IMPLANTE REALMENTE MELHORA A DEPRESSÃO ?


De acordo com Campos, os benefícios podem ser sentidos pelos pacientes entre três a sete meses após o implante e os sintomas melhoram em até 70%.

Nos EUA, um estudo observacional acompanhou por cinco anos 795 pacientes que sofriam com depressão resistente. Os participantes tinham o problema há pelo menos dois anos e falharam em quatro tratamentos ou mais. Os pesquisadores compararam os resultados de melhora clínica entre os pacientes que tiveram o nervo vago estimulado e os que não tiveram.

O grupo com estimulação elétrica do nervo apresentou melhora clínica dos sintomas 26,7% maior em comparação ao grupo que adotou o tratamento usual, e uma taxa de remissão dos sintomas 17,6% superior.

Para Campos, dispositivos semelhantes na neurocirurgia estão se tornando cada vez mais comuns e representam um avanço significativo na vida dos pacientes

Já existem técnicas semelhantes para tratar Parkinson, distúrbios de movimento, toque, agressividade e para inibir os sinais da dor. Esses métodos físicos mudaram a partir do entendimento de como funciona cada doença e os circuitos neuronais envolvidos, e quais sinapses devemos interferir para tratar as disfunções.Wuilker Knoner Campos, neurocirurgião

Por que é difícil tratar a depressão resistente?

Rodrigo Marques, psiquiatra, professor da UFPE, explica que a depressão refratária é caracterizada por um quadro que é mais difícil de tratar do que a maioria dos casos. "Apesar do crescente arsenal terapêutico para tratamento, alguns pacientes ainda irão persistir sintomáticos", diz.

Além das limitações clínicas, ainda há o problema do diagnóstico correto da doença e o preconceito relacionado ao tratamento da saúde mental.

"É preciso a verificação que de fato foram feitos tratamentos eficazes previamente. Outra questão importante é que muitas vezes a depressão não é considerada tão importante como deveria ser. Às vezes, os pacientes demoram muitos anos antes de procurar tratamento pelo estigma e por receio das medicações", diz a psiquiatra e professora Catarina de Moraes Braga, mestre em neuropsiquiatria e ciências do comportamento pela UFPE.

Publicado originalmente no UOL

Confira no original 

Compartilhe:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

 
Copyright © QUERO MORRER. . OddThemes