Recentes :

A DEPRESSÃO TEM DENTES E SORRI

“Tristeza por favor vá embora, minha alma que chora.....”

***

Quando se fala em depressão a imagem é de alguma coisa cinzenta, opaca e completamente fechada. No entanto, a depressão é uma doença com várias características e sintomas. Podemos até dizer que quando a tristeza passa do limite possível para um ser humano, se transforma em depressão, e esse limite não é medido, uma vez que varia de pessoa para pessoa.

Cada ser humano tem uma história e suporte para lidar com tristezas, frustrações, mágoas e perdas. Cada ser humano tem uma reserva de força ao longo da vida, e ao esgotá-la, se renova ou se extingue, dependendo dos fatores que a envolvem. O interessante de observar é que pessoas que sorriem ou riem, sempre passam uma idéia que estão bem.

Pessoas piadistas, que gostam de fazer humor também transmitem socialmente a felicidade. No entanto, pode-se dizer que muitas vezes a depressão também se instala na vida dessas pessoas, pois como se sabe tem múltiplas facetas.

Confundir conceitos é muito comum em nossa sociedade, até pela própria riqueza de nosso vocabulário.

O português é composto de quase 500 mil palavras e em média 5 palavras para a mesma coisa. Como é de se esperar, feliz se confunde com alegre, que se confunde com satisfeito, que se confunde com agradável, que se confunde com confortável ,que se confunde com pleno e saciado. Nem sempre a ordem é essa. Nem sempre a sequência é assim, sendo interrompida em alguma fase desse conjunto de palavras.

Portanto, há depressivos que sorriem, riem e mesmo com depressão em algum grau conseguem “mostrar os dentes”, contrariando a imagem estipulada no imaginário coletivo. Para uma avaliação precisa é necessário se despir de preconceitos, que são conceitos estabelecidos para o diagnóstico eficaz. Fato é que a depressão não escolhe rosto, endereço ou sexo, podendo se instalar como mar revolto em dias de tempestade ofuscando o sol, tornando a vida da pessoa uma noite permanente. Mas que frente ao tratamento adequado a luz do final do túnel se aproxima clareando o caminho a ser percorrido e repondo o estoque findado de forças para continuar a trajetória a ser percorrida, que se chama vida!

Mariângela Salomão
A partir de Paraná Online. Leia no original

Compartilhe no Google Plus

Nota : Editor

Volte sempre.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. A verdade é que uma pessoa que acredita no sorriso de um depressivo pode ser por desconhecimento da verdade ou pura e simplesmente falta de interesse.Vamos cair na real,hoje em dia ninguém se preocupa com ninguém!A felicidade egoísta é a maior preocupação,aquelas coisas urgentes e rápidas para uma felicidade instantanea...Um depressivo não faz parte de uma busca por felicidade instantanea pois o problema dele se arrasta,as forças lhe faltam e ninguém tem tempo pra carregar alguém nas costas ou ajudá-lo a caminhar,mesmo que seja a seu lado.O mundo a cada dia fica mais patético,mais fútil e egoista...talvez o desejo de morrer exista para não ter que conviver com essa sujeira toda

    ResponderExcluir
  2. Nao vou mais me iludir com as pessoas...elas nao mudaram.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.