TEMPO DIFERE PARA QUEM TEM DEPRESSÃO

Se tem um prazo para cumprir, é provável que tenha a sensação de que o tempo voa. Já para quem sofre de depressão, o tempo não passa. É o que descobriu uma equipa de investigadores do Instituto de Psicologia da Universidade de Mainz, na Alemanha.



O grupo analisou os resultados de 16 estudos que contaram, ao todo, com 433 indivíduos deprimidos e 485 sem a doença. A pesquisa confirmou o que psicólogos e psiquiatras já ouviam muito das vítimas de depressão: para eles, o tempo parece passar em câmara lenta.

Em termos objetivos, porém, a percepção deles é igual a dos outros – ao julgarem a duração de um intervalo entre dois sons, ou estimarem quanto dura um filme, eles são tão precisos quanto pessoas saudáveis.

Os pesquisadores também identificaram vários aspectos da relação entre depressão e percepção do tempo que ainda não foram estudados de forma adequada. Não se sabe, por exemplo, qual o efeito dos remédios e da psicoterapia sobre isso, nem se há diferença para pacientes com depressão bipolar.

A partir do Diário Digital. Leia no original

Compartilhe:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes