O MUNDO SEM COR DA DEPRESSÃO

A tela 'The Old Guitarist', de Pablo Picasso, foi produzida em 1903 (Divulgação)
O mundo é literalmente cinza para as pessoas que sofrem de depressão. A descoberta, realizada por cientistas alemães, prova o que há séculos é manifestado na pintura, na literatura e em outras artes. Segundo um estudo da Universidade de Freiburg, na Alemanha, a doença causa uma alteração fisiológica nos olhos, cujo efeito é a perda de sensibilidade na visão.

Os pesquisadores realizaram testes na retina de pacientes voluntários e mostraram que o efeito é semelhante ao ato de diminuir o controle de contraste em uma TV. Para os especialistas, a conclusão da experiência foi tão clara que eles acreditam poder usar o teste de visão para medir níveis de depressão em pacientes que apresentem sintomas da doença.

Essa pode ser a razão pela qual, ao longo dos tempos, independentemente da cultura ou língua, os artistas retratam a depressão usando símbolos da escuridão e tons cinzentos.
- O que já se sabia sobre o assunto
Paulo Dalgalarrondo, psiquiatra (Foto: Arquivo pessoal)
Pacientes diagnosticados com depressão relatam com frequência sintomas como a perda de sensibilidade (hipoestesia, no contexto médico) em seus sentidos sensoriais. Para Paulo Dalgalarrondo, psiquiatra do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciência Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), essa é uma reclamação constante de quem busca tratamento para a doença.

Dalgalarrondo explica que, quando diagnosticadas com depressão grave, as pessoas tendem a dizer que as cores já não têm a cor que tinham, que a música não soa como soava antes e que a sensação é realmente de que o mundo está mais apagado.

O médico ressalta, no entanto, que essas alterações na visão ao longo do período em que a pessoa está doente não são irreversíveis. À medida que o paciente cura a doença, sua retina volta ao normal e ele passa a enxergar como antes.

Segundo Dalgalarrondo, o assunto é popular entre os especialistas da área, no entanto ele afirma que a abordagem fisiológica, baseada no estudo na retina, é inédita e bastante interessante para a comunidade científica.

Especialista: Paulo Dalgalarrondo, psiquiatra do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciência Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Envolvimento com assunto: Atende pacientes com depressão há mais de 20 anos.
Conclusão
Mais uma vez os artistas foram pioneiros na identificação dos males que atormentam a sociedade. O estudo mostra que, séculos depois, os pesquisadores só estão comprovando cientificamente o que há anos já era retratado nas telas e na poesia.
- Título oficial: Seeing Gray When Feeling Blue? Depression Can Be Measured in the Eye of the Diseased
- Publicação: Biological Psychiatry
- Quem fez: Pesquisador Dr. Ludger Tebartz van Elst
- Instituição: Universidade de Freiburg, na Alemanha
- Dados de amostragem: A análise alemã foi realizada com dois grupos de 20 pessoas. Do total dos voluntários, 50% era diagnosticado com depressão e os demais 50% não apresentava qualquer sintoma da doença.
- Resultado: O estudo mostrou que pessoas depressivas são realmente menos sensíveis aos contrastes de cor e enxergam em tons de cinza.
Por Renata Honorato

Compartilhe:

20 comentários :

  1. Anônimo5/10/10

    estou cansada de viver e simplismente não existir,esto cansada de ter de acordar e começa um novo dia tão sem graça e sem sentido,qeria smir mas por mais que eu tente eu não consigo,tenho 39 anos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/10/10

    qero acaba com tudo hoje....só falta e me depedir de todos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19/6/13

    tenho 24 anos mas estou cansado de viver. nada pra mim faz sentido.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou cansada de viver , todos os dias ter que começar tudo de novo sem o meu filho é dificil pra mim .Estou somando os dias para que chegue logo a ve lhice e eu siga o meu caminho. A vida pra mim é um fardo muito pesado que eu carrego , eu queria sentir alegria de anos atrás .

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17/11/13

    quando tudo que fazemos é tentar agradar aos outros e fracassamos, o que mais fazer? acordar e dormir pensando se fizemos o certo, se agradamos, se estamos agindo de acordo com as expectativas da sociedade, ser bem sucedido financeiramente em detrimento a nossa real vontade. até quando? não sei mais.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12/8/14

    gente calma eu tambem estou a passsar pelo mesmo procurem ajuda nao fiquem anonimos eu tomo medicacao para depressao e ansiedade e triste tem dias que estou boa outros dias nao mas eu digo eu nao pedi para nascer tambem nao peco para morrer isso e a pior coisa que alguem deve de fazer matar-se saiam de casa nem que seja para ver o mar como a vida tem valor pensem nisso nao se deixem ir abaixo lutam pela vida por amor de Deus

    ResponderExcluir
  7. Anônimo21/10/14

    da vontade mesmo de acabar com tudo. Mas ACREDITO COM TODA A CERTEZA que SE MATAR NAO ACABA COM A DOR. pelo contrario, ALEM DE CONTINUAR COM ELA, VOCE A AUMENTA, com sofrimentos MUITO MAIS TERRIVEIS

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/11/14

    Também estou cansada dessa vida .... Queria uma solução , pois já não aguento mais isso.
    Estou em uma aflição tão grande que acho difícil sair disso, mesmo com ajuda , acho que não tem mais solução, quero na verdade sumir , desaparecer , morrer, tanto faz , não ligo mais para nada.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12/11/14

    Como eu entendo

    ResponderExcluir
  10. Anônimo26/11/14

    Bom, como a maioria de vocês eu também tenho problemas, pode ser de auto-estima, pode ser depressão. Mas ultimamente o que realmente me move, eu nao sei o que é. Acho que não tem sentido viver, há momentos que fico admirando de minha varanda as montanhas, são lindas. Busco ver através delas, o mais longe possível e penso, nossa, como o mundo é grande, mas ao mesmo tempo, nossa como o mundo é pequeno. Creio que dependendo do que você passa, você acaba se sentindo pesado até para sí mesmo. Creio que muitas pessoas que acabam querendo optar por suicídio é o fato de ser ateu que impulsiona. Quem acredita em jesus, deus, essas coisas tem como melhorar. Mas nós vamos nos reerguer como? Não sinto mais amor a vida.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo25/4/15

    Estou cansada.. cansada de não ter tido uma família estabilizada. . De ter estudado muito e não conseguir retorno.. cansada de criar ecpectativas com as pessoas, achar que elas irão fazer o mesmo por você. . Sentir-se só mesmo estando rodeadas de pessoas. Tento me reerguer, pensar positivo, mas passa ano após ano e continuo nessa agonia. Não aceito a vida como é, não consigo aceitar que ss pessoas são assim.. Será que o problema sou eu? Preciso de ajuda psicológica, minha cabeça é um tormento que não me deixa ser feliz.. estou triste, queria sair correndo, fugir e nunca mais voltar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10/6/15

      resumiu exatamente o que eu sinto! estudei para caramba,e no final meu pai arrancou a minha chance de terminar meu ingles e ser sec bilíngue que era o que eu queria. agora que preciso trabalhar minha saúde não deixa e sou obrigada a ser dona de casa , meu sonho de ser cantora ja se foi porque sou velha tenho 24 anos e já não vale mais a pena , passei necessidade que não estava acostumada e agora não tenho faculdade nem chance de fazer uma, não tenho como realizar meu sonho de gravar um cd, conhecer o japão , fazer curso de japonês e etc, porque vivo doente não importa o que eu faça.....vc não esta sozinha(o), também estou passando por isso e tudo perdeu a cor só sigo vivendo porque sei que se eu morrer será pior! =/

      Excluir
  12. Tenho depressao desde criança e so foi comecar a me tratar ja adulto. Mas sou um exemplo que nenhum medico explica, qual começo com uma medicaçao, ela funciona por 3 a 4 meses, apos meu organismo parece que anula o estimo do remedio. Entao tenho trocado de medicaçao e ate fico melhor neste periodo mas apos mesmo tomando cotidianamente a medicaçao ela nao me sustenta mais, e se eu parar é pior ainda. Estou cansado este mundo cão e canibal que vivemos, cada vez mais a vida esta mais dificil e os maus carater, caloteiros, estelionatarios se dando bem na vida e eu honesto, trabalhador, fiel a Deus, estou nesta situaçao. Estou cansado de trabalhar e vira e mexe um destes vagabundos cruzam meu caminho so para me prejudicar ou me roubar. Cade a justiça Divina? Sera que mesmo sendo uma pessoa de otima conduta, nunca prejudiquei ninguem, tenho que passar uma vida sofrendo, me matando trabalhando e nao alcançando minha estabilidade financeira?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo20/10/15

    Tenho 24 anos estou cansada de viver não tenho motivos para sorrir a vida so me tem dado pontapés isto é uma escuridão. Passo necessidades o pois o meu ordenado e muito pequenino e estou a ficar desempregada. Não acerto em nada mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo24/10/15

    Ta muito dificil viver. Nao sei mais o q fazer.tanta depressao os remedios me deixam com altos e baixos. Ora me animo um pouco ora so desejo morrer

    ResponderExcluir
  15. Anônimo31/10/15

    também tenho essa maldição e gente é uma sensação esmagadora sofrida dá medo desespero desesperança fim da linha mas gente sabe o que ajuda mexer conosco. fazer caminhada em passo apressado para desbloquear o cérebro e já agora conheçam sidarta gautama ele deixou dicas de como fazer o caminho para acordar. mas tem mesmo de fazer não dá para comprar nem para ninguém fazer por nos. tratem de vocês como se vocês fossem convidado de você mesmo e tem calma também porque a tristeza também existe não se acobardem diante da tristeza. e oh vão ajudando na medida do possível quem atravessa o vosso caminho. força meus irmãos que o sol brilhe para vocês como tem brilhado para mim. eu também passo maus momentos mas a não fico patinando agora compreendo e tenho mais paciência comigo. força eu acredito em vocês ass paula

    ResponderExcluir
  16. Estou cansada de viver, sou uma decepção para todos que amo por isso sei que estarão melhor sem mim . Não vejo mais razão para viver por isso estou pensando em suicídio.

    ResponderExcluir
  17. Estou cansada de viver, sou uma decepção para todos que amo por isso sei que estarão melhor sem mim . Não vejo mais razão para viver por isso estou pensando em suicídio.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo29/4/17

    Perdi amigos,parentes...emprego, até descobrir que tinha depressão,minha esposa coitada não sabe como me ajudar quando fico pior..e uma montanha russa com direito a ver a morte como amiga,a luta e diária ,o preconceito de comentar essa doença para alguém ,parece q te afasta mais delas,estou cansado...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes