O ATEÍSMO PREDISPÕE AO SUICÍDIO ?

Recentemente, uma polêmica envolvendo uma igreja evangélica e outra o apresentador José Luiz Datena, colocaram em pauta o preconceito existente contra uma minoria silenciosa: a dos ateus. Alheio a tal questão, o blog quer repercutir com os leitores uma enquete existente no Yahoo Respostas que indaga se o ateísmo pressupõe ao suicídio. Eis a questão:

"Ateus pensam que morreu acabou. Será que os ateus quando estiverem com problemas mais sérios na vida, não correm um risco maior de cometer suicídio?" (veja no original)

Veja abaixo algumas das opiniões expostas e deixe seu comentário.

Nichollas Henri - "Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver." (Dom Hélder Câmara) É quase um tabu, este assunto. As pessoas esquecem-se de que estão aqui por motivo ignorado e partem para a tolerância de uma vida que tende a situações drásticas, muitas sofrerão crueldades e mesmo assim, não se sabe se por apelo interior à sobrevivência, acabam por lutar em se manter por aqui. Na Bíblia, descobrimos que os casos que são interpretados como suicídio, não têm nenhuma advertência contrária logo em seguida à narração. Quem estiver interessado, basta pesquisar pelo fim que tiveram Abimeleque, Saul, Aitofel, Zinri e Judas Iscariotes. O ateísmo não seria motivo suficiente para que isso acontecesse, pois é a ausência de razão para viver que pode nos tentar a tal ato. Para reflexão".

* * *

Pedro Munhoz - "Não, quem predispõe ao suicídio é a depressão, que pode acometer a ateus e a religiosos, indistintamente.O fato de não acreditarmos em vida após a morte, pelo contrário, predispõe os ateus a valorizar o aqui e o agora, a vida presente como única realidade possível, o que é incompatível com a ideia de suicídio.

"Por outro lado, não tememos uma condenação especialmente rígida para suicidas,o que me leva a crer que,em caso de extremo sofrimento, doenças incuráveis, inacapacitantes e crônicas eu poderia sim optar por dar fim à minha própria vida. É claro que isso vai depender demais do juízo das pessoas à minha volta: não gostaria que elas sofressem inutilmente e talvez isso segurararia minhas rédeas. Mas não deixaria de me matar por temor a deus,pois não acredito nele".

* * *

Marco Antônio - "É bom que as pessoas entendam: nenhuma religião ou mesmo ética se sobrepõe aos instintos naturais e o maior instinto natural que temos é o da sobrevivência. É por isso que em tragédias ou dificuldades extremas vemos pessoas fazendo coisas que jamais supunham ser capazes de fazê-las. Por conta disso, tanto ateus como religiosos podem cometer suicídio num caso extremo, pois o que lhes guiará será o desespero e a incapacidade de lidar com a situação. Só como curiosidade, o país com maior número proporcional de suicidas é a Lituânia, de maioria cristã".

* * *

Admirador das estrelas - "A religião é uma barreira à depressão. Tenho amigos que, ao chegarem a conclusão de que Deus não existe... precisaram ler livros de autoajuda, visitar psicólogos e outras coisas para poder se recompor. Por isso eu odeio a religião. Não foi o ateísmo que quase matou meus amigos, mas sim a ilusão que eles viviam antes. Hoje sou ateu, gracas a Deus".

* * *

Samuel - "A vida é muito preciosa para um ateu se dispor dela. Ateus dão mais valor a vida porque essa é a única realidade possível. Sendo assim viver, por pior que algumas fazes da vida possam ser, é sempre melhor que morrer. A morte não trás alento ou conforto, só esquecimento....vácuo..."

* * *

Anônimo - "A religião não muda caráter e conduta de ninguém! Há tantos religiosos se matando por aí!"

* * *

Esk Zonk - "Bem na verdade vai da cabeça de cada um , cristãos se matam , ateus, enfim vai da cabeça e estado emocional de cada um."

Compartilhe:

3 comentários :

  1. Anônimo16/9/11

    Respondi no forum. É melhor para debates e exposição de opiniões.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo26/10/11

    O suícida busca na morte, a felicidade que não encontrou na vida - e isso independe de ser religioso ou não.
    racionalistaradical@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Nao, e absolutamente o contrário. o suicídio predispõe ao ateísmo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes