TENDÊNCIA AO SUICÍDIO É UM PEDIDO DE AJUDA

Girodet, 1808, O Enterro de Atala. Ela se suicidou por amor
Suicídio é o ato intencional que visa retirar a própria vida ou o ato deliberado no qual o sujeito provoca a própria morte. O suicídio é um ato, particular a raça humana, pois apesar de alguns animais terem certos comportamentos que os levem a morte (a corrida dos lêmingue, por exemplo) não existe provas que esses atos tenham por vontade ou intenção de causar a própria morte. O suicídio é uma ação que contraria o instinto natural de auto-preservação comum a todos os seres vivos, ao mesmo tempo contraria a moral judaico-cristã (predominante na cultura ocidental), que diz  o suicida está destinado ao inferno ou coisa que o valha.

As formas escolhidas para acarretar a morte e falta de preocupação em tomar precauções para alguém ou algo evite que o ato seja consumado (a maioria dos suicídios pode ser evitado se alguém chegar a tempo) demonstram que por mais que um suicida planeje a dar cabo da própria vida o ato do suicídio em si é algo feito de maneira impulsiva. Do meu ponto de vista esses fatores demonstram também que no fundo o suicida tem a esperança de alguém ou alguma coisa possa lhe resgatar no ultimo minuto salvando a sua vida e lhe resgatando o desejo de viver.

O que leva alguém a cometer suicídio?

Existem diversos fatores que podem acarretar nessa decisão entre eles estão os sentimentos de vazio e solidão, a falta de perspectiva, os adoecimentos mentais (depressão, borderline, esquizofrenia, etc.), a tentativa de aliviar o sofrimento e a dor (como no caso de receber um diagnóstico de uma doença grave), traumas e lembranças dolorosas que não se consegue esquecer.

O suicida não consegue enxergar a vida como o oceano de possibilidades que ela é, ao invés disso ele se mantém preso aos problemas e ao seu sofrimento. Ele (a) não fica nesse estado por querer, mas sim por ser incapaz de sair dele sozinho (a).

De forma geral o suicídio é uma forma de fuga, uma porta de saída de uma situação a qual não se pode suportar. Para o suicida a morte pode ser uma libertação, uma passagem para um lugar onde os problemas deste mundo não possam chegar.

Não devemos nos esquecer de que a maioria dos suicidas (e pessoas com ideia de cometer suicídio) são portadores de alguma patologia psiquiátrica (mais comumente a depressão) e precisam de ajuda profissional e do apoio dos familiares e amigos.


Como identificar alguém que quer cometer suicídio?

Como eu posso identificar um suicida? Na verdade, a pessoa com ideação suicida dá alguns indícios: 
  • Melancolia, desânimo, pessimismo constante, falta de interesses e esperança (sintomas de depressão)
  • Sentimentos de autodesvalorização: “Sou um fracasso só trago problemas para os outros” “não sirvo para nada”
  • Falta de sono ou sono excessivo
  • Dicotomia ou rigidez cognitiva: estado de pensamento que leva o indivíduo a ver as coisas de maneira extrema: ou tudo ou nada. Ou a minha vida é perfeita ou é um desastre. 
  • Afastamento ou isolamento social, dificuldades de relacionamento e integração na família ou outro grupo no qual faz parte.
  • Oferecer ou doar objetos pessoais (de valor) sem um bom motivo para isso.  
  • Uso abusivo ou exagerado de álcool, drogas ou remédios. 
  • Agressividade e impulsividade.
  • História de suicídio na família.
  • Falar sobre morte e sobre morrer: “eu preferia estar morto”, “os outros vão ser mais felizes sem mim”. 
  • Se despedir das pessoas como se fosse pela ultima vez. 
  • Histórico de tentativas de suicídio.  

Se esses comportamentos aparecerem nos últimos tempos, ou logo após um acontecimento importante tal como a morte de um ente querido, um divórcio ou termino de relacionamento existe uma possibilidade muito grande de ideação suicida. 

Como eu posso ajudar alguém que está pensando em cometer suicídio?

Alguém que está em risco de cometer suicídio deseja e precisa ser ouvida, afinal ela se encontra cheia de conflitos e dúvidas e desabafar com alguém é a melhor forma de dissipara esses problemas.

Encontre um ambiente adequado para conversar. É necessário que a pessoa se sinta segura para falar, que não aja risco de interrupções e da presença de “curiosos” e “palpiteiros”.

Fale sobre a ideia de cometer suicídio: ao contrário do que as pessoas pensam falar sobre morte e suicidio não vai reforçar o desejo do suicídio, ao contrário ajuda o suicida a compreender melhor a os pensamentos e entender que essa não é a única e nem a melhor solução. 

Ouça de verdade: esse é um tipo de diálogo que precisa de toda sua atenção, não adianta ficar olhando para a cara do outro e ficar “viajando na maionese”. É necessário escutar e compreender o que o outro está lhe dizendo.
  
Deixe de lado a crítica: o suicida já possui uma carga muito grande de culpa e não precisa que você coloque mais disso sobre ele. Ao invés disso tente ser empático e compreender como ele (a) está se sentindo.

Valorize a vida: NÃO existe na face da terra nenhum motivo bom ou forte o suficiente para se cometer suicídio.  Por isso nunca pense: “no lugar dele acho que eu faria a mesma coisa”. Por maior que seja um problema ele sempre acaba, Existe sempre uma alegria e um prazer capaz de superar qualquer dor ou tristeza equivalente.

Reserve tempo: o suicida pode necessitar de muito tempo para expor todos os seus conflitos e mais tempo ainda para auxiliar a pessoa a mudar de ideia.

Como eu devo conversar com alguém em risco de cometer suicídio?
  • Fale com calma e ajude a pessoa e manter ou/e recuperar a calma
  • Fale menos e escute mais, não fique interrompendo o que ele (a) estiver falando o tempo todo.
  • Vá além das palavras, um abraço, segurar as mãos ou um toque nas costas ajuda a outra pessoa a se sentir compreendida e apoiada.
  • Não faça juízo de valores “mas isso é errado” “é pecado”.
  • Controle suas palavras e expressões de reprovação e espanto.
  • Demonstre que você está preocupado e que quer ajudar.
  • Demonstre que possui respeito pela pessoa e pela situação que ela está passando. 
  • Evite fazer perguntas indiscretas e desnecessárias.
  • Evite (extremamente) menosprezar a pessoa e o problema dela. Não diga coisa tipo: “isso não é nada” “já isso passa” ”se você tivesse os meus problemas então...”.
  • Converse de verdade não fique dizendo que apenas que “tudo vai ficar bem”.

Se quiser maiores informações ou se essa ideia estiver passando pela sua cabeça, ligue para o CVV (Centro de valorização da Vida) no telefone 141. Procure ajuda profissional (psicólogo ou médico) converse com alguém de sua confiança (familiar, amigo, pastor, padre etc.) mas não fique com esse problema só para você.

Cesar Augusto
 Psicólogo clínico e trabalha na prefeitura de São Caetano do Sul
A partir do site PsicólogoSP. Leia no original

Compartilhe:

27 comentários :

  1. Anônimo24/6/12

    Quem quer morrer não que ajuda não! Quer simplesmente morrer.
    A pessoa apenas tem medo de tentar o suicídio e não conseguir morrer e ficar com sequelas terríveis.
    porque se a vida já é uma merda, imagine se tiver vivo com sequelas.
    Quem considera a vida boa que continue vivo, mas não atrapalhem quem deseja morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/5/15

      quem realmente quer morrer nao pede socorro ,pois sempre sāo agidas por impulsos ,năo se importam com as consequencias,apenas sao guiadas pelo prazer.

      Excluir
  2. Anônimo24/6/12

    Eu quero morrer! E tenho pensado em compra uma arma (pois já tentei me matar com uma overdose e me pegaram 5 horas depois e conseguiram me salvar, apesar de eu ter ficado em coma por 12 horas).
    Agora está todo mundo em cima de mim, preciso conseguir um revólver. Só preciso cuidar para que o tiro seja certeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/5/15

      boa ideia ,se nao consegui d primeira vc acha q vai conseguir novamente.... nao importa o q faca s nao conseguiu com certeza nao e sua hora e se deu merda com certesa tudo piora.... a unica coisa q vai conseguir sao pessoas t vigiando e criticando,sempre havera um palerma para te julgar....

      Excluir
  3. Anônimo24/6/12

    Você considera feijão uma comida boa? Eu não considero e por isso estou errado? Ou você está certo?
    Não há erro ou acerto, apenas pontos de vista diferentes.
    Eu não gosto de viver e quero por um fim em minha vida.
    Quem está feliz por estar vivo, que continue vivo. Apenas não me atrapalhe em minha decisão de morrer.
    Amar a vida é a mesma coisa que amar alguém.
    Você pode não amar e nem por isso está errado.
    Eu não amo a vida e nem por isso estou errado.
    Amar ou não amar é algo subjetivo e nada nem niguém pode fazer com que eu ame a vida (assim como nada nem ninguém pode fazer com que alguem possa amar alguém, ou passe a gostar de um alimento ou objeto.
    Não amo a vida, assim como alguém não ama o seu trabalho, o seu companheiro e sofre em razão de tal fato.
    Quero apenas morrer e gostaria que o ato não seja violento.
    Mas caso não encontre um meio suave, acabarei fazendo uso de um meio violento!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo24/6/12

    Quero morrer! Deixem-me em paz! Não estou pedindo socorro! Quero apenas que ninguem me atrapalhe! Quem está feliz que assim continue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/5/15

      apartir do momento q esponha sua ideia de suicidio com certeza vc grita e anceia por ajuda....nāo se preocupe essa ė uma reacao normal .

      Excluir
  5. Anônimo26/6/12

    Eu amo uma garota que perdeu seu namorado em um acidente a um tempo atras. Estamos namoramdo,mas sinto q ela ainda esta muito apegada a ele,pois ela o amava mto. Mas ai eu acabei m apaixonando por ela,e vejo q ela n m ama,apenas gosta d min um pouco. Mas o q eu queria é que ela m amasse ou pelo menos demonstrasse mais carinho por min. Eu n vivo mais sem ela,mas por ela n retribuir esse amor q eu tenho por ela,estou querendo me matar. Mas quero morrer e ninguem achasse meu corpo. N quero mais sofrer por amor,pois ja sofri u m monte.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/10/12

    quero morrer perdi minha mae 2m 26 de dezembro de 2010, perdi meu cachorro em 18 de agosto de 2011 em 2011 setembro conheci um professor aqui ma escola que quis namorar comigo so que nao deixou encostar nele nem beija lo nem nda eu morria de vontade de fazer isso me humilhou dizendo que ficaria com qualquer uma menos comigo que o amor era horrivel e que nao estava procurando ninguem sou solteira tenho 50 ano e ele 51 tbm solteiro fiquei um me nessa visa passava mensagem e ele dizia que eu estava gastando credito a toa sou sozinha pois morreram todos de minha casa... talves seja por isso ele arranjou uma moça de 20a anos esta apaixonada por ele e ele me disse que o amor era horrivel e que nao estava prociurando ninguem ....e de pensar que ele abraça ele ama ela beija ela eu tenho vontade de mmorrer porque nao consegui fazer isso mesmo namorando com ele ficanmdo nos dois sozinhoa em casa....perdi tudo re quero morrer pois a solidao me mata e eu tinha todo apoio da minha mae e minha cachorra era minha companheira e eu nao merecia tudo o que ele me falo sou um lixo,,,um lixo fui humilhada e quero morrer porque quando o vejo ligando para a outra coisa que eu tanto esperei isso me mata....me ajude a morrer...te peço por favor quero ir com minha mae............

    ResponderExcluir
  7. Anônimo17/12/12

    Deus tem muitos planos para o ser humano se alguem ja pensou ou pensa em se matar ainda eu digo que a solução e Deus quer falar com você acesse www.webrestaura.com e faça seu pedido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/5/15

      quando uma pessoa se encontra em um caso critico em sua vida , quer diser q ja tentou de tudo ,nao importa o q acontece nessa situacoes a te sua fe pode ser abalada....

      Excluir
  8. Anônimo19/4/13

    Talvez eu queira morrer, talvez nao, é dificil de entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/10/15

      Sei bem como é,o quando é complicado ... Você fica totalmente perdido

      Excluir
  9. Anônimo28/7/14

    Eu ja tentei me matar com remedios fortes.mas n verdade eu n queria morrer.so queria desaparecer e ir p um mundo onde td mundo fosse feliz. :(
    Suzinha Bani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/5/15

      todos tem esse mesmo pensamento de desaparecer,sumir se liberta. mas sera q realmente encontraremos este lugar feliz? ou simplismente levaremo nossos problemas e dor insuportavel .... o q importa ė
      o consolo de uma alternativa d um mundo sem resposta

      nb

      Excluir
  10. Anônimo28/7/14

    Eu queria ter um pensamento positivo. :(

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/8/14

    Eu queria morrer mas tenho pena da minga mãe. Eu sou jovem, tenho relativa fama, as pessoas se inspiram em suas vidas pensando no meu sucesso profissional mas ninguém vê que na verdade eu sou fracassada. A vida toda pulei de psicólogo em psicólogo e todos só tentam ajudar com meu TOC mas a verdade é que eu não quero viver. Queria só dormir. Amigos, familiares, até tentam ajudar dizendo que preciso ser forte mas não é fácil eu sou fraca. Tentei fazer um MBA e acabei me afundando em dívidas e nem posso pagar mais psicólogo (que nunca ajudaram mesmo). Parece que não existe formas de me livrar sisso mesmo que eu queira. Só queria que minha mãe morresse logo para eu ter coragem de me matar. E nem é falta de amor, tenho um noivo fofo, mas ela não entende meu desespero, só diz que eu não estar bem atrapalha a relação. Droga, não quero me sentir mais culpada

    ResponderExcluir
  12. PRECISO MORRER.
    O MUNDO É MUITO TRISTE.

    ResponderExcluir
  13. Brota esta lágrima e cai.
    Vem de mim, mas não é minha.

    Percebe-se que caminha,
    sem que saiba aonde vai.

    Parece angústia espremida
    de meu vazio coração
    - pelos meus olhos fugida
    e quebrada em minha mão.

    Mas é rio, mais profundo,
    sem nascimento e sem fim,
    que, atravessando este mundo,
    passou dentro de mim.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo24/11/14

    Eu quero morrer pois nao tenho amigos, minha mãe faleceu em 2010 apesar de quando ela estava viva nao demostrava afeto por min, odeio meu pai ele foi um dos principais motivos da morte da minha mãe, nao tenho namorada, nao acredito mais no amor nem na esperança eu não gosto da minha vida não gosto nem de me olhar no espelho sou um terrível fracasso, quero dar um fim na minha existência medíocre de uma vez o maior problema é que tenho medo de morrer nao sei o q faço eu quero muito dar um fim na droga da minha vida mais como???

    ResponderExcluir
  15. ..frustração, solidão e insatisfação desde a infância..nem sei porque ainda estou aqui, talvez pelo medo da morte, ou de continuar vivo em uma situação pior, caso de errado o que todos já sabem...

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/5/15

    o fato de querer morrer ė descobrir q nunca teve vida,vivendo todos os dias iludindo-se .o real motivo dos suicidas nāo ė a morte e sim a busca pela liberdade....nāo penso em morrer e sim buscar uma vida,onde possa encontrar a paz intelectual ,a paz da alma,a morte do sofrimento da hipcrisia a busca da calma do estase , do prazer....

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2/7/15

    Pessoal não desistam, já planejei comprei as coisas e não podemos ir contra a maior lei da natureza o instinto de sobrevivência, somos uma espécie como todas as outras. Enfrentem seus medos

    ResponderExcluir
  18. Nada justifica tirar sua vida........eu tenho esses devaneios sempre que entro na tal TPM, sofro com depressao e neste periodo ela aflora ainda mais. O sentimento de morte é horrivel, nada ta bom e vc nao consegue pedir ajuda. mas meu amigo.....isso é por puro orgulho, as pessoas nao adivinham que vc esta precisando de ajuda se vc nao falar, eu tenho certeza que sempre ha alguem disposto a te ajudar com uma palavra amiga, uma açao de generosidade.......mas gente por favor, nao ha ajuda para quem nao quer receber ajuda, todo o processo de cura para esse mal depende exclusivamente de vc, vc precisa querer, coloque na sua cabeça que a morte nao é a soluçao, pq a soloçao é JESUS, muitos acham ruim ouvir isso, ate falam que é fanatismo ou ilusao......mas nao é, só Deus e seu filho amado podem nos tirar definitivamente dessa escuridao, apesar de eu sofrer com a depressao e ter essa vontade de desistir....eu recorro e consigo passar essa crise...eu chamo de crise. Crises passam, como tudo na vida passa, só Deus sabe o nosso dia e nossa hora, nao queiramos adiantar esse processo. Uma forma de te ajudar a sair dessa doença maldita é a doaçao, se doa para alguem, nao estou falando de se doar para um relacionamento nao, to falando para se doar a uma pessao que precisa ainda mais que vc, dai, vc vai ver como é maravilhoso doar o seu ouvido, seu sorriso, sua palavra, sua hora e assim por diante, vc vai perceber que alem de doar vc recebe muito mais....é ai que ta a sua cura......se coloque na situaçao do outro e tente ajudar sem querer receber a recompensa, pq ela lhe sera dada sem que vc perceba..............meu amigo tire da cabeça que morrer será a sua melhor opçao, pense que VIVER é a melhor opçao....................
    Eu participo do Centro Espirita Wantuil de Freitas da minha cidade e te confesso...tem me ajudado muito, eles sao otimos com as palavras e com a caridade, ali conheci pessoas completamente capazes de te ajudar e de te mostrar o caminho certo a seguir, Jesus tem me mostrado que vale muito apena viver. Se vc é catolico, evangelico, budista ou seja la qual religiao vc vai, nao importa, DEUS esta de braços abertos para te acalentar e tirar toda essa dor, angustia........te garanto, vc vai se surpriender

    ResponderExcluir
  19. Anônimo27/11/16

    É muito difícil.....tô querendo também .....mas tenho medo de que mas pra frente encontro a felicidade ..... E possa me arrepender

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes