O CVV recebe entre 80 e 100 ligações por dia
Para entender melhor esse processo, procuramos Carlos M., voluntário há 10 anos do Centro de Valorização da Vida (CVV). “Nesses anos, atendi milhares de telefonemas de pessoas desesperadas porque perderam o emprego, descobriram uma gravidez indesejada, foram avisados de uma doença terminal, perderam o emprego, se separaram da pessoa amada... Mas acredito que todas elas tenham um ponto de partida em comum: a solidão", relatou Carlos.
"Nosso foco no CVV é o que o ser humano, do outro lado da linha, está sentindo, não a história em si. Estamos presentes no momento agudo, sem julgamentos”. O CVV não dá conselhos. Apenas pergunta para a pessoa como ela está se sentindo naquela momento. “Essa pergunta mexe na veia e ajuda. Queremos que a pessoa tenha uma visão de si mesma e perceba sua capacidade de aguentar as pressões. Todo mundo é capaz de superar a crise, de se acalmar e refletir”. completa Carlos. Segundo ele, a data em que as pessoas mais procuram o CVV é no Dia dos Namorados.´
Por Gisela Rao
Reportagem publicada originalmente no Portal iTodas
Parte I : Porque as pessoas se suicidam
Parte II : A morte amedronta e excita
Parte III : O ponto de partida é a solidão
Parte IV : Falsa solução para o problema
Parte V : Que fazer quando alguém pensa em suicídio
Leia matéria na íntegra
É fácil e cruel julgar um suicida. Tem sido assim desde sempre. Um covarde, alguém que prefere fugir dos problemas ao invés de enfrentá-los. Ninguém vive a vida de ninguém. E julgar só compete a Deus. Não tentem falar por Ele. Deus nos deu o livre arbítrio. Não tive escolha em nascer, mas tenho todo o direito em decidir o momento de minha morte. E ninguém tem nada a ver com isso.
ResponderExcluir"Não tive escolha em nascer." Este é um ponto de vista mecanicista. Para quem crê que o espírito antecede a matéria, escolhemos sim nascer.
ResponderExcluirJULGAR É FÁCIL, O DIFÍCIL É ESTAR NO LUGAR DA PESSOA. COMO SEMPRE O SER HUMANO ADORA JULGAR O OUTRO, E TORNA-SE INSUPORTÁVEL QUANDO SE MISTURA RELIGIÃO COM REALIDADE.
ResponderExcluir"O Sofrimento alheio sempre é pequeno.." - Autor JBS
ResponderExcluirA solidão mais profunda conduz por vezes ao suicídio. A pessoa não se sente só; está só, completa e irremediavelmente só. Não tem quem lhe chegue um copo de água, uma mão amiga, uma palavra. Saúde mental? Qual saúde mental! A pessoa não está doente! Está abandonada de Deus e dos homens.
ResponderExcluir