SUICÍDIO : O PESO DO ISOLAMENTO

Drauzio – Em relação à droga, contam-se aos milhões os meninos e meninas que fumam maconha, por exemplo, ou bebem mais do que deveriam. Por que alguns poucos se suicidam e outros não agem dessa forma?

Alexandrina Meleiro – Essa é uma pergunta que se faz não somente em relação às drogas. Por que muitos têm depressão e não se suicidam? Em geral, cometem suicídio pessoas sem laços familiares e sociais e com tendência ao isolamento. Principalmente na adolescência, o isolamento é um fator que pesa preponderantemente. Já se observou que 70% das pessoas que se suicidaram não tinham vínculo nenhum. Não pertenciam a um time de vôlei, a um grupo de canto, nem a uma igreja, por exemplo.

Veja como as coisas acontecem. É final de semana, e eu convido você para jantar na minha casa. Você não vai porque está se esquivando do contato com as pessoas, o que pode ser sinal de baixa auto-estima. Isso pode acontecer com qualquer pessoa que comece a desvalorizar-se, a ter desesperança, a sentir-se incapaz e insegura. A coisa vai num crescendo e algumas conseguem pedir ajuda. Outras partem para as drogas. Encaro essa saída como um suicídio crônico, uma vez que a droga deteriora o cérebro, acaba com a carreira e as relações de amizade.

Infelizmente, em grande parte dos casos, os pais não sabem lidar com essa realidade e passam a censurar em vez de acolher os filhos adolescentes. A família também precisa de suporte para enfrentar a situação e deve procurar ajuda. A parceria é sempre bem-vinda na busca de uma saída, porque ela existe. Mesmo que o túnel seja escuro, um pontinho de luz pode levar a uma paisagem esplêndida. É um ponto de esperança pelo qual se deve lutar.

Compartilhe:

Um comentário :

  1. Meu face: jeremiashenriki@hotmail.com Meu msn ou skype: jeremiasmsn@hotmail.com Para os deprimidos e solitárias assim como eu essa oferta de amigo ouvinte é valido para sempre, mesmo que vc veja esse comentário em um ou dois anos, é sempre bom conversar ^^

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes