O MUNDO É O TEATRO DA HIPOCRISIA


Como é complicado sentir uma tristeza tão profunda, um vazio imenso, e ter que disfarçar. Não estou conseguindo manter minha aparência de falsa felicidade, mostrar-me feliz quando, na verdade, estou detonada por dentro, sentindo uma tristeza e uma angustia insuportáveis. 

E como é difícil viver nesse mundo onde parece que não existem mais pessoas normais, que digam que estão tristes e chateadas, que se assumam cansadas com a vida, mesmo de vez em quando. 

Como conviver com essa indústria da felicidade aparente sem sentir culpa?

Mesmo com tanta dificuldade para sustentar a falsa felicidade, somos obrigados a nos mostrar bem, porque a pessoa triste fica isolada, como se tivesse uma doença contagiosa, afinal, ninguém gosta de quem não está feliz o tempo todo – como se fosse possível alguém estar bem, alegre e satisfeito sempre. 

Diante de tanta “felicidade”, sinto vergonha da minha infelicidade e desesperançada, vergonha de expressar meu desalento diante da vida e da minha própria fraqueza.

Parece-me que o mundo é o teatro da hipocrisia onde todos são atores que interpretam papéis de extrema satisfação com a vida, onde todos são felizes menos eu.
M.K.
A partir da Comunidade QM
Imagem: Pexels

Compartilhe:

31 comentários :

  1. Anônimo26/4/15

    Nunca me esqueci de uma aula que tive na faculdade, onde a professora tinha os olhos mais tristes e tremeluzentes que já vi frente a uma sala, e junto desses olhos estavam acompanhados os pensamentos mais viscerais e bonitos que já pude escutar.
    Ela dizia sobre o consumo da indústria da felicidade, chegando até os casos de uso de drogas impulsionados por isso. Mas o que mais me impressionou foi ouvir sobre as câmeras de segurança: "Sorria, você está sendo filmado". Sorria? O que quer dizer sorrir para uma câmera de segurança? Seriam só as pessoas sorridentes que transmitem segurança, que não colocam outras sob perigo ou sob violência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo24/6/15

      a minha foto do skype estou super sorridente mas era fingimento, era so para a foto mesmo. quem ve, pensa que foi captada espontaneamente.

      Excluir
    2. Anônimo14/7/15

      é pura verdade... As pessoas fingem estarem bem, é màscara. Mesmo com ou sem dinheiro ha uma tristeza profunda que pica no fundo
      da alma e doi, doi e corroi, vamos mudar isso, è possivel

      Excluir
  2. Anônimo23/6/15

    Sempre escuto a voz de meu saudoso pai, que morreu em 2011: Meu filho, estou velho (ele tinha 82 anos) e imagine você ter que fazer todas as coisas repetidamente todos os dias? Acordar, levantar-se, ir ao banheiro, defecar, urinar, depois tomar um banho. Colocar uma roupa vistosa e o cinto ajustado, pois se eu não deixar a ponta por fora, sua mãe briga comigo. Se ponho meu lenço no bolso de trás das calças, sua mãe diz que é jeca. Temos que tomar café da manhã, escovar os dentes, ir ao trabalho, ser sorridentes... Depois, almoçar e não reclamar do jiló mal cozido, pois sua mãe diz que jiló faz bem para o coração. Trabalhar e trabalhar. Mostrar que se é bom e melhor a cada dia. E ver que o mundo não vale o pó que Deus soprou para criá-lo, se há Deus. Ou Bigbang. Sei lá. Acho que somos aculturados a uma sociedade de sucesso e temos que mostrar isso a todos. Fracasso? Só para os fracos. Honestidade? Um sentimento pudico burguês ou cristão. Estou há anos pensando no suicídio, na morte da alma. Minha mãe é espírita e já li livros a respeito do que acontecem com suicidas no Além Túmulo, se há. Acho tudo isso blábláblá. Se no final todos vamos morrer, eu apenas quero escolher a minha morte, a hora, o local e como vai ser. Mas tenho medo, esse medo da dor. Por quê? Só gostaria que me dessem uma receita fácil de morrer ao dormir e nunca mais acordar.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23/6/15

    Eu morro e acordo todos os dias. Só gostaria de morrer e não acordar mais. Não tenho razões para viver, nem família, nem trabalho, nem amigos e nem ideologias. Só vejo um mundo opaco e sem graça, onde sobrevive o mais esperto e morre o mais honesto.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo25/6/15

    vou adotar uma mascara de cinismo com quem merece e tira minha paz. nao basta eu ter que aguentar tantos revezes da vida, ainda tenho que lidar com provocacaoes baratas. mas agora serei a cinica, a robo, a mascarada total. isso resolvera.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo29/6/15

    Me sinto assim e muitas vezes ate pior , me sinto mal e pessima por fingir que estou bem ,que estou feliz apenas pra satisfazer as pessoas ,apenas para nao ser alvo de mais criticas . Ninguem sabe o que sinto , o que passei e o que passo ,mas mesmo assim me julgam ,riem de mim e sentem prazer de me ver mal . Estou cansada de fingir , de sorrir e no fundo querer chorar , de dizer que estou bem e no fundo nao estou nada bem , isso esta me matando por dentro , nao sei mais o que fazer , me sinto sozinha ...estou mentindo pra mim mesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/7/15

      Sinto uma angústia muito grande em suas palavras, uma tristeza muito profunda... gostaria de dizer que não precisamos fingir o tempo todo. Sei que existem pessoas (a maioria) que prefere viver uma "falsa vida feliz" e gosta de pessoas que vivem dessa forma por perto. O que você falou tem muito de verdade. Talvez você não acredite, não leve a sério, mas não vai lhe custar nada tentar... Bem... um dia me senti assim... e busquei o único a quem podemos nos apresentar despidos de todas as máscaras que socialmente usamos... Ele nos aceita como somos, e nos dá o equilíbrio em meio a esse mundo contraditório e cheio de superficialismo e preconceitos... Essa pessoa é Jesus. Tente aproximar-se dEle. E aqui não falo de nenhuma religião. Em absoluto. Falo de uma busca pela paz, sentido para a vida, preencimento para o vazio da nossa existência que é do tamanho de Deus... faça um teste... busque-o...

      Excluir
    2. Anônimo8/7/15

      Prezados, sempre busquei ser uma boa pessoa, religiosa, com escrúpulos, trabalhadora, ajudar o próximo etc, etc, etc.... Mas esse mundo é repleto de falsidade e mentira, só vejo pessoas ruins se darem bem e isso só aumenta minha dor. Tenho depressão há anos, e a um ano e nove meses meu único irmão cometeu suicídio, o que agravou muito meu estado. Hoje fui novamente ao médico buscar receitas para meus calmantes, chego em casa e encontro várias contas que não posso pagar debaixo da porta, pois estou desempregada tem meses, e essa desonra está piorando tudo. Semana que vem espero resolver um processo para minha mãe (sou advogada), e depois disso acabarei com esse sofrimento. Já estou morta por dentro, nada mais faz sentido! Peço a Deus todas as noites para dormir e não acordar mais, mas Ele não me ouve. Espero, de coração, que vocês encontrem felicidade e saída para o problema de vocês. Fiquem com Deus.

      Excluir
    3. Anônimo8/7/15

      Eu engolia muito desaforo das pessoas. Queria, em nome de uma paz, buscar nao revidar. Acontece que acabei virando uma pessoa que nao era eu, pois no meu intimo eu sentia revolta e passava para os outros que eu era bonzinho. Hoje expresso minha emocoes mais do que antes, e ate compro briga se for necessario e me sinto mais sincero comigo e com os outros. Estou escolhendo ser verdadeiro, por mais que as pessoas nao gostem.... desculpem essa sera a minha escolha e vou arcar com as consequencias de nem sempre ser querido. E para que querer agradar os outros? Perda de tempo isso. Cansei de hipocrisia e desses malditos papeis que a sociedade nos dita.

      Excluir
    4. Anônimo11/9/15

      Seu relato sobre o impacto do suicídio do seu irmão na sua vida, só faz eu ter mais certeza de que estou presa nessa vida, apesar de querer muito me matar. Eu tenho depressão desde nova e não encontrava sentido para a minha vida. Eu tinha intenção de me matar, mas desde que meu irmão teve um surto e descobrimos que ele é esquizofrênico tenho medo de que isso possa piorar o estado dele. Então eu estou presa aqui nesse mundo, mas sem nenhuma vontade de viver. Eu tentei , até conseguir entrar no mestrado, mas eu não consegui ter forças pra batalhar como todo mundo faz. Agora minha situação no mestrado está bem ruim, eu me afastei de amigos, não sinto vontade de sair, de fazer nada, mas não posso me matar. A única coisa que me prende a vida é que penso no quanto o suicidio machucaria meus familiares, principalmente meu irmão.

      Excluir
  6. Anônimo20/7/15

    Não podemos demostrar fraqueza para os outros, por que a maioria das pessoas não compreende nossos problemas e por muitas vezes nos criticam, não sabem nos da uma palavra de conforto e esperança temos que lutar sozinhos. Eu penso que é melhor assim, a vantagem é que ficamos autossuficientes sem depender de ninguém para resolução de nossos conflitos.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo21/7/15

    A cada dia que passa me sinto pior , quando penso que ainda posso ser feliz ..acontece algo ruim . Eu so tenho me decepcionado com as pessoas , elas me julgam por prazer de rir de mim ,de me ver pra baixo . Eu nao me conformo como existe pessoas falsas ,interesseiras ,maldosas ao meu redor , eu tentei viver nesse circulo , mas cansei de me enganar , de achar que para nao ficar sozinha eu teria que estar ali. Deixei de sair , e me isolei , hj me vejo sem amigos , sem ninguem para conversar .E o mais desesperador e* ver que essas pessoas falsas estao saindo , se divertindo , dando risadas, e sei que muitos comentam de mim ..a coitadinha, a problematica .Eles estao vivendo da maneira deles com hipocrisia e falsidade .E eu so queria ter coragem de seguir em frente , coragem de viver , eu so queria ser feliz ....mas sem hipocrisia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17/10/16

      isso é muito o que aconteceu comigo, a decepção de se sentir atingido por fogo amigo: perceber pessoas com as quais vc convive falando mal de tí pelas costas, logo eu que nunca falava mal dos outros. Resolvi me afastar e ver no que dava...deu que fiquei isolado, sozinho. Aí penso se era melhor continuar passando por aquela falsidade ou encarar a solidão de frente, o que seria afinal o mais digno? Eu fiz a segunda escolha, mas quando vc tem somente essas duas opções já é um presságio de que não vem coisa boa por aí

      Excluir
  8. Anônimo30/7/15

    Esse foi um dos motivos pelo qual optei em excluir o facebook, nunca vi um lugar com tanta hipocrisia, tanta gente falsa mascarando a realidade. Pelo menos não finjo ser quem eu sou. A vida não é fácil...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo15/8/15

    NÃO QUERO MORRER!!! Mas preciso....
    Devo ter nascido no tempo errado e no lugar errado.
    Me sinto cansado de lutar tanto pra conseguir meus objetivos e sempre algo acontece pra atrapalhar... parece até piada, e de mau gosto. Sera que as coisas poderiam dar certo pelo menos uma vez?
    E ALEM DISSO ter que viver Nesse mundo, onde atualmente o que impera é: HIPOCRESIA, GANANCIA, DESONESTIDADE, MATERIALISMO, SEXO E FUTILIDADE.
    As vezes penso que estou fadado ao sofrimento. Não aguento mais...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo21/8/15

    Eu também não tenho mais vontade de viver...o pior é que eu sei que tenho tudo e que não posso reclamar.
    Mas eu sinto uma vazio dentro de mim, que até as coisas boas se tornam ruins, eu tenho que fingir que estou bem, que gosto de ficar jogando conversa fora, tenho que colocar um sorriso idiota no rosto e fingir que está tudo bem...isso me mata, não aguento. Pode estar bem por fora, mas por dentro não está...não gosto não meu jeito, não gosto dessa rotina (tenho 27 anos), imagina viver mais 50 anos assim?!?!?! Eu me sinto tããão mal perto das pessoas, que nem sei explicar...eu quero dormir e não acordar nunca mais.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo24/8/15

    Aos 42 anos, eu odeio a vida! Nunca fui feliz, sempre tem algo para atrapalhar a minha felicidade; dou um passo a frente e dois para trás. Vim de uma gravidez indesejada e minha mãe sempre disse: "Você nunca terá nada e nem ninguém, infeliz vai morrer à mingua." Infelizmente tudo o q/ ela disse está acontecendo. Eu a odeio e quando ela morrer, não sentirei a mínima falta, pelo contrário, soltarei fogos. Sempre pensei e ainda penso em suicídio, mas tenho medo da dor física ou de tentar e não conseguir. Há alguns dias descobri q/ tenho Discinesia Tardia. Desde sempre tive q/ fingir pro mundo que sou feliz; sorriso no rosto, alegre, feliz e divertida, sem maiores problemas. O q/ me massacra é fingir, não podendo ser eu mesma. Odeio gente falsa q/ me trata c/ beijo de Judas.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo14/9/15


    Certo dia, minha filha que na época tinha uns seis anos disse: "Mãe, se você tá bem eu também fico bem".
    Que responsabilidade!!
    Eu que vivia chorando a qualquer momento sem me preocupar se ela via ou não, percebi que não podia mais fazer isso.
    Aprendi a adiar o choro, a engolir o choro, a entender na prática o significado do provérbio "fazer das tripas coração" e mostrar um sorriso nos piores momentos.
    Mas vale a pena... filho nenhum merece ver os pais em desespero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11/10/16

      Não há mérito algum nisso. Na minha opinião quem faz filhos não tem direito a nada senão fazer das tripas coração mesmo.

      Excluir
  13. Anônimo16/9/15

    Muito interessante esse texto... eu pelo menos leio e fico vendo a mim mesmo olhando para as pessoas, nao pessoas desconhecidas, nao vou julgar o mundo como um todo, minha familia tias, tios, primos ,amigos, todos fazem transparecer uma alegria sem procedentes, o que é uma tremenda mentira ... eu acho que é por isso que me excluem um pouco por que eu nao finjo essa alegria deles.... as coisas nao dao certo pra mim mas eu sei que nao estao dando certo pra eles ....mas como eles conseguem sempre fingir com sorrisos e risadas falsas

    ResponderExcluir
  14. Anônimo24/9/15

    O pior é quando sua fonte de desânimo vem de dentro de casa. Tenho um irmão que me odeia e que faz de tudo para arrebentar minha vida. Meus pais não fazem nada e até o defendem. Penso em me mudar para outra cidade e de preferencia outro país. Minha esposa por horas tira o corpo fora e me deixa sozinho na chuva. Sinceramente perdi a vontade. Minhas filhas não ligam para mim. Não sou entendido, sou criticado a todo momento. Cansei. Só não tiro minha própria vida pois meu lado religioso não me permite, mas meu coração está cansado. Cansei de fingir, cansei de levantar todo dia e ter que encarar a mesma situação todo dia. Talvez fugir, sumir no mundo seja o mais certo a fazer. Não sei. Se uma palavra puder me definir hoje será DESESPERANÇA.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo30/9/15

    Sim, o mundo é podre. As pessoas a nossa volta estão presas em algo que acham que é como a vida deve ser e essa sociedade impõe que todos devemos querer as mesmas coisas. Por causa disso, nunca vivi do jeito que eu quis. Nosso dia a dia é sempre pra agradar os outros... em casa, no trabalho e sempre qurem mais de nós, mais um dia, mais uma hora

    ResponderExcluir
  16. Amigos, li alguns de seus depoimentos e fiquei preocupado com vocês, esse sentimento de vazio,angústia sem explicação é comum nos seres humanos. A dúvida de onde vim , que estou fazendo aqui e para onde vou, acompanha a humanidade há séculos, somente uma resposta ABSOLUTA e verdadeira pode nos acalmar e acalentar nos dando esperança. Essa verdade absoluta é Deus, Cristo Jesus . Precisamos entender o ser de Deus para que nos encontremos com Ele no meio do caos da humanidade. Não adiantar negarmos ou tentarmos nos esconder Dele, Ele está em todos os locais.

    "Fizeste-nos para Ti e inquieto está o nosso coração enquanto não repousar em Ti."... Agostinho de Hipona

    E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8:32

    "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Mateus 11:28

    Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.
    Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir.
    Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
    Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
    Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar,
    mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.
    Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor,
    verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.
    Salmos 139:5-12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo29/9/16

      Meus amigos o mundo inteiro esta mergulhado em desordem disfarçada de vida são casais separados ou separando, filhos sendo condicionados a uma vida de mentiras seja da televisão industrias de consumismos ou até mesmo a escolas com estudos precarios de professores mal pagos. As pessoas usam todo o esforço e saude para ter a maior parte das vezes miserias e quando finalmente conseguem chegar perto de tudo que sempre almejaram ja não tem mais saude para aproveitar oque lutou tanto para conseguir ai começa a corrida para recuperar a saude perdida coisa que não tem volta ou seja é um circulo vicioso ao qual c voce não c encaixa é louco ou desregulado. Me leva a pensar: os que não conseguem achar seu lugar ao sol são sem sorte ou não querem fazer parte de uma sociedade falida, tentar fazer as coisas diferentes do que todos fazem. Estamos sendo bombardeados com impostos injustos que tiram mais do que conseguimos ganhar é frustrante viver assim c é que c pode chamar de vida, e c voce não entrar neste esquema vai viver como não nos lembramos mais de como é viver livres como nossos ancestrais isso nos foi tirado pouco a pouco sem que notássemos. E este quadro em que vivemos só pode nos levar a um tipo de sentimento a depressão. No geral ainda são poucas as pessoas que estão c deprimindo mas a tendecia é cada vez mais pessoas c chateando pois não é sinal de saude estar bem adaptado a uma sociedade doente muito obrigado pela oportunidade, MAIS UM QUERENDO MORRER!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  17. Anônimo19/10/15

    É falsidade demais. Mas o pior é que os" falsos felizes", ou os felizes de verdade não se contentam em serem assim, têm que ficar reparando,criticando, aborrecendo quem não está bem. Parece que ficam cobrando o fato de você estar na sua, quieto e triste, para se sentirem ainda melhores e claro: superiores, lógico. Ora! Vão pro c... com suas "eternas e constantes felicidades" e nos deixem em paz. Curtam sua felicidade, sua eterna ausência de tristeza e esqueçam os que não estão bem. Salvos os que te procuram para oferecer um ombro amigo, o que é raro, mas existe.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo28/10/15

    A verdade é que muitos de nós não aprendemos a viver com revézes. Não fomos programados para enfrentar a vida e seus fracassos. Cresci ouvindo meu pai e minha dizendo que se eu estudasse muito tería sucesso nada vida. Aqui estou eu, com 28 anos, pós graduada, fluente em inglês e trabalhando tal qual uma condenada, por conta própria, pq o mercado não me remunera o que eu preciso. Meu marido perdeu o emprego, colocou uma empresa que também faliu. Não conseguimos concretizar nada neste ano. Tenho uma rotina exaustiva e nem assim vou conseguir dar conta de tudo sozinha. Até dezembro vou estar completamente sem reservas, uma vez que minhas economias estão desaparecendo na velocidade da luz. Talvez eu termine o ano cheia de dividas. Meu marido tem procurado por emprego e não encontra nada, nosso relacionamento vem dando sinais de desgaste. Eu penso em morrer todos os dias. Tenho plano, método e recurso organizado. Me falta coragem de abandonar minha filha, tão linda, de apenas 3 anos. Eu faço tudo por ela, eu venho me segurando por ela... Eu preciso que as coisas melhorem, eu preciso encontrar uma saída para continuar vivendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11/10/16

      Sua saída é dinheiro. Você mesma disse aí. Sem ele já era. Eu não tenho sequer essa possibilidade. Nunca consegui me formar a não ser no ensino médio. Vivi uma vida medíocre em todos os aspectos, incluindo o financeiro. Hoje com 50 anos - sim, ainda vivo - só espero uma morte rápida como um infarto. Até porque não tenho plano de saúde e se precisar de internação estou nas garras do SUS. Onde se tiver sorte terei um mínimo de bom atendimento e condições adequadas, mas se não é um fator a mais para o sofrimento além de já estar doente. Isso me aterroriza. Ficar doente e acabar num hospital público sem condições , leitos adequados, assepsia adequada, profissionais adequados, etc. Ao menos não tive filhos, até porque não seria irresponsável a esse ponto já que não teria condições de criar adequadamente. Mas você terá mais sorte e acaba conseguindo ainda que tenha que ter um padrão de vida bem inferior.

      Excluir
    2. Anônimo11/10/16

      Você pode até pensar "Mas então não sofre muito porque nunca teve nada mesmo".
      No meu caso não é assim. Sempre tive consciência da mediocridade da minha vida e nunca a aceitei. Mas por motivos que não caberia expor aqui, fracassei. De fato, tive que conviver com meu fracasso e assim será até o fim.

      Excluir
  19. Tenho 29 anos tenho depressao fui enganado quando era uma criança não confio mais em ninguém sempre com o pé atrás engraçado não me lembro de nada da minha infância e o que deveria ser esquecido vem todos os dias como uma leve brisa e vira um tornado dentro de mim um trauma . Ninguém sabe não ouso falar nem desabafar guardo tudo porque ninguém iria acreditar tamanho ator da dor que eu sou quando eu me matar vai ser do tipo ( não acredito,mais porque, ele ) odeio hipocrezia e falcidade então eu me odeio porque sou isso o tempo todo sempre mentindo que está tudo bem quando nada está bem. Agora é 1:15 da manhã estou no meu carro talvez seja hoje um bom dia para parar de acordar. Obrigado tenham uma péssima noite até

    ResponderExcluir
  20. Anônimo7/1/17

    verdade e concordo com isso as pessoas vivem um verdadeiro teatro em suas vidas elas só representan e não são verdadeiras nem com elas mesmas eu devo ser assim também e já estou acreditando que sou ruim mesmo de tamto ouvir isso só que vejonque se eu sou ruim é por que as pessoas que me julgan estão se achando muito boas né então eu respeito e acabo me convencendo disso eu sou casado a 32 anos e tenho 5 filhos passei por problemas e agora sou usuário de cocaina mas nunca agredi minha esposa nem filhos nunca quebrei nada em casa não sou santo mas não sou monstro também amo minha esposa e filhos e não gosto de sair de casa dai então quando chego em casa sou humilhado agredido e não tenho Paz fican em cima de mim me provocando e falando mentiras não aguento mais estou desesperado e a ponto de cometer uma merda comigo mesmo minha família fala muita mentira e palavras de umilhação por causa disso então fico quieto e na minha pois não sou igual a eles sou melhor e sei disso ma s não qquero mqis vicer assim não quero

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes