EM SP, MAIORIA DOS IDOSOS TEM DEPRESSÃO

Um dado alarmante: 50% dos suicídios são cometidos por idosos

Um estudo realizado pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Psiquiatria da cidade de São Paulo apontou que 61% dos idosos que vão até a unidade em busca de tratamento apresentam quadros de transtorno de ansiedade e depressão. Segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (10), a maior parte dos casos é causada por sentimentos de solidão.

O estado de saúde pode ter diversas origens, dentre elas a morte do cônjuge, de amigos, familiares, do medo de morrer e de dificuldades financeiras.

Somente em agosto deste ano, 960 idosos foram atendidos na unidade, que fica no bairro da Vila Mariana, na Zona Sul da capital paulista. Segundo a Secretaria de Saúde, no ano passado, neste mesmo mês, o número foi de 917. O maior aumento, no entanto, pôde ser observado em relação a 2010, quando a unidade foi inaugurada: 124 atendimentos - oito vezes menos que este ano.

No ambulatório, os idosos em tratamento participam de atividades de terapia ocupacional, grupos de reabilitação cognitiva, grupos de contadores de histórias e atividades manuais. De acordo com a secretaria, também é realizado um trabalho específico com os cuidadores dos pacientes, que possuem um alto risco de apresentar os mesmos problemas no futuro.

De acordo com Gerardo Araújo, diretor do AME, esse tipo de depressão causa um impacto negativo na qualidade de vida dos idosos. Ele diz que esse quadro tem consequências diretas, inclusive, na saúde dos pacientes e, por isso, o trabalho possui grande importância.

A partir do Portal G1. Leia no original

Compartilhe:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes