A DEPRESSÃO TEM DENTES E SORRI

“Tristeza por favor vá embora, minha alma que chora.....”

***

Quando se fala em depressão a imagem é de alguma coisa cinzenta, opaca e completamente fechada. No entanto, a depressão é uma doença com várias características e sintomas. Podemos até dizer que quando a tristeza passa do limite possível para um ser humano, se transforma em depressão, e esse limite não é medido, uma vez que varia de pessoa para pessoa.

Cada ser humano tem uma história e suporte para lidar com tristezas, frustrações, mágoas e perdas. Cada ser humano tem uma reserva de força ao longo da vida, e ao esgotá-la, se renova ou se extingue, dependendo dos fatores que a envolvem. O interessante de observar é que pessoas que sorriem ou riem, sempre passam uma idéia que estão bem.

Pessoas piadistas, que gostam de fazer humor também transmitem socialmente a felicidade. No entanto, pode-se dizer que muitas vezes a depressão também se instala na vida dessas pessoas, pois como se sabe tem múltiplas facetas.

Confundir conceitos é muito comum em nossa sociedade, até pela própria riqueza de nosso vocabulário.

O português é composto de quase 500 mil palavras e em média 5 palavras para a mesma coisa. Como é de se esperar, feliz se confunde com alegre, que se confunde com satisfeito, que se confunde com agradável, que se confunde com confortável ,que se confunde com pleno e saciado. Nem sempre a ordem é essa. Nem sempre a sequência é assim, sendo interrompida em alguma fase desse conjunto de palavras.

Portanto, há depressivos que sorriem, riem e mesmo com depressão em algum grau conseguem “mostrar os dentes”, contrariando a imagem estipulada no imaginário coletivo. Para uma avaliação precisa é necessário se despir de preconceitos, que são conceitos estabelecidos para o diagnóstico eficaz. Fato é que a depressão não escolhe rosto, endereço ou sexo, podendo se instalar como mar revolto em dias de tempestade ofuscando o sol, tornando a vida da pessoa uma noite permanente. Mas que frente ao tratamento adequado a luz do final do túnel se aproxima clareando o caminho a ser percorrido e repondo o estoque findado de forças para continuar a trajetória a ser percorrida, que se chama vida!

Mariângela Salomão
A partir de Paraná Online. Leia no original

Compartilhe:

3 comentários :

  1. Anônimo10/11/12

    A verdade é que uma pessoa que acredita no sorriso de um depressivo pode ser por desconhecimento da verdade ou pura e simplesmente falta de interesse.Vamos cair na real,hoje em dia ninguém se preocupa com ninguém!A felicidade egoísta é a maior preocupação,aquelas coisas urgentes e rápidas para uma felicidade instantanea...Um depressivo não faz parte de uma busca por felicidade instantanea pois o problema dele se arrasta,as forças lhe faltam e ninguém tem tempo pra carregar alguém nas costas ou ajudá-lo a caminhar,mesmo que seja a seu lado.O mundo a cada dia fica mais patético,mais fútil e egoista...talvez o desejo de morrer exista para não ter que conviver com essa sujeira toda

    ResponderExcluir
  2. Anônimo30/11/12

    ta certinho...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16/12/12

    Nao vou mais me iludir com as pessoas...elas nao mudaram.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes