PESSIMISMO É UM DOS SINTOMAS DA DEPRESSÃO


Como quase todas as pessoas saberão, um dos sintomas mais frequentes da depressão é o pessimismo generalizado. A maior parte dos pacientes deprimidos olha para si mesmo de forma distorcida, acabando por acreditar em pensamentos como

“Não valho nada”,

“A minha vida é vazia”

ou “Nem vale a pena tentar…”.

Um dos grandes problemas associados à inexistência de acompanhamento psicoterapêutico prende-se com a impossibilidade de desconstruir estes pensamentos – a pessoa convence-se de que esta é uma visão realista da sua vida e entrega-se, ainda mais, a uma doença altamente incapacitante.

A páginas tantas quase tudo pode ser motivo para agudizar o desespero associado à doença. Se a pessoa deixa cair o saco de compras antes de chegar a casa, pensa “Sou um desastrado, não sirvo para nada”; se um colega de trabalho franzir a testa, surgem pensamentos do tipo “Ninguém gosta de mim”. É a própria depressão que inviabiliza o surgimento de alternativas mais razoáveis – nem os sacos de compras das outras pessoas se rompem, nem o colega de trabalho poderia estar aborrecido com os seus próprios problemas. Além disso, todos os erros que a pessoa deprimida comete ficam registados na sua própria memória e são vistos como sinais da sua personalidade. Por oposição, os comportamentos bem-sucedidos são olhados como meros acasos, exceções à regra.

Uma parte do trabalho psicoterapêutico realizado com pessoas com depressão passa precisamente pela aplicação de exercícios de restruturação cognitiva que ajudem a transformar as crenças irracionais em visões razoáveis e objetivas da realidade.

Quando o paciente tem oportunidade de alterar alguns destes pensamentos, as suas emoções também mudam.

Em paralelo com o trabalho realizado em sede de terapia é possível implementar alguns esforços para quebrar a escalada de negatividade.

♥ Antes de mais, o paciente com depressão precisa de interiorizar que o pessimismo é um sintoma da doença e que, em função disso, há muitos pensamentos que, ainda que pareçam realistas, não o são.

♥ Conhecer a doença implica saber que há outros sintomas, mais específicos, além da tristeza e da falta de energia:

Dificuldades de concentração.
Incapacidade para acabar projetos/ tarefas.
Dificuldade em lidar com grupos por causa da ansiedade.
Falta de motivação.
Inação.
Sentimentos de culpa e vergonha.

♥ Não basta identificar estes constrangimentos e responsabilizar a doença pela sua ocorrência. É preciso ser tolerante com as próprias falhas e aceitar que é preciso treino (terapêutico) para as ultrapassar.

Compartilhe:

11 comentários :

  1. Anônimo3/4/12

    sinto-me uma pessoa má inutio ninguem me intende tenho vontade de morrer todos os dias , sou incapaz resumindo sou uma pessoa muito mal,ninguem me ouve converso sosinha enfimestou só.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/4/12

    Ain J-sus, to com todos os sintomas a cima sitados. D=
    Agora mesmo tava tentando estudar, mas não consigo me concentrar e comecei a pensar: '' Nossa como eu sou burra, não consigo aprender isso''
    To com dor de cabeça, to com vergonha, to com dificuldade de fazer muitas coisas, acho que vou me dar miuto mal na escola.
    Perdi até a vontade de realizar meu sonho.

    ResponderExcluir
  3. Esse sit"quero morrer" pode ser uma salvação para muitas pessoas,grande ironia.Parabéns ao criador ou criadores.Muito bom esse artigo,simples e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19/4/12

    ha nao...salvaçao só pra quem esta tristinho apenas,pq quem sofre mesmo,le essas coisas e continua aceitanto essa dor!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20/4/12

    Gostaria muito de estar feliz...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo30/4/12

    vivo me sentindo assim... nada dá certo na minha vida. Nada, nem tenho vontade de respirar mais. Se eu pudesse só ficar em casa eu ficava...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo18/6/12

    Se pudesse desaparecer.... estou tão infeliz e desanimada. Sem forças.... Só queria desaparecer do mundo...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo24/6/12

    Eu por um lado sempre sofri toda a vida na escoka prejudicado por professores... Hoje tenho 22 anos vivo so estou empregado mas quando estou a trabalhar sintome extremamente cansado e se alguem ne diz algo que eu nao tenha feito bem ai mandome completamente abaixo... quando chego a casa ponho me a penssar que sou inutil neste mundo e que nunca deveria ter nascido...tenho vontades de morrer todos os dias..passo as ferias em casa e nao sei o que fazer...sintome tiste ...nao tenho qualquer vontade de viver. e pior eu estou semore a penssar e hoje,amanha que ne mato a minha familia nao e a melhor....simplesmente canto para mim para mandar estes sentimentos embora nas esta cada vez mais dificil.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/4/13

    Quero apresentar pra vcs a cura completa de todos esses sintomas de depressao. Sei que pra vcs nao é facil, pois ja tive muita vontade de morrer, maiss muita masmo, mais quando pra me nao tinha mais jeito encontrei a solucao " Jesus Cristo" esse liberta de verdade... nao á outra solução pra esse poblema, pois ele é espiritual e temos que combatelo com aquele que venceu na cruz do calvario todos e tudo em favor de todos nois. Jesus o Senhor !

    ResponderExcluir
  10. eu sinto muita depressão, tenho uma doença chamada transtorno bipolar, pra mim é muito difícil, qualquer fato externo que aconteça de ruim eu fico péssimo, enquanto uma pessoa que não tem problema demoraria uma tarde para se recuperar eu posso passar meses, tenho alterações no humor, tenho grandes amigos, uma bela família, meu irmão é 2 anos mais velho do que eu, ele é como se fosse um anjo pra mim, descobri essa doença aos 16 anos de idade, hje estou com 18, coloquei um objetivo na minha vida, tem poucos sonhos sem ser esse, só quero morrer um dia e saber que posso ajudar pessoas como nos que temos depressão, nao sou religioso, nao sei o que vem depois da morte, mas tenho certeza que ficarei feliz. O mais grave é que as pessoas não intende a gente, um dia um colega falou que era para largar de bobeira e parar de pensar nisso, outro dia uma pessoa falou que eu precisava era arrumar um emprego, com todas essas considerações a vontade de desistir é grande, não penso em morte, as vezes penso em fugir só com uma mala sem dinheiro sem nada, mas sei que isso não é possível pois tenho minhas necessidades fisiológicas, é tao ruim o quanto as pessoas não consegue nos intender, venho estudando essas doenças e vejo que nao somos pessoas inúteis, somos pessoas diferenciadas incríveis, levamos a vida de um modo, onde tem varias preocupações, ansiedade ao extremo ao ponto de acharmos que nao merecemos amor. O verdadeiro sentido da vida é viver, mas viver bem, nos dias atuais a sociedade cobra muito da gente, não penso no modo de individualidade penso no modo coletivo, onde as pessoas ajudem uma as outras. Essa iniciativa de ter um blog para compartilharmos as nossas experiencias é muito bom, se as pessoas que não nos intende nao nos ajuda, vamos nos juntar e todos ajudar nos msm, vamos começar a dar um ombro amigo, desabafar sempre que precisar, pois a angustia corroê toda nossa mente. abraços galera sempre estarei aq com vcs. posso indicar 3 filmes para vcs que me ajudou muito, " O lado bom da vida '' '' Na natureza selvagem'' '' Se enlouquecer não se apaixone"

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes