SAIBA SE VOCÊ TEM A DOENÇA DO MAU HUMOR

Você pode teimar que não, mas o mau humor pode se transformar em doença. A distimia faz com que a pessoa não veja mais graça em absolutamente nada. Os traços essenciais da doença são o estado depressivo leve e prolongado. Um dos coordenadores do livro "Distimia - Do Mau Humor ao Mal do Humor",  Antonio Egidio Nardi, esclarece algumas dúvidas frequentes sobre o assunto:

Como eu sei se sou distímico?

Não é um diagnóstico fácil e tem que ser feito por um médico. As pessoas costumam não perceber que tem a doença. Entendem que "são assim mesmo". Dificilmente procura tratamento por isso. Quando vai procurar ajuda é porque está com depressão ou tornou-se dependente químico para tentar livrar o mau humor, situações associadas à distimia.

Quais são os sintomas?

O mau humor é irritado, diferente do mau humor da depressão que é triste. A pessoa tem baixa auto estima. Não enxerga prazer em nada. É muito pessimista. O distímico tem poucos amigos. É alguém visto como isolado. Se há cronicidade, pelo menos, dois anos de uma situação constante de mau humor, pode ser distimia.

É bem parecido com depressão?

É parecido, mas não é igual. A depressão tem alteração de apetite, insônia e diminuição da libido, características não-verificadas na distimia. Mas o distímico, em algum momento da vida, viverá um quadro de depressão.

Tem tratamento?

Sim. O tratamento envolve antidepressivos e pode ser tratado com terapia. A mais adequada é terapia cognitiva comportamental.

Qual é a origem da distimia?

A hipótese da causa da distimia mais aceita é a hereditária. A distimia, assim como a depressão e o transtorno bipolar, são transtornos de humor com forte carga genética. Os genes talvez sejam responsáveis por uma disfunção no metabolismo de serotonina. Não é serotonina em excesso ou diminuída, é um funcionamento irregular de receptores de serotonina.

O LIVRO
Distimia - Do Mau humor ao Mal do Humor
- 3º Edição. Ricardo Alberto Moreno, Táki Athanássios Cordás
Artmed Editora. 118 págs. R$ 29 (preço médio) 

Imagem: por M.J.Ambriola

Compartilhe:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes