CFM APROVA NOVO TRATAMENTO PARA DEPRESSÃO


O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a técnica de Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) superficial como ato médico privativo. A técnica passa a ser cientificamente válida para utilização na prática médica nacional, com indicação para depressões uni e bipolar, alucinações auditivas nas esquizofrenias e planejamento de neurocirurgia. Esta é uma nova técnica que tem sido utilizada para o tratamento de transtornos neuropsiquiátricos. Sendo um tratamento experimental, cujo aparelho estimulador cria um campo magnético variável no tempo sobre o crânio.

De acordo com a Associação Brasileira de Estimulação Magnética Transcraniana, embora seja reconhecida, a técnica não invasiva e que não lesa o cérebro ainda não é muito usada no país. No entanto, tem efeitos positivos no tratamento de depressão, de psicoses que provocam alterações auditivas, como esquizofrenia, e no tratamento da dor fantasma. 

No Brasil, a pesquisa foi realizada pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E a Resolução CFM 1.986 de 2012 traz parâmetros para a utilização da Estimulação Magnética. Segundo a Câmara Técnica de Psiquiatria do CFM, a operação dos aparelhos de estimulação deve ser realizada exclusivamente por médico, em razão de sua complexidade. Para a operação dos aparelhos faz-se necessária a capacidade para identificar de imediato as possíveis complicações e para tratá-las.

De acordo com o psiquiatra do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), Daniel Hercos, Uberaba possui apenas uma média de seis psiquiatras na ativa para tratar a população, de quase 300 mil habitantes. “Acredito que ninguém esteja atualizado e tenha conteúdo para essa técnica ainda. É uma tecnologia de ponta e que só existe nos grandes centros, como São Paulo e Ribeirão Preto. Infelizmente, ainda é muito fora da realidade da psiquiatria em Uberaba. 

O médico destaca que Uberaba ainda não possui nenhum centro qualificado para atender com esta tecnologia de alta complexidade e por isso a farmacoterapia continua sendo o tratamento usual e já confirmado como altamente eficaz para doenças neuropsiquiátricas. E, não havendo resultados, o caso é encaminhado para centro de psiquiatria em São Paulo.

Compartilhe:

2 comentários :

  1. olha so me chamo adilson antoneli nao sei o que acontesse comigoestou fazendo tramento psiquiatrico sinto uma vontade enorme de morrer ja tentei 3 suicidio sou vigiado 24 hrs por dia nao saio so se nao me atiro embaixo de um caminhao onibus carro revolver se eu tivesse um ja estaria onde qero estar sou consiente do que faço de alguns anos para ca perddi a vontade de viver nao tenho mas sonho tudo se acabou nao vejo felicidade somente amargura meu passado parece que reflete no meu presentenao me fale que nao tentei oque mas fiz na vida foitentar mas cheguei ao ponto final tenho 49 anos vi sofri tudo que podia peços a deus que com suas divinas maos pare meu coraçao fumo como um louco tomo varios tipos de calmante sei que preciso de ajuda mas onde buscar esta ajuda ja fui na igreja catolica evangelica macumba presbiteriana para mim tudo que vejo sinto e a ipocresia vejo um pastor estupra uma menina de nove ano vejo padres praticando pedofilia pai estrupando suas filhas olha meus oolhos ja viram o mque tinha que ver nao suporto mas as vezes pergunto a deus a onde chegou a humanidadecom uma mao controi e com a outra destroi falr em depresao e que mas sinto depresao o pastor me pediu pare de tentar contra sua vida deixe deus agir mas como se eu proprio nao quero viver por isso reso esperando que deus se lembre de mim nao suporto mas esta e minha verdade

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21/7/12

    Filho! A humanidade naum chegou a lugar algum! Ela sempre esteve no mesmo lugar. Ouço espiritas falando que o mundo evolui. Balela! A maioria dos sers humano é, e sempre foi, individualista. Naum ha salvacao. Se tu espera ver coisa diferente, fica sentado porque vai cansa Os poucos sujeitos honestos sao honestos naum por que acreditam em Deus, mas por que sao eticos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes