ESTUDO DIZ QUE INSÔNIA PODE LEVAR AO SUICÍDIO

Imagem por It's Fucktastic
Estudo da Universidade de Geórgia Regents, nos Estados Unidos, e publicado pela revista Journal of Clinical Sleep Medicine confirma a relação entre a insônia e pensamentos suicidas. A constatação sugere que avaliação específica e o tratamento de problemas de sono concretos podem reduzir o risco de que pessoas com sintomas depressivos decidam tirar a própria vida.

Segundo o autor principal do estudo, W. Vaugh McCall, a insônia e os pesadelos, que são comumente confundidos entre si e andam lado a lado, são fatores de risco para o suicídio. Contudo, até agora era desconhecida a maneira como eles contribuíam para o comportamento.

O estudo empregou provas psicométricas para avaliar objetivamente o estado mental de 50 pacientes com depressão que recebiam tratamento hospitalizado, ambulatorial ou em serviços e urgência. Os participantes tinham entre 20 e 84 anos de idade. 72% deles eram mulheres e 56% haviam tentado se suicidar ao menos uma vez antes.

Os resultados apontaram que os participantes tinham um grau moderado dos sintomas da insônia, medido com base no Índice de Severidade de Insônia. E embora a desesperança se relacione com as ideias suicidas, não apareceu significativamente ligada à insônia, às crenças disfuncionais ou aos pesadelos. Porém, as três variáveis do sono se correlacionaram com pensamentos suicidas.

O que os pesquisadores detectaram foi que quando a insônia e os pensamentos suicidas eram considerados isoladamente, a insônia foi, como era esperado, um preditor do pensamento suicida. “O resultado é que a insônia pode conduzir a um tipo muito específico de desespero e desesperança por si mesmo, o que é um poderoso preditor do suicídio”, conclui McCall.

De acordo com os autores, o estudo sugere que os pesadelos e as crenças e atitudes disfuncionais sobre o sono podem representar novas metas para a prevenção do suicídio.
A partir do site Universia Brasil. Leia no original

Compartilhe:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes