DEPRESSÃO É UM CONJUNTO DE SINTOMAS

Medicamento, psicoterapia e exercício ajudam no tratamento.
Entenda melhor a depressão pós-parto

O programa "Bem Estar", da Rede Globo, exibido dia 17/04/2015, falou sobre a depressão e os remédios que existem para trata-la. A doença é a que mais retira anos saudáveis de vida dos brasileiros. A depressão esconde a gente da vida, prejudica o trabalho, o relacionamento com a família e com pessoas que amamos. Participaram do programa o nosso consultor e psiquiatra Daniel Barros e a psicóloga Ana Merzel.

E como diferenciar depressão de tristeza e desânimo? Enquanto na tristeza há relação do estado mental com algo que aconteceu, na depressão a tristeza é difusa, não tem causa específica e está presente em diferentes situações e momentos da vida do doente. Mas a doença tem cura em 70% dos casos. Medicamentos, psicoterapia e atividade física fazem parte do tratamento.
A depressão é um conjunto de sintomas, explica Daniel Barros. A tristeza é só um deles. "Por isso, a depressão é uma síndrome". Ele também lembra que o estresse crônico pode levar a depressão.

Depressão pós-parto

Apesar do desejo de ser mãe, muitas mulheres não conseguem curtir esse período como gostariam por causa da depressão pós-parto. A doença atinge cerca de 10% das mulheres, tanto as que já têm a depressão quanto as que nunca tiveram. Em metade delas, os sintomas como tristeza, desânimo, pessimismo, falta de energia e choro fácil começam durante a gravidez, mas também podem acontecer até meses depois do parto.

Depois do nascimento, a depressão pós-parto dificulta os cuidados com o filho e prejudica até o aleitamento. É muito importante para a saúde da mãe do bebê reconhecer e tratar a doença.
Veja algumas dicas do doutor Daniel que podem ajudar: planeje a gravidez; faça um pré-natal com acompanhamento; pratique atividades físicas; tome cuidado com a alimentação e evite o aumento de peso; conte com o suporte familiar; e planeje o pós-parto durante a gestação.

Veja os vídeos do programa clicando aqui
A partir do G1. Leia no original
Imagem : Pexels

Compartilhe:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes