muito sensível. Até hoje, só fui diagnosticada, com depressão, mas tem algo a mais. Não aguento viver dessa forma, todos os dias só penso em deixar de existir. Parece ser a única coisa que me acalma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo29/9/14

      Menina vc falou o que eu senti e que vivi a um meses atrás o q me ajudou foi pedir Deus ajuda a cada piscar dos meus olhos

      Excluir
  19. Anônimo7/7/11

    tenho vontade de morrer porque vivo num cativeiro sem fim com um marido que só bebe e me tira toda a vontade de viver tenho 47 anos não tenho mais saude para trabalhar vivo doente esse homem está sugando minha vida aos poucos eu não acho a separação uma solução apenas é o mesmo que trocar de problemas eu não vejo nenhuma saida sempre em crise financeira trabalho por conta mas é uma tribulação eu já tive depressão várias vezes mas eu oro muito á Deus para conseguir forças e seguir lutando só que tem hora que a gente esmorece,só Deus pode ajudar.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo20/3/12

    Eu cansei de serboazinha, de ajudar e ter que conviver com a fasldide. \por isso acho que o melhor caminho é a morte. Assim as pesoas podem ser felizes sem aminha presença. Hj tomei 9 rivotri de 2 mg...sei que é pouco, mas aos poucos vou aumentando e as pessoas serãso felizes. Não sei pq vim ao mundo.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo22/6/12

    Esse blog é pra que? Entrei achando que ia receber ajuda e apoio moral pra me suicidar, mas vocês ficam é enchendo o saco com esses papinhos de sempre, esses jargões de sempre. Coisa mais chata. Muda o nome do site então. E vocês são uns idiotas de acharem que alguém se importa. E parem de ficar fazendo tentativas só pra chamar a atenção. Eu, quando fizer, será por enforcamento. Vou trancar a porta do meu quarto e a janela, e quando me acharem já estarei mais do que dura. Não vou dar margem para socorro nem vou deixar cartinhas explicando o motivo.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo4/7/12

    Essa ultima tem razão ou vc faz ou apenas chama a atenção das pessoas para o seu sofrimento; o que acho que a maioria faz, o suicídio não e uma decisão fácil mesmo q não tenhamos ninguém por nos aqui na terra,e depois o q será q existe o outro lado? Ou sei lá a covardia ou extinto de sobrevivência ainda me mantém viva. Tenho uma boa família, filho e marido bom, meus pais e irmãos me amam, sei disso. Mas não da para explicar essa vontade imensa de deixar de existir, não e culpa de ninguém, mas a tristeza bate forte, sinto uma dor no peito que quero me livrar dela, penso bem ocultamente no suicídio, ainda não sei a forma mas as vezes essa vontade bate forte mesmo.........

    ResponderExcluir
  23. Anônimo9/7/12

    penso em morre porque sei que meu marido me trai e continua traindo mas o que mas doi e que descobri que ele me traiu quando tava gravida o que fazer .e muito dificil quero largalo e não consiguo ele pensa que eu nao sei de nada, e que e pior para mim como alguem consegui tira a fe e a vida da outra em troco de nada sor por causa de amante que so quer o dinheiro dele e ele sabe disso , para mim ele e um mostro me, odeio por gosta dele ainda quero esquecelo , mas como tira alguem de dentro do coração ,se eu tivese como sumir eu faria sem pensa iria pra bem longe dele ,peso a deus que me ajude porque homem que trai não merece viver , porque eles não morrem eles bem e fazendo pessoas sofrerem todos esses homem que trai as esposas devem morre ,pode parecer egoismo mas o que eles fazem e muito cruel ,acaba com a vida das pessoas ,isso tem que para ,porque não separa antes de cometer o aduterio ,vcs homens são covarde e egoista não são todos ainda tem homens de verdade que presa a familia homens de verdade que da valor ao amor e saber respeita ,so me desabafei e muito dificil eu sinceramente não sei o que fazer ,mas quero loucamente esquecer meu marido e quando isso acontecer vou volta a viver .e ser feliz espero que ele pague um dia por toda dor que ele me causou ,

    ResponderExcluir
  24. Anônimo2/11/12

    Me sinto melhor sabendo que não é só eu que quer morrer!

    ResponderExcluir
  25. Anônimo31/7/13

    Estou tomada completamente pela tristeza, pelo desanimo, me sinto fraca, tudo isso por que uma maldita pessoa me fez e me faz sofrer todos os dias da minha vida. Nao consigo por um unico dia esquecer tudo que ele fez comigo, todas as mentiras, todas as formas diretas de me machucar, magoar, enfim, nesse momento minha alma ,chora, sente dor, nao quero mais sofrer, por isso penso que o melhor pra mim é não mais existir. tudo que quero é parar de sofrer.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes