Recentes :

'ANGÚSTIA': LIVRO DIZ QUE É PRECISO REINVENTAR A VIDA

O lançamento da Zahar, "Angústia", cutuca sem medo um sentimento que desde sempre acompanha o Homem, mas que encontra cada vez mais meios para se manifestar.

Escrito pela psicanalista e doutora em psicologia clínica, Sonia Leite, a obra busca traduzir o significado da experiência que inspira as mais diferentes interpretações no campo da filosofia, medicina e psicanálise.

A começar por uma questão importante. "A angústia é real", pontua a autora. "Além disso, a experiência da angústia aponta para o fato de que a vida precisa ser constantemente reinventada porque, de um modo ou de outro, somos sempre atravessados pelo imprevisível" descreve a psicanalista.

Em entrevista concedida ao site da editora do livro, a autora comenta que "ao fazer uma reflexão sobre o tema, ao longo da história, a proposta do livro foi destacar que a angústia é algo estrutural à experiência humana. Por isso a psicanálise indica que a angústia é aquilo que fundamenta o sujeito e possibilita o nascimento do desejo. Ou seja, para que uma pessoa faça suas próprias escolhas, descubra seus limites e o seu caminho na vida é inevitável o encontro com a angústia."

Com solidez nas referências bibliográficas e experiência na prática analítica, Sonia Leite sente-se à vontade na explicação sobre esse estado de sentimento, responsável por desestruturar muitas pessoas. Para tornar o conteúdo de fácil acesso, usa de exemplos das artes e literatura, que como Freud e Lacan afirmavam, sempre fizeram contribuições significantes para traduzir os sentimentos humanos.

"A angústia deve ser entendida como uma espécie de lugar onde se entrecruzam as linhas e as malhas de uma rede desejante. É preciso supor que a partir desse ponto obscuro tudo também se irradia, porque tudo aí sempre retorna. A angústia é, ao mesmo tempo, ponto de interrupção, ponto de sideração e ponto a partir do qual seguem os trilhos do desejo", encerra.


Ficha Técnica:
Coleção: Psicanálise Passo-a-Passo
Título: Angústia
Autor: Sonia Leite
Editora: Zahar
Edição: 1
Ano: 2011
Especificações: Brochura | 96 páginas
Compartilhe no Google Plus

Nota : João Casmurro

Volte sempre.
    Comente
    Comente no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.