DEPRESSÃO PODE LEVAR À MORTE

A conduta suicida é uma tentativa desesperada de solucionar um problema. Saiba quando é necessário procurar ajuda especializada

Depressão é uma palavra frequentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem “para baixo” de vez em quando, ou de alto astral às vezes. Tais sentimentos são normais. Mas a depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença e como outra qualquer exige tratamento.

Existe tristeza em momentos por razões racionais, como por exemplo a perda de um parente, término de namoro, roubo, ou sofrer agressão física ou psicológica. Para diagnosticar depressão é extremamente necessário a ajuda do profissional desta área. “Porém chorar não quer dizer nada. A vida é cheia de alegrias e tristezas, são momentos que todos têm”, explica o psicólogo da secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa), Fernando José Barcelos.

Para Barcelos, todas as pessoas diagnosticam “depressão”, mas de uma forma errada. “Somente a partir de 15 dias de tristeza profunda pode-se começar a se preocupar com a situação ou o estado que se encontra”, orienta.

Em Laranjeiras do Sul, em média são atendidos 10 pacientes por dia pela Semusa para tratamento de depressão. Conforme o psicólogo, há 10 anos a maioria dos pacientes que sofriam com a doença eram adultos e idosos. Agora são jovens e até crianças. “70% dos casos atendidos são diagnosticados depressão. Isso demonstra a insatisfação dessa faixa etária em relação às condições que se encontram hoje em dia”, completou Fernando.

CAPS

Na cidade, não existe programa específico para atendimento à pessoas com depressão. Os pacientes são encaminhados através da Semusa e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizam tratamento de transtornos mentais, com médico clínico geral e psiquiatra, tratando dos casos leves até os mais profundos.
Na unidade do CAPS em Laranjeiras são atendidos 25 casos intensivos, 50 semi e 90 não intensivos mensalmente. Esse último se encaixa nos casos de depressão, os demais são de saúde mental. O tratamento inclui oficinas terapêuticas todas as terças e quintas-feiras à tarde. “O paciente faz a consulta com um médico clínico geral e o caso é encaminhado para psicólogo ou se for o caso a um psiquiatra”, explica a assistente social do CAPS, Carmelina Chaves.

SINTOMAS

Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjoos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais: perda de energia ou do interesse, humor deprimido, dificuldade de concentração, alterações do apetite e do sono, dificuldade em realizar atividades físicas e mentais, sentimento de fracasso. Para o psicólogo Fernando José Barcelos, a falta de ânimo, dificuldade de relacionamento com as pessoas e no trabalho, em casa e até nos relacionamentos pessoais são os mais graves.

SUICÍDIO

A conduta suicida, na verdade, é uma tentativa desesperada de solucionar um problema, embora seja uma alternativa inadequada. Em geral, a conduta suicida está presente nas pessoas que padecem de depressão, alcoólicos ou dependentes químicos e se agrava se houver sintomas psicóticos. “As tentativas de suicídios são na maioria das vezes com coquetel de remédios, venenos como agrotóxicos e veneno de rato como solução dos seus problemas”, explica o psicólogo Fernando.
Segundo o Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava, só neste ano foram atendidos 16 casos de suicídios na região. Destes, uma vítima em Guarapuava foi por PAF (acidente com arma de fogo), 10 casos de enforcamento e cinco casos de envenenamento. Laranjeiras teve quatro casos de suicídio neste ano, sendo o último na terça-feira, dia 21 de junho. Um morador de Rio da Barra, em Marquinho foi achado pela sua esposa espumando na cozinha de sua casa. A esposa conta que ele já havia sido internado em Guarapuava para tratamento de depressão, porém ao voltar para casa se envenenou. Everson Schotten foi encontrado por volta das 7h30 da manhã e morreu às 8h35 no hospital São José em Laranjeiras.

Dicas para prevenir a depressão:

1.Mantenha uma qualidade de vida saudável. Coma bem, faça exercícios diários e durma a quantidade certa de horas por dia (mínimo de 8 horas).

2.Evite ficar sozinho. Saia com os amigos e divirta-se. Este é um modo de não se isolar do mundo. Viva a vida intensamente.

3.Procure ficar ao lado das pessoas que gostam de você. Compartilhe com elas seus sentimentos, desafios e expectativas. Ter uma parceria com cumplicidade é a melhor forma de ficar bem com o mundo.

4.Se começar a sofrer de ataques de pânico não hesite: procure ajuda médica especializada. Talvez este já seja um dos sintomas da depressão.

5.Invista em seus hobbies. Pintar, costurar, pescar, enfim, faça o que você gosta e relaxe.

6.Tente não fumar. Além de fazer mal aos pulmões, a nicotina promove mudanças de humor. Isto pode gerar ansiedade e futuramente pode levar à depressão. 

Compartilhe:

17 comentários :

  1. Anônimo27/7/11

    me realizei aos 42 sendo mae, estou muito triste e deprimida,so n vou sumir porque minha filha e tudo na minha vida,nao consigo ser feliz uma tristeza tomou conta de mim,as vezes quero morrer,minha filha me salva todos os diasnao quero deixa~la mais ao mesmo tempo ach q estou perdendo as forças......................

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18/11/11

    NAO AGUENTO MAIS, MINHA FAMILIA ME TRATA MAL,MEU MARIDO NAO ME DEIXA SER FELIZ,POIS ELE SO SE SENTE BEM ME ENFRAQUECENDO,PERDI TODA VONTADE DE VIVER, TUDO QUE FAZ NA CASA PENSA QUE E DEMAIS, ESSA CASA NAO ME IMPORTA MAIS, GOSTARIA QUE DEUS ME PERDOASSE SE CASO EU TIRAR MINHA VIDA E ME ACOLHESSE NO LAR DELE QUE E CHEIO DE FLORES COMO SEMPRE SONHEI, MAS NAO DEIXARAM EU SENTIR O PERFUME DAS FLORES,SINTO ME MAL,DESVALORIZADA,POR FAVOR DEUS TE AMO, ME PERDOE, MAS ESTOU SOFRENDO MUITO,QUERO MORRER,QUERO IR EMBORA DESSA VIDA,CUIDA DA MINHA NETINHA E DAS MINHAS FILHAS, TALVEZ NEM IRAO SOFRER ,POIS NEM EXISTO MESMO,SO PEDEM,COBRAM, NAO ME OUVEM, PRA QUE VIVER?PARA MIM E UM GRANDE FARDO,SINTO ME MUITO FRACA, NUMA BOLHA SEM AR,PAI ,ME PERDOE, NAO E COVARDIA ,E DOR,MAGOA, TRISTEZA, NAO QUERO QUE SOFRAM, MAS TALVEZ IRA ENTENDER COMO ME FERIRAME DESTRUIRAM UM SER HUMANO, PRINCIPALMENTE, A GANANCIA E O EGOISMO DO LUCIANO,ME LEVARAM A MORTE

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23/1/12

    Não tenho família já faz tempo, nunca encont6rei o que mais desejava, que era alguém para poder constituir uma família e q gostasse de verdade de mim. Tive cancer, me curei, mas sofro de uma depressão grave faz muitos anos. Me sinto muito, muito só e desamparada por tudo e por todos. Tenho amigos, mas não falo mais de minhas angústias a eles, pois só quem sabe o que é isso, sabe q chega uma hora q deixamos de falar, pois por mais q os amigos queiram ajudar, não existem palavras para q eles possam entender como eu me sinto.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo22/2/12

    A depressão me consome. Sou um depressivo a muitos anos, e embora faça uso de anti-depressivos, não consigo me libertar dela.
    Só quem tem depressão, sabe o quanto é angustiante.
    Melhoro um pouco quanto estou trabalhando. Naverdade o trabalho ocupa um pouco o espaço da depressão
    Acho que não resistirei a tants recaidas.
    Busco em Deus alivio para meu sofrimento
    Rezo sempre para todos que sofrem deste mal.
    Deus, tenha piedade de nós.

    ResponderExcluir
  5. walciony reis silva23/2/12

    é uma droga mesmo. o suicídio resolveria tudo de uma vez, mas infelizmente o eterno mito do paraíso e inferno reinam nas nossas mentes. ou seja, não pedimos pra nascer (nesse momento estou sentindo ódio de meus pais ridículos que fizeram um filho só pra satisfazer a porcaria da necessidade de sexo) e então estamos condenados eternamente a viver sem ter vontade nem condição para tal e ainda temos que viver com medo a vida inteira - tipo, cuidado senão vai para o inferno. as coisas mínimas que dão prazer são tiradas, isso quando não somos humilhados por sermos coisas que não queremos ser. sim, temos que continuar aqui e temos que ser do jeitinho que todo mundo quer senão vamos para o inferno. que lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walciony Reis Silva28/1/23

      Olá queridos amigos, eu sou o Walciony Reis Silva, o mesmo que escreveu esse comentário há mais de 10 anos atrás. Hoje é 28/01/2023. Antes de tudo quero dizer que me arrependo por tudo que eu disse. Mas gostaria de dizer mais. A vida é um milagre, um presente sem preço. E nenhum de nós que viemos a esse site queremos de fato morrer, só queremos que nossa vida seja diferente. Vejam quantos anos se passaram (mais de 10) e eu, que pensei que não haveria outro “jeito”, como tantos outros aqui, estou vivo. E percebi que há mais “jeitos” do que se possa imaginar. Nossa mente não vê uma solução, em momentos de desespero, nossos amigos não vêem... Mas Deus vê todos os jeitos que podem ser dados em nossa vida. E eles sempre são muito diferentes do que imaginamos. O que imaginamos está sempre preso ao que vivemos no passado, ao que passamos por nossas vidas, ao que sofremos, e só enxergamos esse tipo de coisa quando procuramos, em pensamentos, por uma solução. Mas Deus tem tantas formas de nos curar... Muitas. Mas cuidado! Não dêem ouvidos aos que as pessoas falam “em nome de Deus”. A Bíblia, somente ela é o que Deus diz. Procurem a verdade lá, principalmente, em tudo que Jesus disse. No livro de João, capítulo 12, os versículos 27 a 30 mostram que as ovelhas de Jesus Cristo nunca hão de perecer, ninguém as arrebatará das mãos Dele. Ainda há em outra passagem bíblica a promessa de que Deus limpará de nossos olhos toda a lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor. Você pode se perguntar por que Deus não limpa sua lágrima agora. Precisamos autorizar, consentir primeiramente. E isso tem preço? Bem, a vontade de Deus (que temos que seguir) é boa, agradável e perfeita (Romanos capítulo 12, versículo 2). A vontade de Deus! E não de alguém que diz ser enviado por Ele, cuidado com isso. Mais uma coisa sobre o “preço”. Jesus nos chama de amigos ao invés de servos em João capítulo 15, versículo 15. Amigos! Ele nos chama de amigos! Porque tudo que Ele fez por nós, Ele explicou. Ele é amigo! Podemos ir direto a ele. Vá até Ele, suas lágrimas podem ser enxugadas na hora. Já vi muitas pessoas libertas de uma hora para outra. Já no que diz respeito a mim, eu sofri muito pensando que fulano trazia uma mensagem de Deus para lá no futuro dizer que não tinha sido aquilo. Percebem como isso é conflitante e agonizante para nós que estamos fragilizados? A Bíblia, somente ela fala o que Deus “disse” e o que Ele “quer”. Pequei quando escrevi esse comentário acima. Pequei contra Deus e contra Seus filhos e orei e pedi perdão. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” como diz em 1º João capítulo 1, versículo 9. Procure na Bíblia as suas respostas, mas sempre orando antes, pedindo que Jesus lhe ensine no coração.

      Excluir
  6. Anônimo7/12/12

    TAMBEM SINTO VONTADE DE MORRER,NADA QUE FAÇO SÁ CERTO,ME CONSIDERO UM INÚTIL.ESTOU ARRASADO POR DENTRO,TENHO VONTADE DE ME SUICIDAR E ACHO QUE NÃO VAI DEMORAR MUITO.

    ResponderExcluir
  7. marcos 17 anos29/7/13

    Quero me matar faz tempo, mas até pra isso eu não sírvo :-(

    ResponderExcluir
  8. Anônimo16/1/14

    So quero q deus me leve pq nada maíz faz sentido...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo30/3/14

    A depressão machuca demais e as pessoas por mais que digam que entendem, não conseguem; não as culpo por isso, mas elas querem que eu faça uma mágica e saia disso; se eu soubesse como me livrar desse mal eu já teria feito. Penso no suícidio; mas temo á Deus, pois ele me deu á vida. Não sei como tem pessoas que dizem que isso é frescura. Cada dia eu me sinto como se tivesse matando um leão por dia. Sinto muito por mim e pelas pessoas que sofrem desse mal. Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/4/14

    Só penso em morrer sinto que já não faço parte deste mundo,nada,nada convém a mim mesma,um vazio imenso,as pessoas as vejo como a maioria estranhos,hábitos estranhos enfim não me encaixo a nada,a pressão do mundo
    me diminui é muito vazio quero morrer,mas uma hora isso poderá acontecer lamento por mim mesma

    ResponderExcluir
  11. Anônimo22/5/14

    Eu terminei com o meu namorado, ele era a minha vida, nós nos amavamos tanto, ele me salvou de uma outra depresão, e agora que ele terminou, meu mindo acabou, nada mas faz sentido, me lembro dele o tempo todo... parece coisa de minininha, mas não, ele é o meu tudo, nos prometemos tanta coisa um por outro, e de repente acabou... eu não o quanto mais vou aquentar, não consigo mais viver, esta tudo errado. Eu quero morrer, não há outra solução, eu amo ele e so quero ele, fico triste pela minha famìli, que também amo muito. Mas eu estou morrendo aos poucos, não quanto eu vou aguentar mais...

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10/6/14

    Tudo isso é muito díficil pq só buscamos ser felizes, mas o que é felicidade? eu fico muito triste em ler esses depoimentos pq me faz perceber que esse não é o melhor caminho, se estamos aqui com certeza é para um próposito, pq nao tentamos fazer alguém feliz. elogiamos e cuidamos de quem não consegue cuidar de si.talvez seja algo bom que gere algo bom :) minha vida tbm não é nda fácil eu tenho uma doença que não tem cura onde pode surgir varias complicações e tenho que tomar injenções para sempre e se n fosse melhor n estava funcionando =/ mas n vou desistir e olha que minha mae tah mais doente que eu precisando de transplante =/ mas creio que tudo dará certo e que sim meu sonho q escolheria era a saude da minha mãe =) e vou me cuidar pra ajudar ela e a todos que precisarem até conversar ;)

    ResponderExcluir
  13. Anônimo29/12/14

    Queria muito ser feliz...tudo que fiz até hoje, até as piores besteiras da minha vida foi pensando em ser feliz. Quando era criança não entendia minha mãe dizendo: Eu só quero ser feliz! Muitas vezes quando bebia e falava do quanto sofreu na vida. Hoje faço besteiras, como tentar curtir a vida, namorar, sei lá, fazer muitas coisas como se amanhã fosse o ultimo dia da minha vida, tentando buscar a felicidade que minha mãe não conseguiu, só que eu não consigo.
    Desde minha adolescência descobri minha homossexualidade. Hoje, nem tanto, mas isso sempre foi um grande fardo é fruto de minhas tristezas. Por causa disso, já tive o grande constrangimento de minha namorada me descobrir gay, penso nisso até hoje, foi horrível, dentre outras coisas. Acredito que a homossexualidade foi o maior acontecimento que levou à minha tristrza e infelicidade. Durante esse tempo, hoje com 22 anos, aprendi a conviver com muitas coisas. Mas ainda não gosto de mim, do jeito de ser, me acho um pateta feio no meio de todos. Não sei conquistar pessoas ou amizades, falar em grupo, sou péssimo, pra mim as pessoas têm que me aceitar, se uma delas não for com minha cara, meu mundo cai no chão. Já passei por várias situações de ñ aceitação, de pessoas no grupo que não me dão atenção. Creio que seja pela minha aparência ou minha cara de bobo sei lá o que. Há alguns anos me encontrei e me sentir menos triste na musculação, toda vez que saio da academia com diferenças no meu corpo me sinto melhor até mais comunicativo, mas quando estou sem ela, é uma tristeza imensa. Pra mim o esporte ajuda, mas quando ñ se pode treinar, te destrói. Odeio verão pessoas de férias, lindas, corpos sarados. E eu tendo que trabalhar na praia no sol quente, magricelo, feio, queimado do sol é uma obrigação porque eu me formei, e até hoje não encontrei nenhum emprego na minha área, por último sem academia. Igual triste, infeliz como sempre fui. Tenho vontade de me trancar no quarto, me enforcar, desaparecer, sumir. ..

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/3/15

    oi meu nome e vanderléia e eu tive depressão e todos os dias eu fico pensando o por eu cortei meus pusos !!!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Quando meu pai morreu, comecei a trilhar o caminho da depressão... Na rua ia bem, no trabalho tudo tranquilo...mas quando eu chegava em casa vinha aquela tristeza pesada, que doía até a minha alma...Certo dia descobri que o meu mal estava atingindo a minha mãe e a minha irmã. Elas estavam preocupadas com minha tristeza e já tinham que aguentar o fardo da perda de meu pai. Eu vi que realmente não estava bem, e estava causando mal a elas devido a preocupação. Então busquei forças em Deus, pedi a ele que me ajudasse, pedi perdão ao meu pai e decidi que daquele dia em diante não pensaria mais nele com tanta intensidade, pelo menos não naquele momento pois eu estava morrendo com ele a cada dia. Pensar em alguém que muito amamos é ótimo, sinal que tivemos bons momentos, sentir saudades de quem partiu é triste, mas fica claro que esta pessoa foi importante e deixou ótimas recordações...No entanto deixar-se consumir pela tristeza não trará nada de bom, não acrescentará nada de bom a nossa vida. Sei que não é fácil, mas a partir do momento em que decidimos agir de forma diferente(mesmo sem ter forças para iniciar) as coisas começam a acontecer. PODE DOER, VAI DOER, VAI DOER MUITO NO PRIMEIRO, mas se apegue na mínima diferença que você notar e siga neste caminho. Foi o que eu fiz...todos os dias acreditava que seria diferente , mesmo não sendo, e quando dei por mim as coisas estavam realmente diferentes. Ainda choro de saudades e acho que sempre chorarei. Ainda penso que a qualquer momento ele chegará, ainda penso que tudo não passa de um sonho, mas hoje tenho uma saudade diferente, uma saudade de quem viveu bons momentos e agradeço a Deus por cada segundo que vivi com meu pai. E agradeço por que a dor não me corroeu, agradeço por que as coisas mudaram, agradeço por que Ele me tirou da entrada do fundo do poço, agradeço por que meu pai se foi mas tenho uma família que se preocupa comigo e me ama. Não seria bom que eles me perdessem mesmo em vida. Sei que não é nada fácil, e o que vale para um nem sempre valerá para outros, mas de uma coisa tenho certeza: EXISTEM MUITAS PESSOAS QUE NOS AMAM. NÃO ESTAMOS SOZINHOS, NÃO CAÍMOS AQUI POR ACASO DE PARAQUEDAS, NÃO SOMOS FRUTOS DO ACASO...E O MELHOR DE TUDO, DEUS NOS AMA MUITO E SEMPRE AMARÁ. DESEJO QUE O MELHOR QUE EU ALCANCEI SEJA ENCONTRADO POR TODOS VOCÊS .

    ResponderExcluir
  16. Ultimamente tudo fica cada vez pior e não importa o que eu faça, o que eu beba ou use, nada me faz sentir bem. Tenho depressão desde os 11 anos e hoje tenho 20, prestes a fazer 21. Mas tudo parece tão pior.
    Não tem um dia que eu não acorde chorando, muitas vezes implorando em oração para Deus me levar daqui.
    Eu não consigo sequer sair de casa, entro em desespero quando penso que preciso sair, larguei meu emprego pois não consigo mais trabalhar. É estranho o fato de nenhum remédio funcionar, o que sinto é que nunca vou conseguir ser feliz, pois eu tento a quase 10 anos e não consigo. Eu não tenho familia, só minha mãe mas ela diz coisas ruins pra mim todo dia mesmo sabendo como estou. Bom, talvez ela não se importe, mas não posso culpa-la, pois tambem nao me importo mais. Eu tambem nao tenho amigos ou colegas, literalmente... nenhum.
    Não há um alguem com quem eu possa conversar, ninguem parece entender ou se importar.
    Reconheço que eu tenho muitas habilidades e inteligencia em varios sentidos, mas do que adianta? não há ninguem pra mostrar.. e eu nao tenho mais animo para começar nada nem fazer nada.
    Os meus dias são sempre os mesmos, tão angustiantes...
    Eu apenas, cansei de tentar...
    Peço a Deus que me ajude a sair disso ou me leve daqui, eu não aguento mais, acho que cheguei no máximo que consegui.

    Se você se sente assim tambem,
    eu sei como é e te entendo.
    Espero que você consiga encontrar um caminho melhor.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes