Em filme, Susan Sarandon reúne família para se despedir antes do suicídio assistiassistido

Apresento o que o cinema e o jornalismo têm a dizer sobre o tema suicídio assistido, através de duas obras recentes: o filme “A despedida”, cujo título original é “Blackbird”, e o livro “The inevitable” (“O inevitável”), ainda sem tradução para o português.

No cinema, disponível em streaming para ser saboreado em casa. Lily (Susan Sarandon) e Paul (Sam Neill) programam uma reunião de família inesquecível, mas não no sentido positivo do termo: naquele fim de semana, ela terá a oportunidade de se despedir dos entes queridos e cometerá suicídio assistido com a ajuda do marido, que é médico. Não há referências explícitas em relação à doença, mas Lily vem perdendo os movimentos e o prognóstico é de que, num curto prazo, seu estado se agrave e ela se torne totalmente dependente.

As duas filhas, Jennifer (Kate Winslet) e Anna (Mia Wasikowska), parecem concordar com a decisão da mãe, mas questões não resolvidas emergem durante aqueles dias carregados de emoção, mas também pontuados por risos e demonstrações de afeto. Numa participação pequena, mas expressiva, o episódio serve para que Jonathan (Anson Boon), o neto do casal, faça sua passagem para a vida adulta. Trata-se de uma refilmagem do longa dinamarquês “Coração mudo” e a provocação proposta pelo diretor Roger Michell, responsável por “Um lugar chamado Notting Hill”, se mantém: podemos decidir quando uma vida deve terminar? Temos o direito de ser senhores do próprio destino até o fim ?

A jornalista Katie Engelhart fez dezenas de entrevistas para escrever o recém-lançado “O inevitável”. O livro se concentra em seis pessoas: quatro delas que buscam uma forma “boa” de morrer e dois médicos que facilitam essa escolha – a diferença é que um realiza sua atividade legalmente e, o outro, não. Um dos argumentos mais utilizados pelos entrevistados é que a eutanásia de animais de estimação para que não sofram, que seria um ato de misericórdia, não tem seu equivalente para seres humanos.

Uma das histórias é a de Avril Henry, octogenária que consegue a droga numa loja de produtos veterinários no México. Em entrevista dada à NPR (National Public Radio), Katie afirmou que os dados disponíveis no estado do Oregon, o primeiro a permitir a eutanásia e o suicídio assistido, mostram que a maioria das decisões não está relacionada um quadro de dor excruciante: “as pessoas estão mais preocupadas em manter sua dignidade e autonomia no fim de suas vidas”.

Por Mariza Tavares
A partir do G1. Leia no original  :






Compartilhe:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes