PORTUGAL TEM PROGRAMA PREVENÇÃO DO SUICÍDO

O Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) 2013-2017 está em discussão pública, no site da Direção-Geral da Saúde (DGS), até ao dia 30 de abril. A submissão dos contributos pode ser efetuada através do endereço contributos.pnps@dgs.pt.

O PNPS 2013-2017 é uma necessidade premente do país tendo em conta:
  • O impacto do suicídio na saúde pública;
  • O aumento das taxas de suicídio registado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na última década;
  • A subnotificação dos suicídios, que oculta a verdadeira dimensão do fenómeno;
  • A prevalência de fatores de risco, nomeadamente da doença mental;
  • A dificuldade na harmonização da terminologia relacionada com os diversos tipos de atos suicidas e comportamentos autolesivos, que compromete o seu estudo;
  • A dificuldade de registo e avaliação da efetividade das medidas implementadas ou a implementar;
  • A necessidade de criar sinergias com as experiências e recursos existentes.

Os comportamentos autolesivos e atos suicidas representam um grave problema de saúde pública. Apesar de toda a sensibilização e formação desenvolvidas, a prevenção do suicídio carece de um programa sistematizado e articulado que permita a identificação de intervenções, a avaliação da implementação e da sua eficácia.

O grupo de peritos nomeados para a elaboração do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, a que a Sociedade Portuguesa de Suicidologia se associou, teve em conta a realidade nacional, caracterizada pela pouca fiabilidade do registo do número de atos suicidas, diferentes terminologias e diferentes clusters, bem como as orientações mais recentes da Organização Mundial de Saúde e as recomendações constantes do “Suicide Prevention Action Network, USA” (2001) – Rede de Ação de Prevenção do Suicídio nos Estados Unidos.

O PNPS 2013-2017 inclui:

Medidas universais, destinadas à população em geral;
Medidas seletivas, para grupos de risco específicos;
Medidas indicadas para indivíduos em elevado risco.
A monitorização e avaliação do plano permitirão a sua adequação e redefinição sempre que necessário.

O PNPS 2013-2017 contempla, assim, as condições para uma uniformização da terminologia, uma melhoria no registo dos atos suicidas e, a prazo, uma redução de comportamentos autolesivos e atos suicidas.
A partir do Portal da Sáude. Leia no original

Compartilhe:

7 comentários :

  1. Anônimo13/5/14

    nem li o que estava escrito. só queria dizer que amo a minha familia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/1/15

      Não se matem podemos não ter sorte neste neste mundo mas depois da morte continua vida

      Excluir
  2. Anônimo3/6/15

    Quando estou triste fico no meu quarto e penso e falo pra deus pk vc não dá minha vida pra quem q viver pk eu não quero...quando tinha 5 ano sofri bastante meu pai era alcoólica ele bebia ficava transtornado. Lembro q quando fui fazer minha 1 festa tinha 3 ano não alembro de Td certinho só d algumas coisa tava eu meu irmão e minha mãe e minha prima nois estava esperando meu pai chego,e quando ele chegou tava bêbado e destruiu td... Acho q é por causa disso q nao gosto q faz festa pra mim.. Quando completei 7 ano tava meu tio e tia meus avós e meus primos e meu pai e mãe tava no sitio do meu avô e tava denoite deveria ser umas 10 da noite e meu, pai começou a discutir cm meu tio meu pai,tava bêbado mais quem começou foi meu tio... Meu pai pego o facão pra assusta meu tio só q. Tio colocou a mão no facão não hora do justo e cortou um pouco... Todos saímos correndo desesperado no meio do matô cm medo de morre meu,pai pegou a moto e acendeu o farol pra ve si achava a gente foi muito sofrindo e quando meu pai si acalmo nois voltamos e eu juro VI DUAS SOBRAS UMA DE CADA LADO NO MEU pai...MINHA MAE DISSE Q JA VIU O BICHO FEIO JUnNTO COM MEU PAI NA HORA Q ELE Tava DORMINDO E ELA REZOU E O BICHO Siumiu o tempo foi passando fui crescendo e agora faz 5 ano q meu pai não bebe ele virou outro homem um homem d deus meu pai tem muita forte mais eu acho q é um anjo o meu tio 2 q cuida dele.. Meu pai teve chance de morre 3 vez so q deus esteve cm ele.... Agora eu tenho 15 ano sou uma menina muito bonita atraente e eu agradeço a Deus tds os dias por td q ele fez na minha vida tenho meus santos aki e sempre ajoelho e agradeço só q acho q sou uma menina egoísta pk deus realizou tds meus sonhos e eu ainda falo q tô triste quero morre.. Já tentei me mata eu já tomei um monte d remédio.... Já me cortei...já me enforquei mais eu tenho certeza q eu tô na terra pk tenho uma missão pk eu penso si fosse pr min morre já tinha deis d quando minha mãe tava grávida f mim ela caiu e o médico disse q t viva por milagre d deus é tbem quando eu tinha 3 mês meu pai chegou bêbedo aponto uma arma na minha cabeça e atirou só q por outro milagre d deus a arma pivô.. No outro dia meu pai vendeu a.arma... Deus obg por td. Q o senhor fez pro mim so q ag te pesso livra esse pensamento de se suicida da minha mente por favor..pessoal tenho 15 ano e já me penso em si mata será q quando eu fica mais velha vo pensa mais ainda oq eu preciso é d carinho e compania pra pfv me ajudar :(

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/7/15

    Estou como vc, essa vontade de morrer todos os dias, tenho 22 anos e sou uma fracassada, o fracasso da familia, a louca. Eu queria poder ficar em casa sem sair do quarto o resto da vida, mas sou obrigada a ratejar para o trabalho, penso todos os dias em como eu poderia acabar com minha vida. Ja tive muitas oportunidades mais nunca fiz, eu to cansada de ser um fracasso, tenho 6 irmaos e me sinto sozinha, ninguem numca me perguuntou se eu precisava de alguma coisa. tenho vontade de ir embora, de me jogar de um predio, de me inforcar, mais ainda n conseguí. Eu preciso de ajuda. sera q alguem pode pfv.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17/9/15

    Amigas(os) que passam por momentos de desespero, vocês são especiais, preciosas, únicos. Meu watsapp 21-999209678 (vivo).

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20/9/15

    Amigos. .
    Tenho me sentindo péssima, não tenho mais ânimo pra nada. Perdi meu eu a minha alegria a vontade de viver!! Sou extremamente infeliz.. Moro c o paí da minha filha um grosso uma pessoa que só sabe me deixar pra baixo..Grita comigo não me respeita e além de tudo isso se não bastasse começou a jogar minha filha de 4 anos contra mim..Ela não me escuta e se eu não dou as coisas qdo ela quer ela me avança me bate.
    Não aguento mais viver desse geito.Peço todo o dias pra sair desse mundo pois a pessoa que eu mais amo nao me respeita nao me trata como mãe! !! Essa situação está acabando comigo...só penso em morrer pra mim viver não tem mais sentido..Se não fosse pela mãe e o paI maravilhosos que eu tenho eu já tinha tirado a vida..mas penso no qto eles iriam chorar o qto iriam sofrer..Pq eles me amam e eu amo eles...

    Minha vida está se acabando aos poucos. .

    ResponderExcluir
  6. Anônimo24/9/15

    EU sempre fui forte sempre consegui levanta da cama e seguir a vida a vdd é que ngm nunca sabe qd n estou bem. Mas os ultimos meses tem sido os piores .. As piores noites .. EU n consigo confiar nas pessoas me abrir .. EU to só .. Ja pedi tanto perdao p Deus mais é que EU ja nao tenho mais jeito.. Acabo p mim... Acabo .. EU nao aguento mais essa angustia no peito n da chega .. EU so qria ser normal.. Qria q alguem me entendesse me abraça se só.. s.o.s

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes