APRENDER ESPERAR AJUDOU A SUPERAR DEPRESSÃO

Em depoimento, o religioso conta como recuperou a autoestima. Após sofrer uma lesão, o padre ficou três meses numa cadeira de rodas. Deixou de correr, engordou 40 quilos, diz que sentiu dor e frustração, mas perseverou. Assim, alega ter descoberto o significado da frase "o tempo de Deus"

PADRE MARCELO ROSSI

Padre Marcelo Rossi, em 2010. 

Quando machucou o tornozelo,
 ficou meses sem andar e beirou a
 depressão: “Agora, eu sei como é”
"Não conseguia explicar o que sentia. Parecia existir um deserto dentro de mim. Acordar e dormir eram os piores momentos daqueles dias de 2010. Na cama, deitado, imaginava que tudo o que acontecera no dia anterior se repetiria de novo. E de novo. É como obrigar alguém que gosta de provar novos sabores e combinações a comer, em todas as refeições, o mesmo prato. Não conseguia me olhar no espelho. Evitava encarar um reflexo frustrado. Chorava sem motivo. Machucar gravemente o tornozelo esquerdo, em abril daquele ano, não tirou apenas minha independência de ir e vir quando desejasse. Roubou o prazer que sentia todos os dias quando corria na esteira. Apagou minha autoestima. Foi a primeira vez que experimentei uma profunda tristeza na minha vida, um princípio de depressão.

Tudo aconteceu muito rápido naquele final de abril. No dia 27, depois de realizar a missa da manhã, recebi a visita do embaixador de Roma, Dom Dino Samaja, na minha sala. Ele disse: ‘Você foi presenteado’. Diante da minha surpresa e da paralisia pela qual fui acometido, Dom Dino continuou: ‘Você receberá um prêmio, em Roma, das mãos do (então) papa Bento XVI.’ A cerimônia tinha data marcada, 22 de outubro. Essa premiação, até então por mim desconhecida, é concedida pelo papa todos os anos. Cinco pessoas são escolhidas por se destacar na difusão do catolicismo no mundo. É obrigatória a presença do homenageado. Em caso de falta, o prêmio é cancelado. Naquele ano, eu seria um dos cinco a receber o prêmio Van Thuân, com o título de evangelizador moderno.

Dois dias depois, torcedor fanático do Corinthians, não conseguia dormir por causa do jogo em que o Flamengo, por 1 a 0, tirou meu time da disputa da Copa Libertadores da América. Mal-humorado e sem sono, decidi correr na esteira. Eram 4 horas da manhã. Pratico corrida sempre à tarde ou à noite, a 9 quilômetros por hora. Naquele dia, não era possível esperar tantas horas para aliviar o estresse. O treino não durou mais que cinco minutos. Tive uma vertigem, pisei mal na esteira e fui lançado para trás. Na hora, me lembrei de proteger a cabeça – regra básica das aulas de artes marciais que fiz na adolescência. Levantei do tombo com dor no corpo, em especial na clavícula. Decidi procurar ajuda médica. 

A avaliação mostrou que a clavícula estava bem. Meu tornozelo esquerdo não. Na queda, rompi todos os ligamentos. A previsão mais otimista falava em meses de tratamento – e nenhuma viagem. Pensei: ‘Não vou me recuperar a tempo de receber o prêmio’. Diante desse impasse, o médico deu duas opções. Uma cirurgia, de resultado incerto, ou centenas de sessões de fisioterapia. Sem a operação, o tratamento seria mais longo, mas era a única chance de voltar a caminhar até a entrega do prêmio, em outubro. Optei pela recuperação em casa."

Compartilhe:

20 comentários :

  1. Anônimo20/7/13

    Engraçado que ele falou "daqueles dias de 2010", experimente se sentir assim durante anos e anos Padre.

    ResponderExcluir
  2. mariana6/8/13

    Que futilidade. Parece o depoimento do pastor que sabe que Deus existe porque um dia perdeu a chave do carro,orou a Deus e a encontrou. Tanta gente sem saída,em total desespero, sofrendo abusos pela própria Igreja, abandonado por Deus, que clama por socorro mas ele nunca vem, depois comete o ato sem volta, e vai pro inferno. Que deus bondoso.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/8/13

    Isso é para as pessoas verem que Padre é como um ser humano como qualquer um, apenas escolheu um caminho de entrega a Deus...Que bom que ele deu a volta por cima, talvez a fé tenha o ajudado.

    ResponderExcluir
  4. Não existe vida DEPOIS DA MORTE, não existe ALMA, não existe Deus...
    Existimos e temos que suportar a existência...
    Em suma, SER FELIZ ou INFELIZ...
    Mas retirem "DEUS" de TUDO, é uma perda de tempo e um atentado à inteligência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17/2/15

      Você não tem o direito de dizer que Deus não existe.. Você nasceu, a vida é um dom de Deus.. Espero de todo meu coração que um dia você consiga enxergar o milagre da vida, e que a cada suspiro seu Deus esta com você !

      Excluir
  5. Anônimo21/9/13

    Parabéns Padre Marcelo. É preciso realmente acreditar na espiritualidade para superar um sentimento depressivo. Que sentido haveria em viver entre tantos egoístas, medíocres, sem acreditar que além desta carapaça mundana existe algo sublime, maior. Não é possível uns com tanto, outros sem nada, uns com muitos talentos, outros sem dons, sem que haja continuação e desenvolvimento. Para viver, mesmo que aos trancos e barrancos é preciso acreditar que estamos aqui para a evolução da nossa parte que não podemos ver, mas sentir e muito. Sofro de problemas psiquiátricos que além da genética mostram meu desencanto com os seres humanos e acredito que é realmente ato de superação viver entre feras que a todo instante se apresentam. Hoje cada qual se preocupa consigo, sues carros, celulares, roupas sem sequer estender a mão aquele ser mais próximo que implora um pouco de atenção. Por isso, Padre, fico realmente feliz em ver que a tristeza que o acometia mudou de expressão, com entendimentos muito mais relevantes. Acredito sim recuperados, porém entendo marcados. Quem traz amor dentro de si não deixa de sofrer com a dor alheia. Entram aí a piedade e tantos outros bens da alma. Fique bem....Paz no coração..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12/10/15

      nao sei como voce pode acreditar na evoluçao do ser humano onde cada dia que passa só vemos injustiças egoismos egocentrismos , se o ser humano estivesse evoluindo ao longo dos seculos isso aqui estaria um paraiso mas nao vc mesmo sofre c problemas psicologicos sinal qua sua fé nao vale de nada

      Excluir
  6. Anônimo29/10/13

    Com dinheiro e varias formas d ajuda,fica facil ter fé. Queria ver se alem do tornozelo ele tivese q trabalha duro p se manter.,lidar cm cobranças do dia a dia d uma pesoa comun...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/12/13

    vou fala da minha amiga ela era pequena desde de nova dos 5 anos ela sofre profundamente na alma,ela estudava uma escola normal desde de pequena foi desprezada pelos colegas chigavam ela nao brincavam com ela ela ela muito infeliz ainda e um pouco mais ainda bem que ela tem certeza que deus esta a ajudando ela tem hoje 16
    com 11 anos ela machucou cortou a perna e ate hoje ela tem uma cicatriz ela sofre por causa disso mais ela sabe que vai melhora porque ela acredita ela pensa que aos vinte anos essa cicatriz vai melhora e tem que melhora graças a deus melhoro bastante mais ela diz que nao nao mesmo totalmente depois que ela formou o 9 nono ano deus melhorou a aparencia dela ela mereceu e sempre vai merece ela ora muito e deus e misericordioso amem ela e bonita nao e feia tambem nao existe gente feio so existe gente bagunçada ou bagunçado existe sim gente feio leembrei sao aquelas pessoas que matam roubam discriminam vamo volta no assunto ela tambem viveu seus momentos alegres no 1 ano no ensino medio foi o mais alegre dela no 2 ano no ensino medio foi mais dificil sabe a vida de adolescente mulher e um pouco complicado e nem de todas ela engorda e emagrece uma hora ela acredita que vai fica magra tenho fe em deus que ela vai e ela ta no corpo medio ela que fica assim para sempre sem engorda tomara que ela consiga ela ta meio em depressao mais ela vai se cura em nome de jesus e se eu fala que ela sou eu vc acredita ou não?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14/12/13

    Solidão, vontade de sumir, ir para algum lugar e não ter para onde ir, os ruídos, movimento de outras pessoas causam mais tristeza

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/3/14

    facil acreditar em deus e em cura qdo não se é amputado...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4/3/14

    Minha depressao se agravou quando meu namorado terminou comigo. Namoro a distancia, mas com muitas promessas de eterno amor, amor para sempre, hoje vejo que eram falacias vazias.
    Eu estava completamente iludida, com as palavras de vamos ficar juntos para sempre, vamos construer nossa familia, vamos ter um filho... e entao, eu ja tinha depressao leve, a cabeca confusa, ele falava palavras bonitas mas agia cada vez mais diferente. E eu nao queria enxergar a realidade. Faz um ano que tudo terminou, de forma repentina e traumatica, e hj me peguei lembrando dele...estou recuperada da depressao mais forte, daquela que paralisa e torna um zumbi sem forcas e sem coracao. Ms foi com muito custo. Todos meu sonhos que eu tinha num relacionamento romantic eu coloquei neste que fracassou, coloquei minha fe e energia, e hj sinceramente estou desacreditada que eu possa amar novamente e ter um relacionamento. Eu tambem falei muitas coisas tipo ama lo para sempre, ficar junto eternamente... coisa de adolescente embora eu ja nao seja mais uma. Tenho culpa de ter usado minhas palavras de forma tao irresponsavel assim como ele. Tudo nao passou de uma encenacao doentia, um teatro pastelao, ilusorio, e so queria me libertar da culpa de ter falado tanta bestera e tanta mentira, pois eu nao o amava, senao nao teria vontade de mata lo depois que ele disse que estava me traindo. Que palhacada me sujeitei. Tenho vergonha de mim. As vezes tenho vontade de dizer para ele que ele foi o maior idiota que conheci na minha vida. Mas ate hj me controlei. So sei que ele foi como um fruto toxico que comi e ate hj sinto os efeitos que quero vomitar a ultima gota dele que ainda tenho dentro de mim.
    Pela minha experiencia... nao se entreguem compeltamente a alguem, ame e se ame, isso de se entregar de corpo e alma eh doentio e quando a outra pessoa sumir, vc pode ficar apenas um zumbi, um vazio e uma depressao profunda. Ninguem vai se importar, muito menos o suposto amor, se eu tirasse minha vida, vai ver que ele queria isso mesmo, esse vampiro desgracado. Desculpe o desabafo, hj posso desabafar, mas antes eu nem conseguia desabafar e poderia estar embaixo da terra.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo29/3/14

    Existem dias que estou bem e o que mais quero é continuar viva para receber as vitórias que tanto almejo. Há dias, porém, que oro para que Deus me leve ligo pois já não suporto mais estar aqui na terra, tenho medo de ser ingrata a tudo que Deus já fez por mim,pois, embora os meus sonhos estejam frustrados, eu tenho tudo que uma pessoa precisa para ser feliz. É como se eu tivesse reclamando de barriga cheia, mas ajnda sim choro do nada e sinto essas vontades de sumir. Não aguento mais, tenho muito medo de fazer uma besteira! clamo por socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20/7/14

      Incrível como vc descreveu exatamente como eu estou me sentindo..li e fiquei espantada pois eh tudo que eu estou passando agora! Estou no meio de uma das minhas crises e levando meus dias por levar e acho q só nao fiz a tal besteira pois nao quero ser um peso p.minha família agora q eles estao tao felizes. Nao quero atrapalhar eles..mas se nao fosse por isso.eu acho q nao estaria aqui escrevendo "/

      Excluir
  12. Anônimo21/4/14

    Um Deus tão bondoso e poderoso???
    Enquanto isso, pessoas morrem de fome na África, doentes sem condições financeiras falecem nas filas de hospitais, crianças são abandonadas pelos pais, irmãos se matam por heranças. E no meio disso tudo, o ser humano tira forças do seu subconsciente para seguir em frente, ele pede força... e quando consegue progredir, melhorar na vida, ou sair de uma situação crítica diz que foi Deus quem ajudou. Eu acredito no potencial do ser humano, que ele sim faz acontecer, ele sim tem a força para qualquer coisa, para realizar o que quiser. Mas infelizmente, existe essa cultura milenar que nos impingiu ao longo dos seculos que, tudo de bom que acontece na nossa vida se deve a uma entidade que vive em uma espécie de paraíso. Com tantos anos de evolução e desenvolvimento científico e tecnológico, e ainda assim os dogmas de uma instituição religiosa que matou qualquer um que discordasse de seus metódos na idade média, prevalece e muito na vida das pessoas pelo mundo todo. Eu particularmente creio, que ainda somos muito pequenos e temos muito que aprender e acreditar em Nós mesmos!

    ResponderExcluir
  13. Faça uma oração todos os dias e peça a Deus forças para todos os desafios da sua vida. A oração é uma conversação com Deus! Peça a Jesus para que você tenha fortaleza nos momentos difíceis! Eu estou bem melhor por fazer a minha oração. Não desista nunca de você.
    Deus ama a todos nós. Veja o vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=ZX7LHQUBBdo

    Coragem, amigos!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1/10/14

    FACIL é acreditar em mudança, quando se homosexual, em meio a familia cristã, quando ninguem acredita em vc, quando vc nao ve esperança para as coisas, quando VC JA FEZ DE TUDO, quando se CLAMA POR DEUS E ELE PARECE ESTAR INTACTO EM SEU TRONO.

    NÃO CONSIGO MAIS, QUERO MORRER, NÃO VEJO SENTIDO EM MAIS NADA

    alguem me ajuda?
    betastudio@terra.com.br

    ResponderExcluir
  15. Fiz um blog para pessoas com tendencias suicidas poderem conversar , entra la.
    http://suicideroom004.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Anônimo25/12/14

    anônimo:Só Deus pode curar doença e depressão,mas dizem que depressão não é doença,mas é o que então.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes