DEPRESSÃO FEMININA: ENTENDA AS RAZÕES

Desânimo nas atividades do dia a dia, alterações do padrão de sono e do apetite e falta de libido. Esses são apenas alguns dos sintomas que caracterizam um quadro clínico de depressão. Só para você ter uma ideia da gravidade desse transtorno mental, a depressão deverá ser a segunda doença mais comum no mundo no ano de 2020, superada apenas pelas doenças cardíacas.
 
Ainda por cima, é tratada muitas vezes como "frescura" pelas pessoas que classificam a depressão como falta de vontade ou disposição e até de franqueza de caráter. Isso só prejudica o diagnóstico do transtorno e, consequentemente, seu tratamento. Além do mais, são as mulheres as mais suscetíveis ao apresentar o problema.

Conversamos com o Dr. Alexandre Faisal, ginecologista-obstetra, com formação Psicossomática, e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), para sanar as principais dúvidas e preconceitos que cercam esse transtorno mental.

Podemos dizer que é a depressão é uma doença moderna?

Nós utilizamos o termo "transtornos mentais" que é mais amplo e engloba vários problemas psiquiátricos e psicológicos. Eles afetam 25% da população em alguma fase da vida, sendo a depressão um dos transtornos mentais mais comuns. Imagina-se que a depressão deverá ser, no mundo, a segunda doença mais comum no ano de 2020, sendo superada apenas pelas doenças cardíacas.

Que sinais atestam um quadro clínico de depressão?

Existem critérios para definir a doença depressão, que é diferente de, por exemplo, um dia estar se sentindo triste, coisa que acontece com qualquer pessoa em algum momento da vida. Os principais sintomas para depressão maior, ou seja, a depressão na forma mais intensa e grave são: perda de prazer em atividades anteriormente prazerosas e humor deprimido. Outros sintomas devem estar presentes também: ansiedade, alterações do padrão do sono e do apetite, falta de libido, cansaço, falta concentração, pensar em se machucar, se desvalorizar etc. Os sintomas devem ter duração de pelo menos 15 dias.

As mulheres são mais sujeitas à doença?

Sem dúvida. As mulheres são mais susceptíveis de apresentarem o problema. Saiu o resultado de um grande estudo internacional do qual o Brasil fez parte e lá fica claro que a prevalência da doença ao longo da vida é o dobro para as mulheres. E isso significa que até 20%, 25% das mulheres enfrentarão o problema alguma vez na vida.

Por que a mulher correm mais risco?

O maior risco de sintomas depressivos no sexo feminino, já a partir da adolescência, é um fenômeno bastante conhecido. E a explicação não está no fato de que a depressão é mais diagnosticada em mulheres porque elas procuram mais os serviços de saúde. Talvez, a explicação esteja mesmo nas questões socioculturais, no modo como a mulher enfrenta as experiências adversas da vida, aqueles traumas que acontecem. No geral, aspectos psicológicos e biológicos se mesclam para explicar a depressão feminina.

Muitas pessoas encaram como frescura. Por que o preconceito?

Infelizmente, sim. De fato, muitas pessoas são preconceituosas com os problemas dos transtornos do humor, da depressão e consideram muitas vezes uma questão de falta de vontade ou disposição, fraqueza de caráter. Isso não é verdade e só prejudica o início do tratamento.

Ao perceber os sintomas, que profissional deve-se procurar e em quanto tempo?

O mais breve possível. Às vezes, é alguém próximo da mulher que percebe o problema e sugere acompanhamento médico ou psicológico. A mulher pode procurar um clínico, o ginecologista ou ir direto para o psiquiatra. O importante é que ela tenha espaço e liberdade para falar do seu problema e, dependendo do caso, ser tratada por um ou por outro profissional. Isso sem contar a possibilidade dela fazer sua terapia psicológica até mesmo independentemente da depressão.

Quais os tratamentos mais adequados?

Os antidepressivos são drogas bastante seguras e que, cada vez mais, têm menos efeitos colaterais. Existem diferentes tipos de medicações que devem ser indicados caso a caso. Mas atenção: nada de automedicação e de interrupção do tratamento.

Pode tomar medicamento para combater a depressão durante a gravidez?

Este assunto é muito controverso. Mas podemos dizer que se trata de uma balança. De um lado está o risco que a depressão acarreta para a gestante, do tipo parto prematuro, do bebê nascer com baixo peso, da gestante não dar conta do recado que é a maternidade, como um todo. Do outro lado, os riscos potenciais para o bebê, principalmente, das malformações fetais. Felizmente, tudo indica que os riscos são pequenos e estão mais associados ao uso destas medicações no início da gravidez. É preciso pensar e discutir calmamente com o obstetra.

A rede pública de saúde dispõe de programas específicos para a depressão?

Existem programas específicos e muitas UBS (Unidades Básica de Saúde) podem oferecer o tratamento inicial ou encaminhar a mulher para estes núcleos de atendimento especializado. O problema é que a depressão e outros transtornos mentais são muito comuns e a demanda é muito grande. Como existe uma escassez de profissionais e serviços especializados, acontece de muitas mulheres (e homens também) ficarem sem atendimento adequado.

Quais as alternativas para a pessoa que tem pensamentos depressivos?

Acho que o mais importante inicialmente é fazer o diagnóstico. Saber se é depressão e como isso interfere na vida da pessoa. Escutar a opinião do médico, psiquiatra ou não, antes de qualquer coisa. A partir daí optar pelo tratamento medicamentoso e/ou terapia. Em geral, os melhores resultados associam remédios e terapia psicológica. Outras modalidades de terapia como relaxamento, Yoga, entre outros, podem ser empregadas complementarmente, mas não substituem os tratamentos convencionais, que, em geral, funcionam.

Compartilhe:

4 comentários :

  1. Anônimo11/11/11

    Eu sou uma menina de apenas 17 anos e eu tenho todos os sintomas de depressão e só penso em me matar a minha vida não tem sentido nenhum e quando estou no meio de várias pessoas conversando eu sinto como se eu não estivesse ali e as vezes eu sinto um vazio tão grande dentro de mim me sinto perdida como tipo(o que que eu estou fazendo aqui)isso já aconteceu várias vezes comigo e eu fico me perguntando para que eu vim ao mundo para sofrer (já chorei demais não aguento mais meu Deus me ajuda por favor tô cansada de tudo e de todos me ajudem.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/12/11

    quero morrer
    meu e-mail e tecaerg@hotmail.com

    todos me derão as costas
    todos são falços dissimulados comigo
    meu filho meu marido minha nora

    falão de mim pelas costas
    me faz injuria
    meu marido diz que e gay
    para mim
    mas diante dos outros
    diz que e mentira
    e que eu sou louca
    ele não acredita em nada e com isso
    pode fazer o que quer e nada aconetec com ele
    nada, ele faz de todos os maus tratos comigo
    e ninguem acredita em mim
    nem emu filho
    eu ja perdi a força de lutar e de viver

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/12/11

    quero morrer
    me ajude

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17/8/12

    que desgraça de site é esse, cadê a merda do texto... vá pro inferno...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes