Recentes :

YOGA 'TRABALHA A MENTE' CONTRA DEPRESSÃO


A depressão é um estado que tem como característica principal nos sentirmos mal. Nestes momentos, nossa energia está em estado vibracional muito baixo. Estamos envoltos por uma energia que não é visível para maioria das pessoas, mas que vibra constantemente dentro de nós e ao nosso redor. A depressão é uma experiência energética que se apossou de sua vida, mas felizmente não de sua identidade, porque é possível que você a modifique, fazendo, evidentemente, um esforço. Os (seus) pensamentos negativos subconscientes e conscientes alimentam a energia negativa. A maioria das pessoas com depressão tem uma tendência a pensamentos negativos, mesmo que seja livre para escolher os seus pensamentos. Mesmo quando experimentamos uma desagradável energia negativa, sempre é possível pensar positivamente. É necessário afirmar: “não necessito desse pensamento em minha vida”.

Muitas pessoas chegam a este mundo desejando ir embora e quando adultos não têm certeza se desejam ou não permanecer aqui. Têm a percepção de que o mundo não é um lugar seguro e que não há amor suficiente para eles. A depressão transforma-se em uma amiga que está sempre à disposição quando delas necessitam. Se você estiver deprimido há muito tempo, o corpo começa a crer que estar vivo é sentir-se dessa maneira. No entanto, é possível reeducar a nossa mente para que essa opere em uma frequência mais elevada de energia, de modo que se redescubra a luz.

Considera-se a possibilidade que a origem de muitas de suas depressões esteja relacionada com o seu nascimento. Se a sua mãe estava ansiosa, deprimida ou preocupada durante a gestação, possivelmente você recebeu muito desta carga de energia negativa. Muitos carregam essa energia tentando processá-la. Se você teve uma gestação ou um parto complicado é possível que uma parcela disso tenha ficado impresso em sua psique. Nós temos centros de armazenamento de energia e de padrões energéticos em nosso corpo chamados de Chakras, em sânscrito. Podemos armazenar padrões de eventos que ocorreram ontem ou há muitos anos atrás. Alguns desses padrões são memórias felizes, outros desagradáveis. Muitas vezes enterramos esses padrões de memória desagradáveis na profundidade dos Chakras que estão em nossas auras (campo luminoso de energia que envolve nossos corpos), e tratamos de esquecê-los, mas na realidade eles nunca desaparecem e, cedo ou tarde, aparece uma doença, que nada mais é do que o desequilíbrio da energia. A cura reside em equilibrar a nossa energia. Então, a doença é um problema diretamente do indivíduo, não um problema do médico; é de sua responsabilidade, você tem tudo a ver com ela. A medicina não pode ser a arte de “passar a bola para o médico”, só porque esse está sendo pago.

Ao longo de nossas vidas experimentamos variadas formas de energia negativa, como o medo, raiva, culpa, incertezas, criticismos e muitas outras. Porém, depende exclusivamente de nós não nos identificarmos com esses padrões e dirigir a nossa energia para a paz e para a felicidade. Existem muitas maneiras de equilibrar a energia. Uma delas é intencionar ser o mais amoroso possível. A energia amorosa dissolverá aquelas partes de si mesmo que estiverem desequilibradas. Outra forma é reconhecer o problema que afeta você e deixar de tentar controlá-lo. A chave é desprender-se da ideia de como as coisas deveriam ser; e permitir que um poder mais elevado se manifeste e se encarregue do curso das coisas. Todo este processo pode ser acelerado se você contar com um bom terapeuta Reikiano ou um bom massoterapeuta para trabalhar com você em um nível mais profundo.

A depressão afeta o estado de ânimo. Produz raiva e frustração, outros sintomas podem ser o aumento ou diminuição do apetite, desordens do sono, baixa autoestima, fadiga, irritabilidade, agitação, sentimentos relacionados com o suicídio e dificuldade de concentração. Para a pessoa que está passando por um período de melancolia associado a perda de algum ente querido ou com o término de uma relação afetiva, ou perda de trabalho, ficar deitado não é benéfico, a não ser que seja à noite para dormir. A pessoa deprimida passa horas ‘dando voltas’ em sua mente com os problemas que a afetam. Dirigir a mente ao corpo é uma ótima forma de começar a trabalhar a depressão. O problema é que a depressão pode tornar-se um círculo vicioso. Quando alguém está deprimido necessita mover o corpo, mas muitas vezes é impossível encontrar energia para fazê-lo. Como sou fanático pelo Yoga, para mim o melhor antídoto para a depressão é a prática da “Saudação ao Sol”, uma série dinâmica de posturas que estão no coração de qualquer prática de Yoga. Não é necessário praticar outras posturas, especialmente se não houver tempo para isso. A prática da “Saudação ao Sol” é eficiente pois trabalha tanto o corpo quanto a mente e geralmente ela é a chave para abrir emoções bloqueadas. Para estimular a prática, podemos utilizar um truque, que é apoiar os antebraços sobre o assento de uma cadeira e apoiar a cabeça sobre as mãos. Isso aumentará o fluxo de sangue para a cabeça e é o incentivo que precisamos para iniciar a prática da saudação.

Recomendo começar com seis ciclos de saudações e aumentar gradativamente o número de repetições. Ao terminar, descanse na postura da criança (Balasana) por alguns minutos.
Gustavo Ponce
Criador do método
Sattva Yoga, estuda e utiliza Yogaterapia
A partir do site Yoga pela Paz. Leia no original
Compartilhe no Google Plus

Nota : Editor

Volte sempre.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. EU QUERO VIVER NESTE MUNDO, ACREDITANDO EM DEUS. ESTAMOS EM UMA ESCOLA ONDE APRENDEMOS A NOS DISCIPLINAR E COMPREENDER MELHOR O PRÓXIMO. VAMOS TENTAR NOS MELHORAR E NOS LIBERTAR DO PENSAMENTO DE SUICÍDIO! ESTE PENSAMENTO PERTENCE ÀQUELES QUE NÃO PENSAM NO BEM ESTAR DOS SEUS ENTES QUERIDOS QUE OS AMAM MUITO! OS DESAFIOS SÃO NECESSÁRIOS, PARA QUE CONSIGAMOS ATINGIR O NOSSO PROGRESSO ESPIRITUAL. EU QUERO VIVER NESTE MUNDO, SIM, ENQUANTO DEUS ME PERMITIR E FAZER O BEM PARA MIM E A TODOS QUE ESTÃO EM MINHA VOLTA. VAMOS DIZER SIM PARA ESTA NOSSA MÃE TERRA QUE NOS ACOLHE COM CARINHO E AMOR! DEVEMOS APRENDER A SER FORTES PARA QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA E "DEUS NOS LEVAR PARA UM MUNDO MAIS ADIANTADO", E, ASSIM, POSSAMOS DIZER: EU TIVE O MEU DESENLACE, SEM TER DÉBITO COM O NOSSO CRIADOR. ESTOU LIBERTO E FELIZ! MEU SER ESTÁ TRANQUILO E A MINHA FAMÍLIA NÃO TERÁ QUE SOFRER O RESTO DA VIDA POR UM ATO IMPENSADO MEU! SOMENTE DEUS PODE ME LIBERTAR E, PARA ISSO, ESPERAREI QUE ELE E SOMENTE ELE ME LIBERTE E NÃO COMPACTUAREI COM UM ATO DE SUICÍDIO, TENDO EM VISTA, QUE TEREI QUE REENCARNAR VÁRIAS VEZES NESTA ESCOLA PARA QUE NÃO TENHA ESTA TENDÊNCIA AO SUICÍDIO. SOMENTE DEUS QUE NOS DEU A VIDA PODE TIRÁ-LA. VAMOS REFLETIR QUE SE FIZERMOS O SUICÍDIO, NÃO SABEREMOS O QUE ENCONTRAREMOS DO OUTRO LADO, PELO ATO DELITUOSO A NÓS MESMOS. TEREMOS, ASSIM, UMA GRANDE DÍVIDA COM DEUS, POIS INFRINGIMOS AS SUAS LEIS. ELE É PAI, MAS TEREMOS QUE RESSARCIR TODAS AS NOSSAS DÍVIDAS E PARA ISSO, TEREMOS QUE REENCARNAR VÁRIAS VEZES E, ASSIM, SÓ NOS ATRASAREMOS MAIS ESPIRITUALMENTE. VAMOS, PESSOAL, NOS MELHORAR, PARA QUE POSSAMOS SER COLABORADORES DELE NESSE IMENSO MUNDO CHEIO DE MORADAS, CONFORME JESUS DISSE EM SUA PASSAGEM PELA TERRA. TORÇO POR TODOS!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.