Recentes :

DEPRESSÃO E SUA RELAÇÃO COM AS DROGAS

Estudo sugere que o uso de drogas aumenta as chances de desenvolver transtornos psíquicos

Vários estudos têm associado os transtornos de humor à propensão ao uso de drogas. Uma pesquisa divulgada recentemente pela revista Neuron mostra que tanto a depressão como a dependência química desencadeiam alterações moleculares semelhantes no núcleo accumbens, uma estrutura do sistema de recompensa.

Cientistas da Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York, observaram que camundongos que receberam doses diárias de cocaína durante uma semana mostraram sintomas depressivos depois de ser submetidos a situações estressantes, como ficar em uma mesma gaiola com outro roedor mais agressivo, comportamento semelhante ao de ratos com dificuldades para interagir socialmente. Segundo os pesquisadores, as moléculas presentes no núcleo accumbens regulam a atividade de alguns genes e costumam ser encontradas em baixos níveis em camundongos com tendência à depressão e ao estresse – alterações que não devem ser entendidas como mero efeito do uso de drogas, mas como uma potencial causa de transtornos psíquicos.
A partir da revista Mente & Cérebro. Leia no original
Compartilhe no Google Plus

Nota : Editor

Volte sempre.
    Comente
    Comente no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Quero Morrer é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.