Recentes :

DEPRESSÃO TOMA NOSSO CORPO E ALMA - 1

Os efeitos da doença são mais perigosos do que aparentam. Falta de sono, má alimentação, fadiga, entre outros, podem levá-lo à lona em pouco tempo

O que é invisível, silenciosa e pode acabar com a sua saúde em questão de poucos meses? Quem já passou por um estado depressivo sabe bem a resposta para a pergunta. Isso porque a doença pode desencadear uma série de problemas, que vão desde a má qualidade do sono, falhas na memória e até o desinteresse pela vida sexual (só para citar três). O lado bom é que esse distúrbio pode ser tratado, inclusive, com o auxílio de terapias naturais, como a acupuntura e a ioga (meditação). Identificá-la e procurar ajuda são os primeiros passos para sair desse estado de tristeza que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), será o transtorno mental mais comum do mundo em 2030. Para falar mais sobre o assunto conversamos com a psicóloga Ana Cristina Barros da Cunha, professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ataque ao corpo
Veja outros problemas que a depressão pode causar:

• Constipação (prisão de ventre)
• Irritabilidade
• Suor excessivo
• Dor de cabeça e nas costas
Por que a depressão é considerada o mal do século?
Ana Cristina B. da Cunha – A depressão, quando classificada como reativa, é caracterizada por um desequilíbrio do psiquismo da pessoa, causado por perdas materiais (de emprego, por exemplo) e afetivas (morte, separação, frustração). Dessa forma, fenômenos como estresse e violência, que são característicos deste século, podem ser desencadeadores desse tipo de transtorno.
 

Quais fatores levam a pessoa a entrar em estado depressivo?É importante diferenciar que a depressão pode ser reativa, como já foi falado, e endógena, quando se trata de uma mudança de humor sem um motivo aparente. Neste caso, é desencadeada por fatores associados a alterações neuroquímicas do cérebro, relacionadas ao sistema límbico (que regula as emoções). Os dois estados apresentam alterações na quantidade de neurotransmissores, como a serotonina, noradrenalina e dopamina, substâncias responsáveis pela ação, interesse e iniciativa de vida.
 

A doença vai além do humor depressivo. É verdade que ela pode prejudicar o sono saudável?Sim. Em qualquer um dos tipos de depressão a pessoa sofre uma alteração psíquica relacionada ao comportamento, pensamento e emoções, que causam vários sintomas, como insônia ou perda significativa de sono.

A baixa autoestima é uma das características do transtorno. Quais males isso traz à pessoa?
Em geral, a baixa autoestima está relacionada a uma representação negativa do indivíduo sobre a própria identidade. Ele se sente incapaz de responder às exigências pessoais e sociais que são impostas, duvida da capacidade de pensar, sentir e agir de acordo com o que é exigido. Além disso, tem dificuldade de iniciar e manter relacionamentos, investir em projetos profissionais, dentre outros.

Geralmente, o depressivo busca refúgio no isolamento. Por que essa atitude agrava o problema?
Porque assim ele reforça seu senso de baixa eficácia, autoestima diminuída, sentimentos de desconforto e de inadequação pessoal e social.

Segundo a Organização Mundial da Saúde,
a doença será o transtorno mental mais comum do mundo em 2030
Imagem: por sacks08
Compartilhe no Google Plus

Nota : João Casmurro

Volte sempre.
    Comente
    Comente no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.