DIZER ADEUS À VIDA

Florbela Espanca, por Botelho

"É uma resposta aos que chamam ao suicídio um fim de cobardes e de fracos, quando são unicamente os fortes que se matam! Sabem lá esses pseudo-fortes o que é preciso de coragem para friamente, simplesmente, dizer um adeus à vida, à vida que é um instinto de todos nós, à vida tão amada e desejada a despeito de tudo, embora esta vida seja apenas um pântano infecto e imundo!"
Florbela Espanca - Correspondência (1916)
*   *   *
Para mim sem dúvida, Florbela foi e continua sendo uma das maiores poetisas da língua portuguesa, principalmente pela coragem de expor todos os sentimentos em suas poesias. Viveu em permanente estado de depressão, fumando em demasia, perdendo o brilho e a saúde. Cada vez mais abalada psicologicamente, mergulhou num estado de solidão que a fez distanciar-se cada vez mais da paixão pela vida. Em 1930, no dia do seu aniversário, Florbela Espanca colocou fim à sua agonia, suicidando-se. Aos trinta e seis anos calou-se a poetisa. Sua obra continua a ser alvo de estudos e interpretações de amantes literários e da comunidade científica ligada aos desígnios e mistérios da mente, como psicólogos e psiquiatras.

“Por mais que a ciência evolua e que a tecnologia avance jamais ela vai decifrar a mente humana, pois cada cabeça é um mundo e cada ser humano uma história, jamais caberá numa tese ou num fundamento.” (Afonso Allan).
M.K.
A partir da Comunidade QM

Compartilhe:

12 comentários :

  1. Anônimo27/5/15

    viver é uma dor lancinante,acordar todos os dias e saber que tem que continuar . quando a alma está aos prantos ai vc se olha no espelho e o corpo parece estar morto e teus olhos choram ali aprisionados,vc se pedi desculpas pela falta de coragem,sai dali com vergonha de se mesma,e sobrevive a mais um dia, e o pior é que eles nunca melhoram,nossos dias só pioram,e cada novo dia vc se arrepende de nao ter acabado logo ontem,novo dia significa novas dores insuportaveis. um dia vc espera ter a coragem pra se livrar desse desespero contido,invisivel aos outros,enquanto esse dia nao chega,vc passa se delacerando pela vida e até o vento doi na alma.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/6/15

    Eu estou farta de estar viva,nem sequer consigo falar sobre oque me aflige,não consigo me relacionar cara a cara com as pessoas...dia apos dia trancada no quarto de frente pra um pc,sem nenhuma pespectiva de vida,fluando no vazio,como se eu nem fosse uma pessoa,como se eu fosse apenas solidão saturada!

    Eu gostaria de conversar com alguem que tambem tenha depressão e ansiedade,mas uma conversa sincera,sem aquele papo de esperança e lutar,alguem que consigo analisar a vida de forma racional apenas,pq eu não tenho ninguem.

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100008625037140
    meu facebook...me envie uma mensagem ou me adicione...não julgo ninguem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/10/15

      eu também quero morrer, diabetes, depressão e ansiedade. não encontro forma de o fazer, estou desesperada..... ajude-me e diga-me qual a forma mais rápida de o fazer. obrigada.

      Excluir
  3. Anônimo5/6/15

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100008625037140
    por favor entrem em contato comigo,preciso conversar com alguem que tbm tenha depressão,ansiedade e pense todos os dias em se matar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi zombie! Eu tentei te add no face, mas diz pag. N encontrada!! Meu face è o Nancy Ohara! Estou na msm situacao tb!

      Excluir
  4. Anônimo24/6/15

    Já dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade: Existe uma dor, uma dor tão lancinante, que fustiga a alma andante nesse corpo moribundo. Todos os dias são apenas um dia - já disse J-P Sartre, em O Ser e O Nada. Nosso mundo é regido pela lei da cadeia alimentar: uns têm estômago para engolir os outros; outros, não. Só gostaria de um dispositivo, como um botãozinho de "ligar e desligar" e dar cabo desse pesadelo, cujo lobo é o homem que escraviza outros homens em projetos que, no fim, é a própria morte.

    ResponderExcluir
  5. Adoro Florbela Espanca!
    "... quando são unicamente os fortes que se matam!" - disse tudo. É por isso que admiro esses corajosos. Um dia eu chego lá.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/10/16

    Aprendir quea vida é um dom dado por Deus e a morte é consequência do Pecado.Não descordo,mas não suporto viver com tanta decepção sinto cada vez mas não sou capaz de viver esse tipo de vida onde as pessoas não se importa em nos decepcionar e machucar os nossos sentimentos.As pessoas estão cada vez mais sem valor nem mesmo as que se dissem esta buscando fazer a vontade dd Deus. Na verdade só querem se esconder do jugamento final do nosso criador.Como se ele não conquecesse muito bem a cada um.

    ResponderExcluir
  7. Bruna5/5/17

    Ola pessoal!
    Na verdade, só os fortes conseguem VIVER! Sabem por que? Porque É preciso ser forte para poder lidar com as batalhas diárias, os conflitos internos que nos atormentam. Fugir as vezes parece ser o caminho mais fácil, a morte parece ser a melhor solução. Mas NÃO! NÃO É! Eu não sou perfeita, pelo contrario, busco lutar todos os dias pela VIDA!Não nego que as vezes a vontade de morrer é forte, a vontade de abandonar tudo, mas então busco a ESPERANÇA NA VIDA!
    Quando redirecionamos o nosso olhar tudo pode mudar, quando tentamos enxergar as coisas por outra perspectiva. Busque aquilo que traz ESPERANÇA! No mundo somos afligidos com decepções, angustias, frustrações, perdas, dores, com a crueldade e infinidades de problemas. Um dia isso tudo terá um fim, mas não dando "cabo" da própria vida.
    Se ALGUÉM quiser conversar, pode entrar em contato.
    Meu e-mail: brunasuellenlit@outlook.com

    ResponderExcluir
  8. O que eu faço ? Isso nunca acaba.

    ResponderExcluir
  9. Eu sinto vergonha do tamanho da minha covardia, pessoas acreditam em mim, mas não são capazes de compreender que estou exausta de tentar ser ... Eu não sei o que fazer .. sou uma fracassada! Só quero desaparecer pra sempre! Mas até nisso eu sou imponente, não tive coragem o suficiente pra colocar esse ponte final... Me ajudemmmm

    ResponderExcluir
  10. Anônimo24/6/23

    A vida é a mais realista das ilusões. A única prova de que vc existe é seu pensamento. Enquanto pensamos, existimos. Se deixarmos de existir somos apenas uma ilusão na mente de outra pessoa. Morrer é parar de pensar. Mas eu não quero morrer, somente. Quero deixar de existir. Quero ser esquecida, abolida das histórias, dos documentos e das memórias.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes