MAGNITUDE DO PROBLEMA

Drauzio – Especificamente no Brasil, qual é a magnitude do problema do suicídio?

Alexandrina Meleiro – As estatísticas, no Brasil, não são muito confiáveis. Segundo as indicações da Organização Mundial de Saúde, nosso país ocuparia o 70º lugar mundial em número de suicídios. O que se observa, entretanto, em São Paulo, é que a própria OMS defende que as faculdades de psicologia comecem dar maior assistência psicoterápica aos adolescentes com depressão e que usam drogas a fim de reduzir o número de suicídios. Esse projeto-piloto começou em São Paulo, mas espera-se que se estenda por todo o território nacional.

Mundialmente, o suicídio é a sétima causa mortis na população adulta. Entre os adolescentes, é a terceira, embora em alguns lugares seja a segunda. Pensar que uma pessoa jovem e cheia de vida de repente decida que não quer mais continuar viva preocupa muito.

Atualmente, o suicídio tornou-se um problema sério de saúde pública. Indicativos de como ou quando a pessoa pode cometê-lo, não temos, mas se estivermos sempre alerta muitos casos podem ser evitados.

Muitas vezes, os médicos banalizam as queixas do paciente. A classe médica precisa estar atenta, a família também e a própria pessoa precisa estar atenta. Não é demérito confessar que não nos sentimos bem seja por depressão, por uso de drogas ou por doença. Um diagnóstico de câncer, de Aids, ou de um problema cardíaco pressupõe a busca de alternativas. Da mesma forma, quando tratadas da depressão, as pessoas deixam de querer encurtar a vida.

Compartilhe:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes