RELAÇÃO ENTRE RAIVA E A DEPRESSÃO

Pacientes deprimidos podem processar sentimentos de ódio de forma diferente

Os resultados mostram que pessoas deprimidas têm anormalidades no chamado "circuito do ódio" no cérebro. Normalmente, a atividade cerebral está em funcionamento nas três regiões do circuito, mas em pacientes deprimidos, a atividade nessas regiões fica fora de sincronia, segundo o pesquisador Jianfeng Feng, da University of Warwick, no Reino Unido.

Estes níveis de atividade diferem no que os investigadores chamam de "desacoplamento" do circuito, o que pode explicar o sentimento de auto-desprezo das pessoas deprimidas. Elas não conseguem lidar adequadamente com os sentimentos e, consequentemente, desenvolvem raiva de si mesmas e se retiram de situações sociais, explicam os pesquisadores.

No entanto, é necessário que ainda sejam feitas muitas pesquisas para mostrar conclusivamente que pacientes deprimidos, de fato, tenham problemas com o controle dos sentimentos de ódio, ligados a este circuito cerebral. Os pacientes do estudo não estavam fazendo nada em particular enquanto tiveram seus cérebros escaneados, por isso é impossível saber quais eram seus sentimentos na época. Além disso, não está claro se as anormalidades cerebrais são uma causa ou uma conseqüência da depressão, disse Feng ao MyHealthNewsDaily.

Imagens do cérebro

Imagem mostra estrutura do cérebro
No estudo, os pesquisadores analisaram os cérebros de 39 pacientes deprimidos e 37 pessoas saudáveis usando ressonância magnética funcional (fRMI). Os pesquisadores usaram os exames para criar mapas de redes no cérebro.

Eles descobriram que o “circuito do ódio”, que consiste no giro frontal superior, ínsula e putâmen do cérebro, foi dissociado em pacientes deprimidos.
“O método utilizado neste estudo para analisar o cérebro é animador”, disse Angela Laird, professora associada de radiologia da University of Texas Health Science Center, em San Antonio. Os pesquisadores estavam tentando olhar para a chamada "conectividade funcional" do cérebro, isto é, as interações entre as regiões cerebrais durante o curso de uma determinada tarefa, ou em repouso, segundo Laird. Este método permite que os pesquisadores examinem cerca de 100 regiões do cérebro, em vez de apenas oito ou dez regiões que antogamente eram possíveis de ser examinadas.

Críticas

No entanto, segundo Laird, ela está "menos entusiasmada" com as conclusões dos pesquisadores provenientes sua descoberta. "Eles fizeram uma ligação muito direta" entre os padrões de atividade cerebral que viram e sua conclusão de que o "circuito do ódio" é desacoplado.

O circuito do ódio, que foi identificado em 2008 por Semir Zeki, da University College London, está associado a outras tarefas, para Laird. Na verdade, acredita-se que duas das regiões do cérebro no "circuito do ódio" também estão relacionadas a sentimentos de amor.

Laird afirmou que vê problemas com a prática da rotulagem de um conjunto de regiões do cérebro como um circuito específico, como o "circuito do ódio."

Segundo ela, esta prática "tenta reduzir e simplificar funções muito complexas associadas a um conjunto de regiões ainda mais complexas do cérebro a meia dúzia de palavras”.

Embora as novas tecnologias tenham avançado na nossa forma de analisar o cérebro, os nossos métodos para interpretar os resultados do estudo não alcançaram o mesmo nível, disse Laird.

No próximo estudo, os pesquisadores disseram que pretendem não mostrar imagens de objetos ou pessoas que os pacientes deprimidos não gostam enquanto seus cérebros são escaneados, disse Feng.

O estudo foi publicado no dia 4 de outubro na revista Molecular Psychiatry. Leia no original.

Compartilhe:

19 comentários :

  1. Anônimo27/10/11

    ola! mim chamo:Paola tenho (26anos) sou do Recife PE...estou com "depressão profunda" a 4 meses...mim sinto sufocada um peso na vida das pessoas...sentimento de culpa imensa... estou planejando a segunda tentativa de "suicidio“ pq estou cansada de ser um peso na vida das pessoas...
    a minha dor hoje é tão intensa,que acho, que a alegria é uma doença E a tristeza é minha única saúde”....
    ass.Paola.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/11/11

    Paola a vida e tal bela. 26 anos e tão pouco daqui amais 20 voce percebe isso; então viva intençamente ,vc não e um peso vc e uma dadíva de Deus pro seus pais eles tiamam e sofre quondo pensa nessa besteira de morrer ;voce e um ser unico no univerço então seja feliz e tudo que Deus espera de vc ,espero que viva 100 anos beijossssss ass. mapa

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/11/11

    olá quero morrer mas não tenho coragem de me matar. Nem mesmo posso, pois ajudo uma ex namorada com uma mesada. E minha família ficaria muito triste, e mesmo essa ex namorada já teve um primo que se suicidou, um primo que ela amava muito. Então quero aprender a ser forte, mas como?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14/11/11

    Sofro de depressão há 5 anos, ao longo desses anos notei que ela vem se aprofundando, principalmente após a morte de minha mãe há dois anos, não culpo ninguém por isso nem mesmo a mim, vejo isso como uma fase de minha vida e tento tirar algum aprendizado disso, pois tenho a certeza que no futuro isso irá me ajudar. É tanto que tenho 21 anos e uma maturidade de alguém com seus 40 ( é o que dizem as pessoas a meu redor). Já pensei em suícidio, penso nisso direto, mas sempre chego a conclusão de que isso não vai me levar a nada, ao contrário, irá me impedir de algum dia eu descobrir o que é voltar a viver sem depressão e a alegria nisso. Com essa depressão me veio compulsão alimentar, engordei 17 quilos, sinto vergonha de sair de casa, mas ao ficar em casa, claro tenho momentos de pavor e desespero, mas tento refletir sobre mim, tudo e todos que estão ao meu redor, isso vem abrindo minha mente de uma maneira extraordinária. Estou atualmente em tratamento psiquiatrico, matriculado em academia de ginastica (consigo ir 2x na semana, o que já é um ótimo progresso) e não sei como mas não estudo pra faculdade, compareço algumas vezes as aulas e consigo notas excelentes, e contabilidade numa universidade federal, não sei como é isso, talvez por que minha mente consiga (através dessas reflexões) perceber tudo ao redor e entender tudo. O melhor tratamento após esses anos todos de depressão é o acompanhamento de um bom psiquiatra, psicólogo, nutricionista, atividade fisica e apoio dos amigos e familiares. O tratamento é sem dúvida alguma oneroso, mas convensa seus familiares e a si mesmo que dinheiro você tem a vida inteira pra ganhar mas sua vida e sua felicidade essas são únicas! Tenho fé, muita fé, em Deus e em mim que um dia sairei disso e que quem ler isso possa sentir o que sinto

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17/11/11

    sinto muita vontade de morrer,sinto uma coisa muito ruim que nunca senti antes.Sofro muito com amigas e meninos :S meus pais não,sempre fazem o melhor pra mim,eles são uns dos motivos para que eu não me mate,o outro é Deus.Creio que quando Jesus voltar ele vai ressucitar os que já se foram e se eu tiver me matado não vou ter a salvação.Isso é muito estranho,hoje passei o dia todo sorrindo,muito feliz,quando cheguei em casa comecei a sentir essa coisa denovo,é muito ruim e o pior é que não consigo falar isso pra ninguém,fica tudo preso awui dentro . Muito triste :'(
    Thayse :(

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/12/11

    A vontade de me matar veio crescendo com o tempo,de ano em ano essa vontade aumentava,hoje sinto que esse dia esta cada vez mais próximo,nao acho errado ou coisa do tipo, só preciso de um método indolor e tudo ficara resolvido.Tenho amigos,tenho família e tenho mtas responsabilidades das quais nao estou preparada,ainda nao achei solução melhor p/ acabar com a minha dor.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19/12/11

    É dificil... cada dia mais quando penso que terei um dia feliz, e minha vida vira um inferno! Que dá vontade de morrer! Não sei pq temos q sofrer tanto assim, a vida já é dura e nos prega peças todo dia... Não aguento, tenho uma raiva imensa! E fico me perguntando se Deus existe, pq ele não olha pra mim? Será que minha fé é pouca? Estou mto triste mesmo... Mas não vou morrer, sei que ainda tenho um final feliz, vou ter que ter esperanças...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo28/1/12

    vou me matar adeus

    ResponderExcluir
  9. Anônimo25/3/12

    so jesus me entende nen eu mesmo me compreedo se nao fosse minha fraca fe ja teria sucumbido graças a deus que deu seu filho por nos desculpen meu desabafo

    ResponderExcluir
  10. Irônia...

    As pessoas acaham que so pelo simples fato de vc ter us 2 bracos, 2 pernas ter saudade , ter sempre oq comer, vc tem obrigacao de ser feliz.. nao eh so pq vc tem saudade, oq comer que vc nao vai senti tristesa, sei la concordo com tds os comentarios q li.. pra mim, a vida eh apenas algo q existe pra deixar vc triste pelo simples fato de existe... eu tenho familia tenho amigos, saio,brinco,xoro, do risadas, mais ate hoje nnk tive um motivo forte pra dizer eu AMOO MINHA VIDA, eu so to nela pq nasci nao pq gosto, i axo q so nunk fiz uma besteira pq , deus i deu a vida i so ele pode tirar... mais um dia vo sai dela, tenho esperancas, muitas...!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/5/12

    Antes eu ia para igreja rezar,orar pra deus pra ver se tudo melhora.infelismente não foi o que aconteceu,quando eu começei a seguir deus minha vida piorou desde entao não acredito que ele existe ou se ele existe simplesmente me odeia,me usa como um boneco só pra passar o tempo me vendo sofrendo...

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/9/12

    fui procurar ajuda na igreja sai de la pior sou agora muito mais infeliz agora eu acreditava em deus nao acredito mais .so falam em dinheiro ninguem ta nem ai pra voce voce indo la se torna uma fone de renda pra eles nao vejo saida se o meu fim aqui .

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6/9/12

    fui procurar ajuda na igreja sai de la pior sou agora muito mais infeliz agora eu acreditava em deus nao acredito mais .so falam em dinheiro ninguem ta nem ai pra voce voce indo la se torna uma fone de renda pra eles nao vejo saida se o meu fim aqui .

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/7/13

    Tenho 19 anos...
    Fui adotada e criada pelos meus tios elaine e moises..
    A mulher que deu a luz usava droga e o pai faleceu quando eu tinha 7 anos.. Tive o início da depressão.. Mais nunca ninguém se importou. Tenho uma vida ate que boa.. Sou simples mais vejo deus cmg.. Mais nao tenho auto estima auto confiança eu quero cura mais vejo a morte como uma saida eu fui abusada aos 6 anos.. E isso foi uma cadeia q me fez sofrer tb.. Sou noiva quero casar nesse ano.. Se alguém quiser me add no email pode me add lalinha_isa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Anônimo13/1/14

    Gostaria de lhes apresentar razões em defesa da vida; mas a vida está acima da razão e acima de nossa individualidade. O sofrimento nos deixa míopes e confere e assume muitas vezes a forma da razão. A dor é péssima conselheira. Digo isso, com consciência... Sei o que é dor; minha maior dor é culpa, já fiz os que mais amo sofrerem e mais de uma vez pensei em por fim a minha vida, como forma de me punir e, mais que do que isso, fugir à dor da culpa. Penso, contudo, sempre nos que ficam. A vida pode ser um fardo, amigos, mas como todo fardo torna-se mais leve se compartilhado. Sei que muitos de vocês estão passando por situações difíceis, mas nesse momento, em que se precisa tanto de ajuda, a melhor forma de recebê-la é ajudando. Busquem multiplicar o bem; vivam um pouco também nos próximos, assim a sombra da morte, tão individualmente presente em nós, tende a se dissipar. Eu tenho culpa, ele me estrangula, tira o meu sono... Mas se tenho é por haver algo de humano em mim que quero cultivar, quero que viva... Por mais reles que eu seja, essa é parte em mim que presta e isso me mantém vivo. Desejo o melhor, honestamente, a vocês.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo15/4/14

    Eu me odeio tanto q tenho vontade de me mata.a tortura psicológica q me fez sentir tanto odeio q não consigo controlar meu corpo se retoce todo pra não bater ater a morte

    ResponderExcluir
  17. Anônimo28/5/14

    Eu estou passando por momentos que eu nunka esperei ki fosse acontecer cheguei ao ponto de odiar todos ao meu redor, minha história é muito grande, vou resumir em pequenas parte. Minha mãe me odeia isso eu tenho certeza, tenho 17 anos vivo com os meus pais, aguentando humilhação, todp dia eu ouço da boca da minha ela me chamando de [...] vagabunda, só palavrão horrendo, ñ entendo pq ela me odeia, axo ki por eu ter nascido isso já foi o motivo, Só sei ki já tentei me matar hje estou no meu quarto pesquisando frases morte, lendo casos, depoimentos de pessoas que se suicidaram. Minha vontade é de tomar chumbinho mais tenho medo de sobreviver, então resolvir enfiar um faca bem no meu coração pra não ter risco de eu sobreviver, estou esperando o momento certo..

    ResponderExcluir
  18. Anônimo12/10/16

    Sinto raiva de mim...Me sinto uma pessoa que só pelo fato de existir faz mal aos outros,sinto que se eu não estivesse aqui as pessoas seriam mais felizes pois não teriam de reclamar dos meus erros e não teriam de se dar ao trabalho de tentar me ajudar.
    Sei que sou um peso,que não sou tão bonita e que não mereço a atenção daqueles que estão ao meu redor.
    E as coisas tem piorado muito aqui dentro,por fora as coisas tem sido boas,mas isso só me da mais um motivo pra me culpar e me sentir um lixo,pois de certa forma tenho tudo mas preferiria não ter nada,preferiria a MORTE ou nem ter nascido....

    ResponderExcluir
  19. Anônimo11/12/16

    Tenho raiva do mundo....odeio os seres humanos q a maioria das vezez não são tão humanos assim....descobri se tu fala a verdade e o que pensa tu é a louca a errada....gente falsa hipócrita...falar na nossa cara ngm quer....agora falar pelas costas como é fácil....assim como é facil botar filho no mundo pros outros criarem....pra jogar nas costas dos avós.....assim e simples ter uns 30 filhos e se dizer mãe ainda...sou criticada por falar o q penso mas não vou mudar....me obrigo a ficar trancada dentro de ksa pq se sair com minha filha em algum lugar lógico q ela não vai ficar sentada quieta pois é uma criança sadia e esperta....mas cansei de ouvir nossa como tua filha é agitada...Não para...vai derrubar a ksa...cansei de ouvir minha filha sendo usada como exemplo negativo!! Então fico sozinha com ela em ksa q não me estresso com ngm! E tdo isso tá me deixando maluca....Não tenho apoio de ngm....meu marido ignora a situação...Não tenho família pra me apoiar só pra me críticarem e não vejo mais alegria em nada....perdi o gosto pela vida....odeio o mundo!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes