ALIMENTOS PERIGOSOS PARA A DEPRESSÃO

Descubra quais são os alimentos que podem intensificar a depressão ou mesmo induzir a ela, segundo a nutricionista Gabriela Tais Passoni. Todos eles atrapalham o bom funcionamento cerebral, principalmente a comunicação entre os neurônios e, consequentemente, afetam o equilíbrio emocional. Apesar de não precisarem ser banidos da dieta, controlar a quantidade de ingestão é fundamental:

1. Álcool

Por gerar alterações fisiológicas no trato gastrointestinal, prejudica a absorção de nutrientes como as vitaminas do complexo B, vitamina D, além de interferir em seu metabolismo e aumentar a excreção de vitamina C, magnésio, zinco, selênio, podendo causar danos cerebrais. O álcool pode interferir no humor, sono e motivação, e também afetar a eficácia dos medicamentos para depressão.

2. Carboidratos

A depressão está relacionada com a inflamação e com o desequilíbrio entre glicose e insulina. Com ingestão de uma quantidade elevada de carboidratos, há o aumento do índice glicêmico, que por sua vez aumenta os níveis do triptofano, fornecendo um bem-estar passageiro. O consumo de carboidratos aumenta a liberação de citocinas próinflamatórias, e a inflamação do organismo tem uma relação direta com a depressão.

3. Açúcar

Em excesso, pode prejudicar o equilíbrio emocional, porque afeta a transmissão neurológica e reduz os níveis de fator neurotrófico, que é um fator de crescimento do neurônio. A consequência desse mau funcionamento cerebral também afeta os receptores de membrana da serotonina, considerada o hormônio da felicidade, podendo causar transtornos depressivos.

4. Carne vermelha

Quando cozida, a carne vermelha forma as aminas heterocíclicas, que são substâncias indesejadas produzidas durante a exposição de alimentos a altas temperaturas, e que prejudicam uma série de funções do organismo, entre eles o bom funcionamento dos neurônios. As carnes também são fontes de aminoácidos que competem com o triptofano no cérebro e com isso diminuem a síntese de serotonina.

5. Alimentos industrializados

Estes são os alimentos mais ricos em gorduras trans, que são tóxicas para os neurônios. Essa gordura estimula a produção de citocinas pró-inflamatórias, que gera resistência à insulina e um desequilíbrio dos ácidos graxos essenciais (ômega-3) nas membranas cerebrais.

A partir da Revista Viva Saúde. Leia no original

Compartilhe:

4 comentários :

  1. Faça uma oração todos os dias e peça a Deus forças para todos os desafios da sua vida. A oração é uma conversação com Deus! Peça a Jesus para que você tenha fortaleza nos momentos difíceis! Eu estou bem melhor por fazer a minha oração. Não desista nunca de você.
    Deus ama a todos nós. Veja o vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=ZX7LHQUBBdo

    Torço por você!

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza absoluta de que Deus não existe para todos!
    Já fiz tudo o que os crentes recomendam, eu realmente gostaria de ser feliz... mas eu nasci torto, desde criança sou mau caráter, fraco, covarde... me detesto, sou capaz de ajudar qualquer um, menos a mim... se Deus existisse, já teria feito alguma coisa pra me ajudar, pois já gastei bem umas duas mil noites chorando e rezando. É muita sacanagem de Deus se ele existir para mim, me deixar viver mais de uma década em desespero, e o que é pior, tendo que dar uma de Cristo para esconder minha situação das pessoas. Já fui internado, tomei vários tipos de remédio, já meditei, já me droguei... sempre acabo me encontrando de novo, lá no final do túnel: um fraco, um fracassado, a cada dia mais envelhecido, com os dentes podres e a mente deteriorada pela tristeza, pelo desânimo e pelo desespero! Meu único projeto é morrer.

    ResponderExcluir
  3. Como nossa amiga disse, meu amigo nao desista da sua vida, ela é o bem mais precioso que Deus nos dá, talvez nos entramos aqui neste site para passar estas simples palavras, tenha coragem de esperar o fim de suas provas, seja forte, talvez voce esteja sendo testado, e o inimigo te esperando de braços abertos, mas tenho a certeza que será Deus, que ira ficar feliz por voce ter feito a escolha certa, nos somos atormentados quando estamos incomodando o inimigo com as orações que você menciona que faz sempre, ele não vai atentar que já é dele, e sim você que esta no caminho do Senhor, meu sogro atirou em sua própria cabeça ontem 22-9-14, não tinha muito contato com ele por ele não ser próximo da filha, mas queria muito que ele tivesse essa oportunidade de ler essa palavras como você esta lendo agora. Um suicídio meu irmão nada mais é que o verdadeiro inicio do sofrimento, pegue o que você sofre hoje e multiplique eternamente, a vida sempre terá duas formas de olharmos, olhe sempre pelo lado bom, um pequeno ex. se seu carro quebrar n pense que Deus não te ajudou, pense que talvez ele mesmo o fez seu carro quebrar para te livrar de um acidente fatal logo a frente. Meu resumo, não pare de orar, vai chegar a hora que o acumulo de orações feita por você já vai ser pesada suficiente para esmagar a cebeça dele, como nossa Senhora fez.

    ResponderExcluir
  4. depois de ler isso ai fiquei preocupado, o que devemos comer então ?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes